O zebu brasileiro será uma das atrações de duas feiras internacionais este mês. No Panamá, as raças zebuínas e vários produtos e serviços do setor pecuário brasileiro estão sendo apresentados aos visitantes da Feria Internacional de David (FIDA) no estande da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). A expectativa dos organizadores do evento é de que 300 mil pessoas passem pela exposição, que acontece de 17 a 27 de março, na província de Chiriqui.
A gerente Técnica Internacional da ABCZ, Icce Garbellini, apresentará aos visitantes a potencialidade das raças zebuínas para produção de carne e leite e o projeto Brazilian Cattle, que tem como objetivo ampliar as exportações de genética e produtos pecuários. Só no ano passado, as empresas associados ao Brazilian Cattle, que tem o apoio da Apex-Brasil, exportaram US$ 400 milhões.
Mais de 500 expositores participam da FIDA. Além da ABCZ, representantes das empresas associadas estarão participando da feira panamenha. A programação conta ainda com julgamentos de animais. Entre as raças zebuínas, serão julgadas brahman e nelore.
No dia 23, haverá um coquetel no estande da ABCZ que deve contar com a presença de autoridades daquele país e criadores. Durante o evento, será anunciado o nome do estrangeiro agraciado com o Mérito ABCZ, comenda que será entregue no Brasil, em maio, durante a ExpoZebu 2011. O médico veterinário do Panamá, Avelino Ureña, é o agraciado deste ano.
Brasil e Panamá assinaram em 2008 um protocolo sanitário para liberação das exportações de sêmen e embriões bovinos. Agora, os dois países estudam a possibilidade de ampliar o comércio bilateral nessa área.
Já nos Estados Unidos, o diretor Internacional da ABCZ, Rafael Mendes, participará da feira Miami International Agriculture and Cattle Show. Ele será recebido pelo senador americano Javier Souto. No dia 21 de março, Mendes seguirá para a FIDA, no Panamá.