sábado, 30 de abril de 2011

Na ExpoZebu, Comissão da Agricultura debate Código

O evento é aberto ao público e contará com as presenças de representantes dos governos federal, estadual e municipal e de integrantes de entidades ligadas ao setor agropecuário.
02 de maio, 16h, no Salão Nobre da ABCZ.

Mídia ABCZ: Acesse a Cartilha do Tratador#links

Mídia ABCZ: Acesse a Cartilha do Tratador#links

Acesse a Cartilha do Tratador

Cartilha do Tratador Acesse http://ow.ly/d/eoW

Quase tudo pronto para os julgamentos da ExpoZebu 2011



A pista do Parque Fernando Costa recebe os últimos retoques para receber as grandes estrelas da ExpoZebu 2011, os mais de 3 mil animais inscritos para os julgamentos da feira. A novidade deste ano é que a pista será de areia. As disputas vão de 3 a 10 de maio. Participam as raças nelore, gir leiteiro, guzerá, tabapuã, sindi, indubrasil, brahman e gir.Na manhã deste sábado (30/04)o presidente da ABCZ, Eduardo Biagi, esteve no local para conferir o andamento das obras.

A ExpoZebu 2011 acontece de 28 de abril a 10 de maio, em Uberaba (MG).

ExpoZebu 2011: Projeto Zebu na Escola apresenta novidades da pecuária para estudantes e idosos

Milhares de estudantes e idosos conhecerão os avanços da pecuária zebuína a partir deste domingo (01/05), na ExpoZebu 2011, maior feira de zebuínos do mundo que acontece em Uberaba (MG). A 10ª edição do projeto Zebu na Escola terá a participação de estudantes da educação infantil, dos ensinos fundamental, médio, técnico e superior, e integrantes da terceira idade. Eles farão visitas guiadas pelo Parque Fernando Costa para conhecer as raças zebuínas, os projetos de sustentabilidade do setor e como são produzidas a carne e o leite. Com isso, a ABCZ espera conscientizar a população em geral sobre a importância da pecuária para o desenvolvimento do país.

O Zebu na Escola será encerrado no dia 10 de maio. No ano passado, o projeto recebeu 10 mil pessoas. A organização do evento é da Fundação Museu do Zebu “Edilson Lamartine Mendes”, ABCZ, Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), Universidade de Uberaba (Uniube) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Cartilha do Tratador é um manual da ExpoZebu


Bonita, bem impressa, com tópicos destacados, texto coloquial e de fácil leitura! A Cartilha do Tratador contém dicas para melhorar o desempenho dos conjuntos na pista de julgamento, informações sobre serviços, detalhes sobre a pecuária zebuína eficiente. Indicamos para todas as pessoas interessados e profissionais que estejam estreiando na ExpoZebu.

Nota 10 para serviços de saúde na ExpoZebu

No ano de 2010 foram disponibilizados para o período da ExpoZebu, mil testes rápidos para detecção da presença do vírus HIV e da Hepatite C. Todos os resultados deram negativo. A informação é da gerente do CTA-Uberaba, Maria Clara Vasconcelos Afonso, que visitou a assessoria de imprensa acompanhada de nossa querida secretária da Superintendência Técnica Adjunta, Maria Goretti dos Santos. Com entusiasmo elas nos contaram que o relatório é uma contestação do sucesso do projeto para conscientização e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis que primeiramente é desenvolvido junto aos tratadores de animais. Eles recebem kits com itens de higiene pessoal, bem estar e saúde. Este ano os testes, gratuitos, são oferecidos a todos os interessados.

Brasil Agro, uma oportunidade no circuito dos leilões

O leilão organizado pela ABCZ para levantar recursos destinados ao Movimento Agro, que tem objetivo de divulgar a importância da atividade agropecuária para a população dos grandes centros, é um acontecimento inédito no calendário de ofertas na categoria prenhezes.
Os criadores doaram, até o momento, 41 prenhezes de nelore, 25 de gir leiteiro e 6 de guzerá. Todas as doadoras da lista são classificadas pelos técnicos entre as melhores da atualidade.
As assessorias pecuárias decidiram reunir as prenhezes em pacotes triplos. Desta forma a oferta do dia 05/05, as 14h, será montada com 35 lotes e a ordem de entrada definida por sorteio. Outro diferencial do leilão Brasil Agro é a participação das três principais emissoras de televisão especializadas no agronegócio. Canal do Boi, Canal Rural e Terraviva. A comercialização ficou a cargo da Programa Leilões. Para cadastro, lances e novas doações o número do telefone da mesa operadora (43) 3373 7000.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

