sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Sergipe tem os primeiros animais Indubrasil com CEP



O sábado de Carnaval marcou a entrega dos primeiros CEPs (Certificado Especial de Produção) a animais da raça Indubrasil selecionados no estado de Sergipe. O rebanho pertence ao proprietário da Fazenda Floresta, Francisco Alves, que há 30 anos seleciona a raça e participa do Controle de Desenvolvimento Ponderal do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos). O técnico da ABCZ Denio Leite esteve na propriedade, localizada em Pinhão, no semiárido sergipano, para entregar o CEP Bronze conquistado pelo animal Vadio da Floresta (FAS 1022). O rebanho é criado totalmente a pasto.

A Fazenda Floresta é o único criatório no país que realiza o registro genealógico de animais Indubrasil de pelagem vermelha. Também foi entregue o CEP Prata ao animal VOLTA, que pertence a Acrísio Cruz Neto, filho de Francisco Alves dos Santos. Segundo o técnico da ABCZ, o zebuíno é criado totalmente a pasto e com cria ao pé aos 30 meses, demonstrando a precocidade da raça.

Sobre o CEP
O CEP é baseado nas avaliações genéticas de todos os animais participantes do PMGZ. A cada safra são verificados nos arquivos gerais da ABCZ os zebuínos (machos e fêmeas) que apresentam os melhores IQG (Índice de Qualificação Genética). Além de apresentar uma superioridade genética, eles devem apresentar um tipo adequado à produção já que o intuito do CEP é identificar e disponibilizar reprodutores com DEPs elevadas.
Para a emissão do CEP Categoria Nacional, são identificados os 8% melhores IQG de todo o rebanho nacional (machos e fêmeas), nascidos em um determinado ano. Cada edição do CEP trabalha com a safra de 2 anos anteriores. Na categoria nacional há 4 selos:


CEP PLATINA: animais que estão entre os 1% melhores IQG
CEP OURO: animais estão entre os 1% a 2% melhores IQG
CEP PRATA: animais que estão entre os 2% a 5% melhores IQG
CEP BRONZE: animais que estão entre os 5% a 8% melhores IQG



Como participar do CEP

O primeiro passo para que o criador possa ter animais candidatos ao CEP é ter seu rebanho participando do Controle do Desenvolvimento Ponderal – CDP/PMGZ.  A cada ano, através do Sumário de Avaliação Genética do PMGZ, identificamos os animais melhores classificados, que são os candidatos ao CEP.

 Como obter o CEP

O criador que tiver animais candidatos ao CEP deverá apresentá-los a um técnico credenciado da ABCZ. Os animais passarão por uma avaliação visual pelo método EPMURAS. Somente recebe o certificado o animal que obtiver o conceito igual ou acima de Bom, numa escala que vai de Inferior a Excelente.


Informações adicionais: cep@abcz.org.br ou em qualquer escritório da ABCZ