quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Indonésia quer carne e genética do zebu brasileiro

A partir de segunda-feira (08/08) o embaixador Paulo Alberto da Silveira Soares assume o posto na Indonésia, mas antes de chegar ao novo destino o diplomata esteve em Uberaba, MG, para um importante encontro com representantes do setor produtivo pecuário e da ABCZ. O embaixador Paulo Roberto foi recebido por representantes de empresas locais e do poder público municipal, pelo presidente Eduardo Biagi, diretores e corpo administrativo da associação.
Em um dia de programação intensa com visitas técnicas, reuniões e coletiva de imprensa, todos os diálogos se pautaram no potencial do Brasil para fornecer carne ao mercado consumidor da Indonésia e se transformar em um parceiro comercial forte através da transferência de tecnologia e conhecimento gerados pelo trabalho de excelência com a pecuária zebuína.
A Indonésia tem aproximadamente 240 milhões de habitantes que consomem em carne quase meio bilhão de dólares ao ano. Segundo o embaixador Paulo Roberto, o país que sempre comprou o produto da Austrália, perdeu o fornecedor por questões culturais e por isso tem procurado uma nova fonte de abastecimento para proteína vermelha. Silveira disse ainda que o presidente indonésio quer conhecer mais da pecuária do Brasil e está disposto a pedir reformulações na legislação para abrir novos protocolos de comércio.
“Este é um momento importante. Foi aberto um mercado de meio bilhão de dólares que pode ser a porta de entrada para a Ásia. É preciso agora agilidade e agressividade para fazer política e vender. Vim até Uberaba para convocar uma missão de empresários e representantes de toda a cadeia pecuária, saio da ABCZ e sigo muito estimulado para a embaixada, pois sei que meu pedido será atendido. Fiquei positivamente impressionado com o potencial que vi aqui” declarou Silveira.
“Nós estamos prontos para exportar para qualquer mercado, temos abates especializados, temos gado em quantidade e com qualidade. A Indonésia já era um dos destinos agendados para visitas de negócios pelo nosso departamento internacional e vamos fazer o possível para atender a solicitação do embaixador e a necessidade do mercado indonésio”, explicou à imprensa o presidente da ABCZ Eduardo Biagi
Jacarta, a capital da Indonésia é matriz da Associação de Nações do Sudeste Asiático. A ASEAN, que engloba Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura e Tailândia, trabalha coletivamente em busca de um plano social e econômico melhor para cada nação do bloco. A população da região da ASEAN abrange 560 milhões de pessoas, cobre uma área de 4,5 milhões de km2 e juntas, as nove federações integrantes geram um PIB de mais de US$ 1 trilhão com valor comercial superior a US$ 1,4 trilhão.