segunda-feira, 25 de abril de 2011

Feira do Pró-Genética em Janaúba acontece esta semana

Os produtores mineiros, principalmente aqueles que integram a agricultura familiar, terão uma nova oportunidade para introduzir tourinhos de alta genética em suas propriedades. Cerca de 50 desses animais, de origem comprovada, serão colocados à venda dia 27 de abril, quarta-feira, no Parque de Exposição Waldir Nunes da Silva, em Janaúba, região Norte do Estado. A feira é uma promoção do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética), criado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

A aquisição dos tourinhos puros de origem (PO) nas feiras do Pró-Genética é decisiva, em muitos casos, para transformar o cenário de uma pequena propriedade dedicada à pecuária. Os animais que resultam do cruzamento desses tourinhos geralmente alcançam boa cotação no mercado. Além disso, a carne e o leite produzidos nas fazendas também ganham qualidade melhorando a renda dos pecuaristas.

"A genética é de fundamental importância para o bom desenvolvimento da pecuária. Este fator está ao lado da alimentação correta, sanidade e manejo", explica José Alberto de Ávila Pires, coordenador técnico da Emater-MG, vinculada à Secretaria da Agricultura. Por isso, ele acrescenta que os produtores devem aproveitar as facilidades para comprar os tourinhos melhoradores. Os animais ofertados nas feiras do Pró-Genética, em sua maioria das raças Gir, Nelore e Guzerá, são garantidos pela ABCZ, que responde pelo registro dos animais.

"Aqueles produtores que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) podem utilizar uma linha de crédito com prazo de dez anos, sendo três de carência, e juros de 2% ao ano", observa o coordenador. Os extensionistas da Emater ajudam os interessados desde a fase de conferência do cadastro bancário, quando os produtores também são informados sobre o seu limite de crédito. Já os produtores não enquadrados como agricultores familiares podem buscar recursos em outras linhas de financiamento e, caso queiram, também terão acompanhamento dos extensionistas.

De acordo com Ávila Pires, na feira de Janaúba, como nas demais programadas pelo Pró-Genética, os compradores de tourinhos, isoladamente ou em grupos, poderão também negociar com os vendedores o pagamento em parcelas por meio de recursos próprios. "Em todos os casos os técnicos da Emater estarão à disposição para ajudar os produtores a adquirir reprodutores compatíveis com seus rebanhos", finaliza.

Programa comunitário
Na primeira feira do Pró-Genética, realizada em setembro de 2006 no município de Montes Claros, região Norte de Minas, seis agricultores familiares que têm rebanhos na Comunidade do Espinho, localizada em Glaucilândia, juntaram seus recursos para comprar três tourinhos Gir à vista, pagando R$ 2,5 mil por cabeça. O extensionista Antônio Dumont Machado do Nascimento diz que "a aquisição desses animais ajudou a comunidade a se tornar uma referência em produção de leite no município".

Um ano depois da compra dos reprodutores, os agricultores passaram a contar com 30 bezerros resultantes dos cruzamentos dos tourinhos que atendem às seis propriedades pelo sistema de rodízio. Atualmente há o registro de cerca de 150 animais gerados com a participação dos tourinhos de alta genética. "Uma parte desses animais foi vendida com grande facilidade. Também houve um aumento muito a produção de leite nas propriedades. Por isso foi necessário adquirir para a comunidade um tanque de resfriamento de leite", acrescenta Antônio Dumont.

O agricultor familiar Manoel Alair da Silva faz parte da comunidade e confirma que os cruzamentos dos tourinhos de alta genética com vacas de sua propriedade têm proporcionado crias de excelente qualidade. "Por enquanto as fêmeas utilizadas foram das raças Indubrasil e Nelore, mais indicadas para a produção de gado de corte. Agora a comunidade está avaliando a possibilidade de fazer o rodízio dos touros para cruzamento com vacas Holandesas, a fim de gerar gado para produção de leite em qualidade e quantidade", informa o produtor.

Agenda anual

Ainda neste mês, nos dias 29 e 30, será realizada uma nova feira de tourinhos do Pró-Genética, desta vez no Parque de Exposição de Carneirinho, município do Triângulo Mineiro. De acordo com a programação divulgada pela Emater, mais dez eventos em parques de exposição já estão definidos para o período de maio a dezembro. Serão realizados também diversos leilões virtuais. A relação completa pode ser conferida no site www.emater.mg.gov.br.

Além da Secretaria da Agricultura - com suas vinculadas Emater, IMA e Epamig - e da ABCZ, são também parceiros do programa os Bancos do Brasil e do Nordeste, Sistema das Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), sindicatos rurais, cooperativas, prefeituras e entidades dos produtores.


Fonte: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Assessoria de Comunicação Social