ExpoZebu 2011 começa com abertura da Mostra do Museu



Com a presença de autoridades locais e visitantes de todo o Brasil, a 77ª ExpoZebu começou na manhã desta quinta-feira (28/04), em Uberaba (MG). A primeira solenidade do dia foi o Hasteamento das Bandeiras. Logo em seguida aconteceu a abertura da 28ª Mostra do Museu do Zebu “100 anos da 1ª Exposição Oficial de Gado Zebu” e o lançamento da Sala Virtual “Mário de Almeida Franco”.
O presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Zebu (ABCZ), Eduardo Biagi, destacou que a mostra é um resgate da memória dos pioneiros que tiveram a visão de promover o zebu nas exposições. “Nos próximos 13 dias Uberaba será mais uma vez o centro das atenções da pecuária mundial e o Parque Fernando Costa será o palco principal de negócios, encontros, estudos, exposições e provas de animais, discussões políticas, decisões que impulsionarão novos movimentos na roda da história da pecuária bovina, com reflexos em uma cadeia produtiva, comercial e de serviços gigantesca”, disse Biagi.
O presidente-curador da Fundação Museu do Zebu “Edilson Lamartine Mendes”, Hugo Prata, também ressaltou o trabalho de promoção das raças desenvolvido pelos criadores que realizaram a primeira exposição, em 1911. “Nós abrimos para o mundo inteiro a Sala Virtual Mário de Almeida Franco, a primeira do museu virtual da ABCZ. Aliando tecnologia e história, esse projeto nasce basicamente por dois motivos. O primeiro, a ABCZ, como os pioneiros do zebu, ousa sonhar. E o segundo, a ABCZ reconhece e propaga a importância de quem sonhou por ela”, disse a jornalista Faeza Rezende, responsável pelos textos da Sala Virtual.
A Sala Virtual traz fatos históricos e fotos de todas as 77 exposições nacionais de zebu. Basta acessar o endereço www.abcz.org.br/salavirtual
Sobre a ExpoZebu
A 77ª edição da maior feira de pecuária zebuína do mundo, que será realizada de 28 de abril a 10 de maio, trará para o Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), importantes debates sobre pecuária, além do melhor da genética zebuína nacional. A abertura oficial da mostra, que tem como tema “Zebu: Tecnologia e Qualidade” será às 10h do dia 3 de maio e contará com a presença de lideranças políticas e do agronegócio, criadores, visitantes internacionais, estudantes e a população em geral. A feira terá também vasta programação educativa, cultural e recreativa. No ano passado, a feira recebeu mais de 333 mil visitantes, entre eles mais de 700 estrangeiros. A expectativa dos organizadores é receber público semelhante. A programação conta ainda com 43 leilões e sete shoppings.
Mais de 3.000 exemplares das raças zebuínas brahman, gir, gir leiteiro, guzerá, indubrasil, nelore, sindi e tabapuã serão julgados na pista do Parque Fernando Costa. O julgamento dos animais tem início na tarde do dia 03 de maio, com a pré-classificação da raça nelore, e será finalizado no dia 10.
Nos 13 dias de feira, quem visitar o Parque Fernando Costa terá a oportunidade de conhecer as novidades de diversos setores ligados à pecuária. Estandes de centrais genéticas, ração e nutrição animal, associações de raça, órgãos governamentais, concessionárias, entre outros, estarão presentes à mostra.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

ExpoZebu 2011: Animais inscritos para feira começam a chegar em Uberaba


Faltando três dias para o início da ExpoZebu 2011, o Parque Fernando Costa começa a receber os primeiros animais inscritos para a maior feira de zebuínos do mundo. O evento, que acontece de 28 de abril a 10 de maio, em Uberaba (MG), conta com mais de 3.000 exemplares das raças zebuínas brahman, gir, gir leiteiro, guzerá, indubrasil, nelore, sindi e tabapuã. Até o início da manhã desta segunda-feira (25/04), entraram no Parque cerca de 400 animais das raças gir leiteiro, guzerá e tabapuã.
No dia 28, começam os trabalhos de recepção, identificação e mensuração dos zebuínos que disputarão os grandes campeonatos da ExpoZebu 2011. A pesagem dos animais será no dia 2 de maio.
O julgamento dos bovinos terá início na tarde do dia 3 de maio, com a pré-classificação da raça nelore, e será finalizado no dia 10. Já as fêmeas que concorrerão no Concurso Leiteiro disputam a prova entre os dias 3 e 6 de maio.
A 77ª ExpoZebu, que tem como tema " Zebu: Tecnologia e Qualidade ", acontece de 28 de abril a 10 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), e é uma realização da ABCZ, com patrocínio da Nestlé, Coca-cola, Tortuga e Banco do Brasil, e apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Apex-Brasil, Governo de Minas, Cemig, Senar, Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) e Polo de Excelência em Genética Bovina.

