quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Inscrições abertas para a Festa do Boi no RN

A grande procura por uma vaga nas competições da Festa do Boi (49ª Exposição de Animais e Máquinas Agrícolas) levou os organizadores do evento a ampliar o número de argolas disponíveis para fêmeas das raças zebuínas. Este ano, a exposição terá um pavilhão a mais para abrigar as vacas que concorrerão no Torneio Leiteiro. As inscrições terminaram esta semana. Oficializado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o Torneio Leiteiro será disputado por 51 vacas, sendo 27 da raça sindi, 18 da raça guzerá e seis da raça gir. A fêmea que obtiver a maior produção em nove ordenhas será a campeã da raça.
As competições na pista de julgamento no Parque Aristófanes Fernandes também devem ser acirradas. Até o momento, estão inscritos 515 animais das raças zebuínas guzerá, gir, sindi e nelore oriundos de criatórios de seis estados do Nordeste (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Ceará e Pará). A quantidade total de vagas disponibilizadas pela Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (ANORC)é de 780 argolas. A expectativa é de que o maior volume de animais seja das raças zebuínas.
As inscrições para julgamento continuam abertas e podem ser feitas na ANORC. Este ano, a Festa do Boi, que ocorrerá entre os dias 8 e 15 de outubro, em Parnamirim (RN), sediará também a 1ª Exposição Nordestina da raça Sindi.