quarta-feira, 4 de maio de 2011
Emater-MG, ABCZ e Girolando assinam convênios na ExpoZebu 2011
Três acordos de cooperação técnica entre a Emater-MG, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu e a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando foram assinados hoje (04/05) na ExpoZebu 2011, em Uberaba (MG). O evento contou com a presença do secretário de Agricultura de Minas Gerais, Elmiro Alves do Nascimento, do gerente de Mercado do Banco do Brasil, Carlos Geovane Rodrigues, do presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Rivaldo Machado Borges Júnior, de representantes da Asbraer (Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural) e de diversas outras entidades do setor.
Todos os convênios têm como objetivo a prestação de serviços aos associados das duas entidades de classe para garantir o melhoramento genético do rebanho mineiro. O termo entre a ABCZ e a Emater-MG foi assinado pelo presidente da Emater-MG, Maurílio Soares Guimarães, e pelo diretor da ABCZ, José de Castro Rodrigues Neto.
Com a Girolando, a Emater-MG assinou dois convênios. Um deles tem como objetivo viabilizar a prestação de serviços técnicos pela Emater-MG aos associados em Minas Gerais. O outro termo de cooperação prevê o desenvolvimento e execução de ações que visem o melhoramento genético do plantel leiteiro do estado de Minas Gerais através da implantação do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG) nas propriedades assistidas pela Emater-MG. Assinaram os acordos o presidente da Emater-MG, Maurílio Soares Guimarães, e o vice-presidente da Girolando, Fernando Brasileiro.
Logo após as assinaturas dos acordos, foram apresentados os resultados do Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro). O superintendente de Melhoramento Genético da ABCZ, João Gilberto Bento, disse que o programa desmistificou a ideia de que o pequeno produtor não pode ter acesso à genética de qualidade. A meta é comercializar este ano cerca de mil animais nas feiras do Pró-Genética. O programa, instalado em alguns estados brasileiros, está em fase de expansão pelo país.
Os participantes da reunião puderam dar sugestões para melhoria do Pró-Genética. O superintendente Técnico da Girolando, Leandro Paiva, pediu a inclusão de touros da raça, de grau de sangue 5/8, no programa devido ao fato de serem altamente melhoradores e participarem diretamente da consolidação da raça. Atualmente, apenas os touros PS (Puro Sintético) podem ser comercializados nas feiras do Pró-Genética.
Já o técnico da Emater, Thomaz Antônio Chiatti, sugeriu a criação de um Pró-Genética para fêmeas, já que o programa só comercializa touros. Com isso, ele acredita que a medida ajudará a repor o rebanho de fêmeas brasileiro. O gerente Regional da Emater-MG, Gustavo Laterza, sugeriu ao Banco do Brasil que utilize uma planilha simplificada de crédito rural para atender os pequenos e médios criadores interessados em adquirir animais nas feiras do programa. O presidente do Sindicato Rural, Rivaldo Machado Borges Júnior, reforçou a necessidade de divulgar de forma mais ampla o programa nas cidades em que as feiras são realizadas para que um maior número de criadores participe dos eventos.
Criado em 2006 pela ABCZ e pelo Governo de Minas, o Pró-Genética tem como objetivo democratizar a genética de ponta, fazendo com que pequenos e médios criadores tenham condições de adquirir animais de alto valor genético para melhorar a produção de carne e leite de suas propriedades.
Na foto, Maurílio (Emater), Brasileiro (Girolando), José de Castro (ABCZ) e Elmiro (Secretário de Agricultura) durante a reunião do Pró-Genética