A 78ª edição da ExpoZebu, que será realizada entre os dias 28 de abril e 10 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, antecipará as discussões da Rio + 20 sobre o agronegócio sustentável. Durante a ExpoZebu, será promovido um ciclo de debates com a participação de pesquisadores e criadores.
Como a feira acontece em Uberaba, cidade considerada o maior polo de genética bovina do país, uma comitiva de jornalistas que trabalharão na Rio +20 visitará a ExpoZebu. O grupo ainda conhecerá fazendas, centrais de inseminação e empresas do setor sediadas na cidade.
Sobre o Rio + 20
Vinte anos depois da Eco 92 (como ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável) popularizar o conceito de desenvolvimento sustentável, o Rio de Janeiro voltará a sediar o evento, que agora leva o nome de Rio +20 em homenagem às duas décadas da primeira edição. Desta vez, o desenvolvimento sustentável não virá apenas como um conceito, mas como uma ação em curso no mundo.
Chefes de Estado e de Governo de mais de 100 países estarão, de 20 a 22 de junho no Rio de Janeiro, debatendo dois temas centrais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.
Como a atuação do agronegócio brasileiro no cenário internacional está diretamente ligada a esses dois pontos, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) está preparando um documento enfocando a contribuição do setor na construção de uma economia verde brasileira e na erradicação da pobreza. O secretário-Geral da Rio+20, Sha Zukang, pediu uma conclusão ambiciosa e prática dos trabalhos para elaboração do documento final do evento. “Quando os líderes mundiais se reunirem no Rio daqui a cinco meses, precisaremos apresentar a eles um resultado ambicioso e prático que equivalha à magnitude dos desafios da atualidade”, disse Sha. “Precisamos de um resultado robusto da Rio+20, com compromissos políticos revigorados por todos os países. Precisamos de decisões fortes. Fortes em compromissos e fortes em ações”.
A ABCZ foi convidada pelo governo brasileiro para integrar o Grupo de Trabalho Rio +20. A primeira participação da entidade nas reuniões foi no dia 23 de janeiro com a participação do superintendente de Marketing e Comercial da ABCZ, João Gilberto Bento, e do gerente de Sustentabilidade, Paulo Henrique Lopes Alves. O encontro aconteceu no gabinete da Secretaria de Desenvolvimento e Cooperativismo do MAPA, em Brasília (DF). Coordenada pelo coordenador do Grupo de Trabalho Rio+20 do MAPA e Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo-SDC, Erickson Chandoha, a reunião contou ainda com a participação de representantes de outras entidades ligadas ao agronegócio. O Grupo de Trabalho voltou a se reunir no dia 13 de fevereiro.
Mais informações na edição 66 da Revista ABCZ, disponível no site www.abcz.org.br.