sexta-feira, 18 de junho de 2010

Feira no Norte de Minas vai financiar touros para pequenos e médios produtores


Pequenos e médios criadores da região do Norte de Minas poderão adquirir na próxima semana animais de genética superior utilizando linhas de financiamento de bancos e cooperativas de crédito. A 4ª Feira do Pró-Genética, que irá comercializar touros registrados das raças zebuínas nelore, gir e guzerá (foto), está marcada para o dia 26 de junho, no Parque de Exposições de Janaúba, das 8h às 18h.
O objetivo do evento é democratizar a genética de ponta, fazendo com que pequenos e médios criadores também tenham condições de adquirir animais de alto valor genético para melhorar a produção de carne e leite de suas propriedades. O Pró-Genética é um programa do Governo de Minas, desenvolvido em conjunto com a Emater-MG e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A primeira feira do programa foi realizada na cidade de Montes Claros, em 2006, também localizada no Norte de Minas.
Os criadores interessados em adquirir animais durante a feira do Pró-Genética deverão procurar a Emater-MG, que está encarregada de orientar os produtores em relação aos documentos necessários para o financiamento. Eles poderão financiar a compra pelo Banco do Nordeste, Banco do Brasil e pelo SICOOB Credivag. Em todas as instituições financeiras que estarão participando da feira a taxa de juros é reduzida, com prazo maior de carência e pagamento.
A expectativa é de que mais de 150 produtores rurais comparecem ao evento para adquirir animais. Todos os touros que estarão à venda foram inspecionados por técnicos da ABCZ, apresentam exame andrológico positivo e teste negativo para brucelose e tuberculose. Técnicos da Emater e da ABCZ estarão no local para orientar os criadores na escolha dos animais que melhor atendem as necessidades de produção da fazenda.
A Feira do Pró-Genética de Janaúba conta com a organização do Sindicato Rural da cidade. Os interessados podem obter outras informações nas seguintes entidades:

Emater (38) 3821-1450 (Osmar)
Sindicato Rural (38) 3821-1033 (Neurisvaldo)
ABCZ (38) 3222-4482 (Marcos)