quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ABCZ aguarda decisão do MAPA sobre caso Radar dos Poções

Texto: Vanessa Barbosa - Responsável Técnica do ETR/BH

O Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas comunica que ainda está suspenso o registro de nascimento dos produtos filhos do touro Radar dos Poções, RGD A7368. Está em andamento a nova verificação do perfil alélico do touro. Está verificação foi solicitada, pois houve uma denúncia por parte de um laboratório credenciado, devido à divergência do perfil alélico do referido reprodutor entre Laboratórios de Imunogenética credenciados pelo MAPA.
A ABCZ é a entidade responsável pela dose que está sendo utilizada para verificação do permanente. Após um levantamento de informações juntamente com o MAPA, a ABCZ adquiriu uma dose do touro Radar dos Poções, e doou ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - MAPA, para realização dos procedimentos.
A partida da dose de sêmen foi confirmada pela Lagoa da Serra, e conferida por um Fiscal Agropecuário do MAPA, e dois fiscais do Laboratório Nacional Agropecuário - Lanagro, em Pedro Leopoldo - MG, onde a amostra foi entregue e enviado para análise.
A dose de sêmen para verificação foi enviado para os Estados Unidos no dia 13/12/2010. A situação do processo pode ser acompanhada pelo site do MAPA, o no é 21000010191/2010-78. Segundo o Fiscal Federal Agropecuário, da Divisão de Fiscalização de Material Genético Animal, assim que o permanente for confirmado, o MAPA passará a ABCZ os procedimentos que deverão ser realizados para liberação e conferência dos produtos do Radar dos Poções.
Foi realizada também, coleta de amostras de material para DNA de produtos antigos do touro Radar dos Poções, este material servirá de contraprova ao resultado obtido a partir do sêmen.