Brasil propõe padronização de protocolos de exportação.
A padronização de protocolos sanitários é essencial para viabilizar novos acordos comerciais, expandir o mercado internacional, aumentar o volume e o faturamento com exportações de produtos que integram o portifólio das empresas associadas ao Brazilian Cattle.
Este mês (15 e 16) a diretoria da ABCZ, representantes das empresas e o gerente de projetos setoriais da ApexBrasil estiveram reunidos com uma equipe do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para debater a questão e propor soluções.
No encontro foram apresentadas experiências satisfatórias em 31 países onde os protocolos estão vigentes e também expostos os entraves e barreiras para a imersão em de novos mercados.
O principal item da proposta encaminhada ao MAPA, também incluso nas metas do Brazilian Cattle é criar protocolos sanitários padronizados para os diferentes blocos econômicos.
Na agenda de ações serão organizadas visitas a órgãos sanitários dos países interessados em comprar do Brasil e promovidos eventos técnicos para levar informações precisas sobre os controles realizados pelo MAPA e a excelência produtiva da pecuária brasileira.