terça-feira, 4 de setembro de 2012

ABCZ divulga PMGZ durante a 2ª Goiás Genética

A ABCZ participa pelo 2º ano consecutivo da Goiás Genética, que será realizada no Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia/GO, entre os dias 10 e 16 de setembro. Durante a feira, voltada ao melhoramento genético das raças zebuínas, a ABCZ fará a divulgação do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) e os resultados práticos do programa em rebanhos das raças nelore, brahman, gir e tabapuã, que serão expostos pelos criadores participantes.
A ABCZ terá três pontos de atendimento no evento, sendo o principal deles nos pavilhões onde serão expostos animais com avaliações do PMGZ (Pavilhões 10, 11, 12 e 13). Neste ano, o tema da Goiás Genética será “O impacto da genética na Eficiência Reprodutiva”. Além de marcar presença em 4 pavilhões do evento, a ABCZ também será representada pelos superintendentes Luiz Antonio Josahkian e Carlos Henrique Cavallari Machado, além da equipe do Escritório Técnico Regional de Goiânia, coordenada pela responsável técnica Vanessa Barbosa. A programação da Goiás Genética contará com diversas palestras a partir do dia 13 de setembro. No sábado (15/09), por volta das 9h, o superintendente técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian, fará a palestra “Critérios da identificação e uso de touros jovens”.
Sobre o evento
Para participar da Goiás Genética, os exemplares das raças zebuínas devem ser machos ou fêmeas com idade a partir de oito meses na data base do evento e sem idade limite. Para os animais de seleção para corte, apresentarem avaliações genéticas em seus respectivos programas, classificados entre os 20% (vinte por cento) superiores, prevalecendo para essa definição o índice adotado pelo programa ou serem portadores de CEIP – Certificado Especial de Identificação e Produção. Para os animais de seleção para leite será exigida avaliação genética própria positiva ou média da avaliação genética dos pais positiva, sempre com origem em programas oficiais. Para os animais de seleção para leite será exigida avaliação genética própria positiva ou média da avaliação genética dos pais positiva, sempre com origem em programas oficiais.