segunda-feira, 11 de abril de 2011

Seminários vão mostrar aos criadores benefícios do Pró-Genética

Os pequenos e médios produtores mineiros terão a oportunidade de adquirir touros de alta qualidade genética nas 25 feiras do Pró-Genética agendadas para este ano. A primeira feira do ano aconteceu no último final de semana, na cidade de Pirajuba (MG). Foram comercializados 35 reprodutores das raças: nelore, brahman, guzerá e guzerá leiteiro, tabapuã e gir leiteiro.
Outras duas feiras estão agendadas para abril. No dia 27, será a vez de Janaúba, no Norte de Minas, sediar o evento. Já no dia 29 de abril será em Carneirinho, no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Ainda neste primeiro semestre, acontecerão feiras em Januária (28 de maio), e Ituiutaba (10 de junho).
Em uma série de reuniões realizadas na semana passada nas cidades de Limeira do Oeste, Iturama, Itapagipe e São Francisco de Sales entre representantes dos Sindicatos Rurais de cada município, da Emater e da ABCZ, ficou definido que as feiras nessas localidades serão precedidas por seminários sobre o Pró-Genética.
Os seminários ocorrerão um mês antes das feiras, cujos eventos serão realizados nas seguintes datas: São Francisco de Sales (16/06), Limeira do Oeste (01/07), Iturama (23/09), Itapagipe (07/10). “Vamos mostrar aos criadores dessas regiões a importância de utilizar touros registrados para melhorar a produtividade do rebanho, os benefícios do programa e o papel de cada entidade no Pró-Genética”, informa Lauro Fraga, coordenador do PMGZ Corte da ABCZ. Segundo ele, a parceria entre as entidades que coordenam o programa e os Sindicatos Rurais tem sido elogiada pelos criadores, garantindo maior credibilidade às feiras. O coordenador técnico da Emater, Wilson Marajó, também participou dos encontros na região.
Além das feiras, o Pró-Genética chancelará 13 leilões no Estado.

Sobre o Pró-Genética
Criado em 2006, em uma parceria entre ABCZ e Governo de Minas, o Pró-Genética realiza feiras regionais em todo o estado para a venda de touros de alta qualidade genética. Os animais comercializados devem atender a uma série de exigências sanitárias e de desempenho produtivo. O programa viabiliza a compra de touros melhoradores por pequenos e méditos produtores rurais. Os interessados podem utilizar linhas de crédito rural para a compra dos animais. O objetivo é melhorar a qualidade do rebanho bovino comercial e contribuir para criação de mecanismos que aumentem a produção e a renda do pequeno e médio produtor rural.
Hoje, o Pró-Genética está implantado em vários estados brasileiros.