segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Secretário Alberto Portugal participa do II Workshop do Polo de Genética

Entre os dias 7 e 9 de dezembro, em Uberaba (MG), será realizado o II Workshop "Programa Nacional de Melhoramento de Bovinos de Leite - Sustentabilidade e Genética: o desafio da pecuária leiteira tropical", uma iniciativa do Polo de Excelência em Genética Bovina e parceiros para promover debates entre os programas de melhoramento genético de bovinos leiteiros.

Realizado pela ABCZ, EPAMIG, Polo, Embrapa Gado de Leite, SECTES e Sebrae-MG, o workshop traz este ano o tema sustentabilidade e genética, que será discutido entre os diversos programas nacionais de melhoramento genético e abordado por dois pesquisadores estrangeiros, que trarão suas experiências e resultados para o público presente: Curtis van Tassell, do USDA (United States Department of Agriculture) e Elly Ana Navajas, da Universidad de la República, Uruguai.

A solenidade de abertura será marcada pela presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Alberto Duque Portugal, e pela apresentação do Estudo da atratividade da Cadeia Genética Bovina na Região de Uberaba pelo professor doutor, Marcos Fava Neves, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP (FEA-RP/USP).

A abertura contará também com a presença dos presidentes das associações de criadores, empresários e técnicos de centrais de inseminação artificial e fertilização in vitro e de vários segmentos do agronegócio, representantes do governo municipal e estadual, dirigentes de instituições de ensino e pesquisa, entre outros. Altino Rodrigues Neto, Diretor Geral do IMA, Lourival dos Santos, Presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Jonadan Hsuan Mim Ma, Presidente da Ma Shou Tao, Clóvis Corrêa, Gerente Nacional de Negócios da Rehagro, Marcelo Palmério, Reitor da Universidade de Uberaba, José Olavo Borges Mendes, Presidente da Fundagri e José Mauro Valente Paes, Chefe da Unidade Epamig Triângulo e Alto Paranaíba, são presenças confirmadas para o evento. Alta Genetics, BioVitro, Centenário Genetics, Geneal, Merial Saúde Animal, Fertilize, Vallé e Grupo Monte Verde também estarão presentes.

De acordo com a Gerente do Polo Beatriz Cordenonsi Lopes, o objetivo deste estudo, promovido pelo SEBRAE/MG, é apresentar o diagnóstico do setor empresarial da genética bovina em Uberaba, para direcionar ações que promovam a vinda de novas empresas para a região, o crescimento das empresas já instaladas e a consolidação de um Polo de Genética na região.

É importante ressaltar que Uberaba já é referência no setor de genética bovina por agregar várias empresas de biotecnologia do setor como ABS Pecplan, Alta Genetics, Cenatte Embriões, Geneal, Tecgene, BioVitro, entre outras, além de sediar as Associações de Criadores de raças zebuínas do país, sendo a ABCZ a maior delas.

No setor de pesquisa, destaque para a Unidade Regional EPAMIG do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que conta com 04 Fazendas Experimentais, sendo a Fazenda Experimental Getúlio Vargas, em Uberaba, referência na seleção e pesquisa com o Gado Gir Leiteiro, desde 1948. A cidade ainda conta com o Hospital Veterinário de Uberaba, um dos mais modernos e bem equipados da América Latina, onde foi produzida a primeira bezerra da raça nelore no Brasil, totalmente através do sistema in vitro.

O Estudo de atratividade da Cadeia Genética Bovina na Região de Uberaba será apresentado no Salão Nobre da Sede da ABCZ em Uberaba e será aberto ao público. Para obter mais informações sobre o evento, acesse http://www.cigeneticabovina.com.br/ ou entre em contato pelo telefone (34)3319-3961.

O Polo está localizado na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), um dos membros de seu Comitê Gestor, que vem apoiando o Polo na promoção de parcerias e ações em prol do melhoramento genético bovino, bem como a realização de eventos como este workshop.

Fonte: Polo de de Excelência em Genética Bovina