Na próxima edição, que deverá chegar aos leitores por volta do dia 12 de dezembro, a Revista ABCZ dará continuidade à sua nova editoria intitulada “Cadeia Produtiva”, em parceria com a empresa Bertin.
Dentro da proposta de mostrar que do boi se aproveita tudo, vamos publicar uma reportagem especial sobre como o sebo bovino é transformado em biodiesel. O processo de fabricação do biodiesel será demonstrado desde a graxaria do frigorífico Bertin até a usina da empresa BrasBiodiesel.
Para quem trabalha com pecuária e acompanhou todo o processo de perto como eu (Laura Pimenta) e o fotógrafo Maurício Farias, é gratificante ver como do boi é possível fazer até mesmo combustível, e melhor que isso: combustível biodegradável, ou seja, que não polui o meio ambiente. Quem sabe um dia o biodiesel esteja presente em 100% do combustível dos nossos veículos? Com certeza, o meio ambiente agradecerá e talvez a pecuária deixe de ser vista apenas como vilã.
É bom lembrar que por trás de uma reportagem, sempre há muito trabalho. Posso garantir que vida de repórter e fotógrafo não é fácil. Em um só dia, visitamos três empresas do grupo Bertin, em Lins/SP, onde conversamos com as pessoas encarregadas pela produção e fotografamos tudo o que víamos pela frente. Além do calor, e das longas caminhadas pelas plantas da Bertin, um dos momentos mais críticos da matéria foi a passagem pela graxaria do frigorífico. Quem conhece este setor sabe que o cheiro não é dos mais agradáveis. Mas toda experiência sempre vale a pena, pois aprendi muito sobre a produção da indústria frigorífica.
No mais, a passagem pelas empresas do grupo Bertin foi bastante produtiva. Fomos muito bem recebidos por todos os funcionários. Aproveito a oportunidade, para agradecer o apoio da assessora Suelen Assaiante, do pessoal do MKT Any Mertho e João Gandolfi e da gerente industrial Lidiane Surpilli.
Para matar um pouco da curiosidade, abaixo publico algumas fotos da visita às empresas do Bertin. Mas não percam a reportagem da edição 53 da Revista ABCZ!