Feira do Pró-Genética em Janaúba acontece esta semana

Os produtores mineiros, principalmente aqueles que integram a agricultura familiar, terão uma nova oportunidade para introduzir tourinhos de alta genética em suas propriedades. Cerca de 50 desses animais, de origem comprovada, serão colocados à venda dia 27 de abril, quarta-feira, no Parque de Exposição Waldir Nunes da Silva, em Janaúba, região Norte do Estado. A feira é uma promoção do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética), criado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

A aquisição dos tourinhos puros de origem (PO) nas feiras do Pró-Genética é decisiva, em muitos casos, para transformar o cenário de uma pequena propriedade dedicada à pecuária. Os animais que resultam do cruzamento desses tourinhos geralmente alcançam boa cotação no mercado. Além disso, a carne e o leite produzidos nas fazendas também ganham qualidade melhorando a renda dos pecuaristas.

"A genética é de fundamental importância para o bom desenvolvimento da pecuária. Este fator está ao lado da alimentação correta, sanidade e manejo", explica José Alberto de Ávila Pires, coordenador técnico da Emater-MG, vinculada à Secretaria da Agricultura. Por isso, ele acrescenta que os produtores devem aproveitar as facilidades para comprar os tourinhos melhoradores. Os animais ofertados nas feiras do Pró-Genética, em sua maioria das raças Gir, Nelore e Guzerá, são garantidos pela ABCZ, que responde pelo registro dos animais.

"Aqueles produtores que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) podem utilizar uma linha de crédito com prazo de dez anos, sendo três de carência, e juros de 2% ao ano", observa o coordenador. Os extensionistas da Emater ajudam os interessados desde a fase de conferência do cadastro bancário, quando os produtores também são informados sobre o seu limite de crédito. Já os produtores não enquadrados como agricultores familiares podem buscar recursos em outras linhas de financiamento e, caso queiram, também terão acompanhamento dos extensionistas.

De acordo com Ávila Pires, na feira de Janaúba, como nas demais programadas pelo Pró-Genética, os compradores de tourinhos, isoladamente ou em grupos, poderão também negociar com os vendedores o pagamento em parcelas por meio de recursos próprios. "Em todos os casos os técnicos da Emater estarão à disposição para ajudar os produtores a adquirir reprodutores compatíveis com seus rebanhos", finaliza.

Programa comunitário
Na primeira feira do Pró-Genética, realizada em setembro de 2006 no município de Montes Claros, região Norte de Minas, seis agricultores familiares que têm rebanhos na Comunidade do Espinho, localizada em Glaucilândia, juntaram seus recursos para comprar três tourinhos Gir à vista, pagando R$ 2,5 mil por cabeça. O extensionista Antônio Dumont Machado do Nascimento diz que "a aquisição desses animais ajudou a comunidade a se tornar uma referência em produção de leite no município".

Um ano depois da compra dos reprodutores, os agricultores passaram a contar com 30 bezerros resultantes dos cruzamentos dos tourinhos que atendem às seis propriedades pelo sistema de rodízio. Atualmente há o registro de cerca de 150 animais gerados com a participação dos tourinhos de alta genética. "Uma parte desses animais foi vendida com grande facilidade. Também houve um aumento muito a produção de leite nas propriedades. Por isso foi necessário adquirir para a comunidade um tanque de resfriamento de leite", acrescenta Antônio Dumont.

O agricultor familiar Manoel Alair da Silva faz parte da comunidade e confirma que os cruzamentos dos tourinhos de alta genética com vacas de sua propriedade têm proporcionado crias de excelente qualidade. "Por enquanto as fêmeas utilizadas foram das raças Indubrasil e Nelore, mais indicadas para a produção de gado de corte. Agora a comunidade está avaliando a possibilidade de fazer o rodízio dos touros para cruzamento com vacas Holandesas, a fim de gerar gado para produção de leite em qualidade e quantidade", informa o produtor.

