O novo presidente da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Invetimentos), Mauricio Borges, tomou posse ontem (22/02). O gerente Executivo Internacional da ABCZ, Gerson Simão, representou o presidente da associação Eduardo Biagi na cerimônia.
Especialista em direito comercial e internacional, Mauricio Borges foi indicado pela presidenta Dilma Rousseff para o cargo de presidente Apex-Brasil pelo período de quatro anos, nos termos da Lei nº 10.668, de 14 de maio de 2003. A indicação foi publicada na edição do Diário Oficial da União do dia 14/02. A Apex-Brasil, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), tem a missão de promover as exportações de produtos e serviços brasileiros, contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras e atrair investimentos estrangeiros diretos para o Brasil.
Mauriicio Borges é bacharel em ciências jurídicas pela Universidade de São Paulo, PhD em direito internacional e mestre em direito comercial europeu pela Universidade de Bristol, na Inglaterra. Pertencente ao quadro técnico da Apex-Brasil, o atual diretor de Negócios da Agência assumirá o cargo antes ocupado por Alessandro Teixeira, nomeado titular da Secretaria Executiva do MDIC.
Com mais de 15 anos de experiência em comércio exterior, o novo presidente da Apex-Brasil desempenhou as funções de coordenador de inovação e gerente da área internacional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e foi gerente de comércio exterior no Sebrae-SP. Na Apex-Brasil, atuou como gerente técnico e diretor de Negócios e estruturou e coordenou os atuais Projetos Setoriais Integrados, que visam à promoção comercial, em parceria com entidades empresariais dos diversos setores da economia brasileira.
Apex-Brasil A Agência apoia, atualmente, mais de 13 mil empresas de 80 setores produtivos da economia brasileira, entre elas a ABCZ com o projeto Brazilian Cattle. Por meio de ações realizadas em parceria com entidades setoriais, são realizadas amplas ações de promoção comercial, como missões empresariais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros ao Brasil, entre outras.
A Apex-Brasil também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o país, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e apoiando o investidor estrangeiro durante todo o processo de investimento no Brasil.
Para orientar suas estratégias e as decisões das empresas para a internacionalização, a Apex-Brasil produz estudos de inteligência comercial e competitiva. Na capacitação, apoia a qualificação para a exportação, atendendo a mais de 5 mil empresas em todo o país.
A Agência mantém a sede em Brasília, dez Unidades de Atendimento nos estados brasileiros, e, no exterior, sete Centros de Negócios que funcionam como plataformas destinadas a auxiliar as empresas brasileiras nos principais mercados globais, além de servirem de referência para a atração de investimentos estrangeiros.
Na cooperação internacional, a Apex-Brasil coordena importantes fóruns mundiais e preside a Associação Mundial das Agências de Promoção de Investimentos (WAIPA) e a Rede Ibero-Americana de Organismos de Promoção Comercial (REDIBERO), consolidando o Brasil como referência regional em boas práticas de promoção de exportações e de atração de investimentos.
Fonte: Apex-Brasil - Assessoria de Imprensa com adaptações da ABCZ