quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Novidades nas auditorias feitas em fazendas

A ABCZ acaba de divulgar nota técnica sobre as auditorias nas fazendas. Confira na íntegra:

NOTA TÉCNICA

A ABCZ concluiu em dezembro de 2009 o processo de inspeções nas propriedades líderes dos rankings das raças Nelore, Nelore Mocha, Brahman, Tabapuã, Guzerá e Gir Aptidão Leiteira. Foram inspecionados os 20 primeiros plantéis colocados em nível nacional e, para a Nelore, especificamente, incluídos também os 5 primeiros estaduais.
Para a execução dos trabalhos foram contratados os serviços especializados da empresa PriceWaterHouse & Coopers – PWC, de renome internacional. Foram vistoriados 235 plantéis em todo o país. O objetivo primordial desta ação da ABCZ foi o de prover melhorias nos processos inerentes ao registro genealógico das raças zebuínas e contou com o apoio fundamental das associações promocionais das raças zebuínas, em especial, aquelas que conduzem os rankings nacionais: Associação dos Criadores de Nelore do Brasil - ACNB, Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã - ABCT, Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil - ACGB, Associação dos Criadores de Brahman do Brasil - ACBB e Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro -ABCGIL.

O processo de inspeção no seu primeiro ano utilizou a seguinte metodologia:
1. Inspeção das matrizes/receptoras cujo prazo de gestação estava, no dia da visita à propriedade, entre 275 e 315 dias, de acordo com a comunicação de cobrição feita pelo criador.
2. Conferência de marcações e pesagem de animais.
3. Verificação das Escriturações Zootécnicas.
4. Verificação dos registros dos comunicados de cobrição (CDC)
5. Verificação dos registros dos comunicados de nascimentos (CDN)


As inspeções levaram à instauração de processos administrativos em todos os casos em que, independentemente do grau ou freqüência, foram constatadas não conformidades. O tratamento dispensado a todos eles seguiu rigorosamente o rito processual cível, nos quais os criadores tiveram garantido o seu amplo direito de defesa. Do total de processos instaurados, em 45 (quarenta e cinco) deles foram aplicadas as seguintes penalidades:
• Foram penalizados com Advertência prevista pelo regulamento do SRGRZ, oito criadores, em virtude do grau e/ou freqüência de não conformidades.
• Foram cassados 151 (cento e cinqüenta e um) registros genealógicos de animais pertencentes a 12 (doze) criadores.
• Foram retificados dados constantes do registro genealógico de 344 (trezentos e quarenta e quatro) animais de 33 (criadores).

Ao final do processo, uma constatação foi inequívoca: a de que precisavamos dar continuidade às inspeções. Neste sentido, no final de 2009 a mesma empresa - PriceWaterHouse & Coopers - foi contratada para uma nova frente de trabalho, incorporando melhorias na metodologia de auditoria. As inspeções reiniciaram-se em outubro de 2009 e já estão em fase conclusiva, com previsão de término em março de 2009. Outro resultado importante foi a percepção da necessidade de um manual de operações para os criadores, orientando-os, com mais praticidade, como atender às exigências regulamentares do registro genealógico. Este manual já foi produzido em uma linguagem acessível e mostra, passo a passo, todos os procedimentos que o criador precisa operacionalizar em sua propriedade. O manual já foi encaminhado a todos os criadores e está também disponível para download em www.abcz.org.br.

Nenhum comentário: