quinta-feira, 24 de março de 2011

ABCZ convida associados para mobilização a favor das mudanças do Código Florestal

As lideranças rurais da região de Uberaba farão uma manifestação de apoio às modificações do Código Florestal no dia 5 de abril, em Brasília (DF). Os associados interessados em participar dessa mobilização devem fazer inscrição no Sindicato Rural de Uberaba. Todas as despesas com transporte (ônibus), café da manhã, e almoço serão custeadas pela CNA e pela FAEMG. As inscrições vão até o dia 28 de março, próxima segunda-feira, e é preciso informar nome completo, RG (com data de emissão e órgão de expedição) e que é associado da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Os interessados devem enviar os dados para o e-mail: sindicatorural@mednet.com.br ou falar com Ana Carla, através dos números (34) 3332-3777 ou (34) 9978-6409.
A mobilização conta com o apoio das associações de classe da região e a expectativa é de reunir cerca de 500 pessoas.

Veja abaixo a programação preliminar da viagem à Brasília

Mobilização do Código Florestal
Dia: 05/04/2011
Local: Esplanada dos Ministérios
Brasília-DF


Programação preliminar


05h00/08h00 – Chegada dos ônibus nas 4 entradas de Brasília

Fogos para anunciar a concentração e berrantes

09h00 – café da manhã com missa campal

10h00 – execução do Hino Nacional

Discursos e shows regionais

(solicitamos que os Estados convidem seus artistas regionais e que venham nos ônibus)

13h00 - Almoço (arroz carreteiro)

14h30 – Grande abraço dos participantes no Congresso Nacional

Visita ao Congresso Nacional (cada delegação formará grupo de cem pessoas)

17h00 – Retorno aos Estados de origem

quarta-feira, 23 de março de 2011

ABCZ divulga lista dos jurados da ExpoZebu 2011

Faltando pouco mais de um mês para começar a maior feira de zebuínos do mundo, a ExpoZebu 2011, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) divulgou a lista de jurados que terão a responsabilidade de escolher os grandes campeões da feira. Serão 16 profissionais atuando na pista do Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), entre os dias 3 e 10 de maio. Eles devem julgar mais de três mil animais de diversas raças zebuínas.

Confira a lista dos jurados

Brahman - Ireno Cassemiro da Costa, Russél Rocha Paiva, William Koury Filho
Gir leiteiro - Rubenildo Claudio B. Rodrigues, Tatiane Almeida Drummond Tetzner, Thinouco Francisco Sobrinho
Gir - Antonio Louza do Nascimento
Guzerá - Célio Arantes Heim, João Eudes Lafetá Queiroz, Roberto Vilhena Vieira
Indubrasil - Clarindo Irineu de Miranda
Nelore - José Ferreira Pankowski, José Augusto da Silva Barros, Walter Domingues da Silva Júnior
Sindi - Lilian Mara Borges Jacinto
Tabapuã - Guilherme Queiroz Fabri

Movimento BRASIL AGRO terá leilão na Expozebu

Leilão em casa com genética de grandes criatórios de raças zebuínas é primeira ação da ABCZ para viabilizar a campanha BRASIL AGRO.
A publicidade será feita em nível nacional e está sendo construída a partir da união entre grandes empresas e entidades ligadas aos produtores rurais, agroindústria e cadeia de insumos da agropecuária.
O objetivo da BRASIL AGRO é informar a população em geral, principalmente de grandes centros urbanos sobre a dimensão e a importância do agronegócio para o país. O setor modernizado, eficiente e sustentável, que tem o reconhecimento do mundo globalizado é essencial para o desenvolvimento socioeconômico do país.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Museu do Zebu. Não foi ainda? Programe-se!

O acervo do Museu do Zebu é uma preciosa fonte de informações sobre a história política e econômica do Brasil que teve muitos acontecimentos ligados aos ciclos de implantação e consolidação da pecuária nacional, hoje considerada de segurança alimentar para o planeta por ser a principal produtora e fornecedora de proteína animal para a humanidade.

Durante o período da Expozebu, o projeto Zebu na Escola recebe estudantes e integrantes de projetos de inclusão de diversos municípios das regiões Sudeste, Centro-oeste e Sul. Em uma década o evento recepcionou mais de 100 mil pessoas.

ABCZ organiza força tarefa em prol de exportações

Brasil propõe padronização de protocolos de exportação.

A padronização de protocolos sanitários é essencial para viabilizar novos acordos comerciais, expandir o mercado internacional, aumentar o volume e o faturamento com exportações de produtos que integram o portifólio das empresas associadas ao Brazilian Cattle.

Este mês (15 e 16) a diretoria da ABCZ, representantes das empresas e o gerente de projetos setoriais da ApexBrasil estiveram reunidos com uma equipe do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para debater a questão e propor soluções.

No encontro foram apresentadas experiências satisfatórias em 31 países onde os protocolos estão vigentes e também expostos os entraves e barreiras para a imersão em de novos mercados.

O principal item da proposta encaminhada ao MAPA, também incluso nas metas do Brazilian Cattle é criar protocolos sanitários padronizados para os diferentes blocos econômicos.

Na agenda de ações serão organizadas visitas a órgãos sanitários dos países interessados em comprar do Brasil e promovidos eventos técnicos para levar informações precisas sobre os controles realizados pelo MAPA e a excelência produtiva da pecuária brasileira.

Pecuária brasileira é destaque de feiras nos EUA e Panamá

O zebu brasileiro será uma das atrações de duas feiras internacionais este mês. No Panamá, as raças zebuínas e vários produtos e serviços do setor pecuário brasileiro estão sendo apresentados aos visitantes da Feria Internacional de David (FIDA) no estande da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). A expectativa dos organizadores do evento é de que 300 mil pessoas passem pela exposição, que acontece de 17 a 27 de março, na província de Chiriqui.
A gerente Técnica Internacional da ABCZ, Icce Garbellini, apresentará aos visitantes a potencialidade das raças zebuínas para produção de carne e leite e o projeto Brazilian Cattle, que tem como objetivo ampliar as exportações de genética e produtos pecuários. Só no ano passado, as empresas associados ao Brazilian Cattle, que tem o apoio da Apex-Brasil, exportaram US$ 400 milhões.
Mais de 500 expositores participam da FIDA. Além da ABCZ, representantes das empresas associadas estarão participando da feira panamenha. A programação conta ainda com julgamentos de animais. Entre as raças zebuínas, serão julgadas brahman e nelore.
No dia 23, haverá um coquetel no estande da ABCZ que deve contar com a presença de autoridades daquele país e criadores. Durante o evento, será anunciado o nome do estrangeiro agraciado com o Mérito ABCZ, comenda que será entregue no Brasil, em maio, durante a ExpoZebu 2011. O médico veterinário do Panamá, Avelino Ureña, é o agraciado deste ano.
Brasil e Panamá assinaram em 2008 um protocolo sanitário para liberação das exportações de sêmen e embriões bovinos. Agora, os dois países estudam a possibilidade de ampliar o comércio bilateral nessa área.
Já nos Estados Unidos, o diretor Internacional da ABCZ, Rafael Mendes, participará da feira Miami International Agriculture and Cattle Show. Ele será recebido pelo senador americano Javier Souto. No dia 21 de março, Mendes seguirá para a FIDA, no Panamá.

segunda-feira, 14 de março de 2011

MAPA, ABCZ e empresas de genética bovina discutem protocolos sanitários

Os principais entraves relacionados às exportações de material genético, animais e outros produtos do agronegócio serão discutidos amanhã e quarta-feira durante reuniões que serão realizadas na sede da ABCZ. No encontro do dia 15, que ocorrerá às 14h, no Salão Internacional da ABCZ, representantes das empresas do segmento de genética e biotecnologia irão propor a padronização dos protocolos sanitários para facilitar as exportações, pois cada país exige processos diferentes, dificultando as negociações.

No dia 16, a partir das 11h, o representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno de Oliveria Cotta, falará sobre a atual situação dos protocolos sanitários e como este processo de atualização protocolar se desenvolve.

Pela primeira vez, Sergipe participa do Controle Leiteiro da ABCZ


Sergipe está investindo na seleção de animais da raça gir para aumentar a produção de leite do Estado. Entre as medidas adotadas por criadores da região está a participação em provas que identifiquem quais fêmeas do criatório têm melhor produção leiteira. No município de Feira Nova, técnicos da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) começaram a aferir a produção do rebanho da Fazenda Santa Izolina. No dia 8 de março, foi feita a primeira pesagem de leite.
A Santa Izolina, pertencente ao pecuarista Gilberto dos Santos, é o primeiro criatório sergipano a fazer parte do Controle Leiteiro da ABCZ. “Com a participação no Controle Leiteiro, a Santa Izolina passa a dar continuidade ao trabalho de seleção do gir leiteiro, tendo em vista que as suas matrizes já possuem genealogia materna com controles da produção leiteira. O criador faz uso da técnica de FIV na propriedade com os touros top dos sumários. No momento, o projeto é a multiplicação dos animais para a produção de leite de gado gir. Futuramente, a propriedade deve ofertar genética aos sergipanos”, explica o técnico do escritório da ABCZ de Sergipe, Denio Leite.
Realizado desde 1986 em todo o Brasil, o Controle Leiteiro integra o
Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) da ABCZ, que é considerado o maior do gênero no país. As informações coletadas pelos técnicos também são utilizadas nas avaliações do Sumário de Touros, outra ferramenta do PMGZ que permite a identificação de animais geneticamente superiores. Por ano, os técnicos do Controle Leiteiro fazem, em média, mais de 38 mil pesagens em todo o país da produção de quase cinco mil fêmeas zebuínas.
Os criadores de Sergipe interessados em participar do Controle Leiteiro devem entrar em contato com o ETR de Aracajú, localizado no Parque de Exposição João Cleofas, ou por e-mail etraju@abcz.org.br. O telefone de contato é (79) 3241-2686.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Raças zebuínas são destaque da 1ª FAESE, em Sergipe

A primeira edição da Feira Agropecuária do Estado de Sergipe (FAESE) aconteceu em Aracaju (SE) entre os dias 20 e 27 de fevereiro. O evento, que foi realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe, contou com 250 ovinos, 100 equinos e 230 bovinos. As raças zebuínas contaram com 60 guzerá, 10 indubrasil, 37 nelore, 82 gir (sendo 64 aptidão leiteira). “Pela primeira vez no Estado, foi realizada uma mostra homologada da raça gir, aptidão leiteira. Isso é uma demonstração da força e pujança dos criadores do núcleo Bahia e Sergipe”, diz o técnico do escritório da ABCZ em Aracaju, Denio Augusto Leite. O julgamento da raça gir ficou a cargo do jurado Euclides Prata Santos Neto e o Torneio Leiteiro foi coordenado por Saul Borges.

No dia 25 de fevereiro, houve o leilão de guzerá promovido pelo núcleo BASE (Bahia-Sergipe) com a venda de 27 lotes com faturamento total de R$111.000,00. Já no dia 26, aconteceu o tradicional leilão Raça do Criador, realizado pela Federação da Agricultura, com 32 lotes de gir e girolando, com faturamento de R$126.000,00.


Confira os resultados dos julgamentos:
Raça Nelore:Grande Campeão – Invento FIV Boi Verde – Prop. Jose Luiz de Góis
Reserv. Grande Campeão – Falco 2 FIV da Limão - Prop. Adroelza Limoeiro
Grande Campeã – Cadaya do Tomé – Prop. Jose Luiz de Góis
Res. Grande Campeã – Adida FIV da Limão – Prop. Adroelza Limoeiro

Raça Guzerá:Grande Campeão – Gladiador JCN – Prop. John George Carvalho Donald
Res. Grande Campeão – Quartzo da Padronal - Prop. John George Carvalho Donald
Grande Campeã – Jujuba BC – Prop. Benicio Cunha Cavalcanti
Res. Grande campeã – Matriz JCN – Prop. João de Azevedo Cavalcanti Neto