Agenda anual

Ainda neste mês, nos dias 29 e 30, será realizada uma nova feira de tourinhos do Pró-Genética, desta vez no Parque de Exposição de Carneirinho, município do Triângulo Mineiro. De acordo com a programação divulgada pela Emater, mais dez eventos em parques de exposição já estão definidos para o período de maio a dezembro. Serão realizados também diversos leilões virtuais. A relação completa pode ser conferida no site www.emater.mg.gov.br.

Além da Secretaria da Agricultura - com suas vinculadas Emater, IMA e Epamig - e da ABCZ, são também parceiros do programa os Bancos do Brasil e do Nordeste, Sistema das Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), sindicatos rurais, cooperativas, prefeituras e entidades dos produtores.


Fonte: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Assessoria de Comunicação Social

quarta-feira, 20 de abril de 2011

ABCZ lança publicação internacional



Criadores de vários países passarão a receber a partir deste mês de abril a mais nova publicação da ABCZ. Com reportagens sobre a pecuária zebuína em espanhol e inglês, o ABCZ News traz como destaque a ExpoZebu. O informativo terá ciruclação a cada quatro meses. Na próxima semana, a versão on-line estará disponível no site www.abcz.org.br

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Revista Globo Rural destaca 77ª ExpoZebu

A edição de abril da Revista Globo Rural traz uma reportagem especial sobre a maior feira de pecuária zebuína do mundo, a 77ª ExpoZebu, que terá início no próximo dia 28de abril, em Uberaba/MG.
Veja a reportagem do jornalista Sebastião Nascimento!


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Seminários vão mostrar aos criadores benefícios do Pró-Genética

Os pequenos e médios produtores mineiros terão a oportunidade de adquirir touros de alta qualidade genética nas 25 feiras do Pró-Genética agendadas para este ano. A primeira feira do ano aconteceu no último final de semana, na cidade de Pirajuba (MG). Foram comercializados 35 reprodutores das raças: nelore, brahman, guzerá e guzerá leiteiro, tabapuã e gir leiteiro.
Outras duas feiras estão agendadas para abril. No dia 27, será a vez de Janaúba, no Norte de Minas, sediar o evento. Já no dia 29 de abril será em Carneirinho, no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Ainda neste primeiro semestre, acontecerão feiras em Januária (28 de maio), e Ituiutaba (10 de junho).
Em uma série de reuniões realizadas na semana passada nas cidades de Limeira do Oeste, Iturama, Itapagipe e São Francisco de Sales entre representantes dos Sindicatos Rurais de cada município, da Emater e da ABCZ, ficou definido que as feiras nessas localidades serão precedidas por seminários sobre o Pró-Genética.
Os seminários ocorrerão um mês antes das feiras, cujos eventos serão realizados nas seguintes datas: São Francisco de Sales (16/06), Limeira do Oeste (01/07), Iturama (23/09), Itapagipe (07/10). “Vamos mostrar aos criadores dessas regiões a importância de utilizar touros registrados para melhorar a produtividade do rebanho, os benefícios do programa e o papel de cada entidade no Pró-Genética”, informa Lauro Fraga, coordenador do PMGZ Corte da ABCZ. Segundo ele, a parceria entre as entidades que coordenam o programa e os Sindicatos Rurais tem sido elogiada pelos criadores, garantindo maior credibilidade às feiras. O coordenador técnico da Emater, Wilson Marajó, também participou dos encontros na região.
Além das feiras, o Pró-Genética chancelará 13 leilões no Estado.

Sobre o Pró-Genética
Criado em 2006, em uma parceria entre ABCZ e Governo de Minas, o Pró-Genética realiza feiras regionais em todo o estado para a venda de touros de alta qualidade genética. Os animais comercializados devem atender a uma série de exigências sanitárias e de desempenho produtivo. O programa viabiliza a compra de touros melhoradores por pequenos e méditos produtores rurais. Os interessados podem utilizar linhas de crédito rural para a compra dos animais. O objetivo é melhorar a qualidade do rebanho bovino comercial e contribuir para criação de mecanismos que aumentem a produção e a renda do pequeno e médio produtor rural.
Hoje, o Pró-Genética está implantado em vários estados brasileiros.