Várias pesquisas estão sendo desenvolvidas com os animais da raça guzerá que participam da 2ª Prova de Ganho em Peso (PGP), que acontece em Curvelo (MG). São três estudos com os zebuínos puros e um com bovinos oriundos de cruzamento entre guzerá e outras raças. De acordo com o coordenador técnico da prova, Ricardo Costa Souza, um dos estudos está ligado à fertilidade focando a precocidade sexual em reprodutores entre 15 e 18 meses. Esta pesquisa é tema da tese de mestrado em reprodução animal que Souza está cursando na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
As outras pesquisas que estão em andamento são sobre curva de crescimento dentro da raça e sobre crescimento alométrico (comparando dados do ultrassom com avaliação visual, realizada pelo método EPMURAS). Segundo Souza, os estudos têm demonstrado que uma avaliação visual bem feita chega aos mesmos resultados obtidos com o ultrassom.
Já com os animais oriundos dos cruzamentos guzolando, guzonel e tricross (guzerá, nelore e simental) haverá um abate técnico para avaliação de carcaça.
A 2ª Prova de Ganho em Peso será concluída em abril de 2011. Participam da PGP 30 animais guzerá PO e 60 cruzados. A prova é realizada pela Associação Mineira de Criadores de Zebu e conta com o apoio técnico do escritório da ABCZ em Belo Horizonte.