Raça Gir – Aptidão LeiteiraGrande Campeã: DANDARA - RG: RSSO 41
Expositor: RUBEM SERGIO SANTOS DE OLIVEIR
Res.Grande Campeã: EFETIVA - RG: ERD 98
Expositor: LOURENCO NASCIMENTO NETO


Grande Campeão: MOAG FAHIR ROSARINHO - RG: JRIM 40
Expositor: RUBEM SERGIO SANTOS DE OLIVEIR
Res.Grande Campeão: 185 SAN GIORGIO - RG: LANF 185
Expositor: ANGELO LUCCIOLA NETO

Torneio Leiteiro:Fêmea Jovem - Dandara - RSSO 41 - Produção de 61,76 kg, média de 20,58Kg - Propriedade: Rubem Sergio Santos de Oliveira
Vaca Jovem - Faija San Giorge - LANF 113 - Produção de 40,66 kg, média de 13,55Kg - Propriedade: Angelo Lucciola Neto
Vaca Adulta - Abela Cal - CAL 7773 - Produção de 70,64 kg, média de 23,55 Kg - Propriedade: Rubem Sergio Santos de Oliveira

quinta-feira, 10 de março de 2011

ExpoZebu 2011: ABCZ divulga lista de homenageados do Mérito

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, e a senadora Kátia Abreu estão entre os homenageados do Mérito ABCZ, comenda que será entregue na abertura oficial da ExpoZebu 2011. Na categoria Nacional também receberão o Mérito ABCZ os pecuaristas: Luiz Fernando Paranhos Ferreira; José João Salgado Rodrigues dos Reis; Pedro Augusto Ribeiro Novis; Alice Maria Barreto Prado Ferreira; Norival Bonamichi.
Na categoria Internacional, o homenageado será o médico veterinário panamenho Avelino Ureña Ramos. Na categoria Funcionário, a responsável técnica pelo escritório da ABCZ em Goiânia, Ednira Gleida Marques, vai receber a comenda.
A entrega do Mérito ABCZ ocorrerá no dia 3 de maio, a partir das 10h, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), durante a abertura oficial da ExpoZebu 2011. O Mérito ABCZ foi criado em 1977 e todos os anos homenageia personalidades que desenvolvem trabalhos em prol do crescimento da pecuária zebuína.

Azul começa a operar em Uberaba para atender visitantes da ExpoZebu

A empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras começa a operar em Uberaba (MG) a partir do dia 14 de abril, atendendo a grande demanda por voos para a cidade no período da maior feira de zebuínos do mundo, a ExpoZebu. Durante encontro ocorrido no final de janeiro com a presença do presidente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Eduardo Biagi, e do prefeito de Uberaba, Anderson Adauto, o presidente da Azul, Pedro Janot, comprometeu-se a iniciar a operação no município duas semanas antes da feira, que será 28 de abril a 10 de maio.

Os voos no período da ExpoZebu vão atender turistas de vários estados brasileiros e de outros países. A feira deve receber quase 400 mil visitantes, sendo mais de 500 estrangeiros. Os interessados podem consultar a disponibilidade de voos no site da Azul (www.voeazul.com.br). Com dois anos de operações, a empresa conecta 28 destinos com 200 voos diários. Somando-se às linhas de ônibus, são 35 cidades brasileiras conectadas pela Azul.

sexta-feira, 4 de março de 2011

ExpoZebu 2011: Último dia para inscrição com valor reduzido

Termina hoje (04/03) o prazo para inscrição de animais na ExpoZebu no valor de R$270,00 (associados) e R$540,00 (não associados) cada argola. A partir de amanhã, a argola sobe para R$400,00 (associados) e R$800,00 (não associados).

Este ano, as inscrições só poderão ser feitas pela internet e vão até o dia 1º de abril. Para o Concurso Leiteiro, a ABCZ já encerrou as inscrições para a raça gir, pois as 78 vagas foram preenchidas. Para as raças guzerá, indubrasil e sindi, são 36 vagas disponíveis para cada uma e as inscrições continuam abertas. O Concurso Leiteiro será realizado de 3 a 6 de maio. O julgamento de animais será de 4 a 10 de maio.

A ExpoZebu acontece de 28 de abril a 10 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).