Correção em referência à reportagem: O símbolo da ABCZ é um caranguejo. |
quinta-feira, 22 de março de 2012
TV Bom Negócio mostra o trabalho da ABCZ
Assista ao vídeo através do link: http://bomnegocio.tv.br/site/index.php?comp=videos&v=24&item=10
terça-feira, 13 de março de 2012
ABCZ divulga lista de jurados da ExpoZebu 2012
A diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) definiu na manhã desta terça-feira (13/03) os jurados que atuarão na escolha dos grandes campeões da ExpoZebu 2012. No caso das raças nelore, nelore mocho e gir leiteiro, a indicação dos jurados foi feita pelas comissões adjuntas (formadas por representantes da ABCZ e das associações de raça). Nas raças brahman, guzerá, tabapuã, sindi, indubrasil e gir dupla aptidão, as associações promocionais das raças puderam sugerir sete jurados para avaliação do Colégio de Jurados da ABCZ.
Na raça tabapuã, os três jurados aprovados pela diretoria da ABCZ só atuarão na ExpoZebu caso o número de animais inscritos for superior a 180, conforme prevê o regulamento da ExpoZebu. Se a quantidade ficar abaixo, o jurado será Rubenildo C. B Rodrigues.
Os julgamentos estão marcados para o período de 4 a 10 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Os criadores têm até o dia 6 de abril para realizar as inscrições dos animais pelo site www.abcz.org.br. Este ano, o número de zebuínos inscritos por expositor subiu para 12. Outra novidade é que os associados da ABCZ poderão votar nos melhores zebuínos em pista. A votação poderá ser feita em terminais instalados pelo Parque. A 78ª ExpoZebu vai de 28 de abril a 10 de maio.
Confira a lista completa dos jurados da ExpoZebu:
Brahman
Rodrigo R. Lopes Cançado
Ademir Jovanini
Luís Renato Tiveron
Gir Dupla Aptidão
Virgílio Batista A. Borba Camargos
Gir leiteiro
Fábio Miziara
Marcelo Miranda Almeida Ferreira
José Jacinto Júnior
Guzerá
Marcelo Ricardo de Toledo
Carlos Alberto de Souza Celestino
William Koury Filho
Indubrasil
Simeão Machado Neto
Nelore
Célio Arantes Heim
Fabiano Rodrigues da Cunha Araújo
Fábio Eduardo Ferreira
Nelore mocho
José Delsique de Macedo Borges
Sindi
Fernando Augusto Meirelles Filho
Tabapuã
Rubenildo C. B. Rodrigues
Murilo Montandon Sivieri
Jordan Menezes
sexta-feira, 9 de março de 2012
São Roque de Minas terá feira do Pró-Genética
A cidade de São Roque de Minas (MG) sedia neste final de semana a Feira de Touros Registrados Pró-Genética. Serão comercializados reprodutores de diversas raças zebuínas, com exame andrológico positivo, idade máxima de 42 meses, teste negativo de brucelose e de tuberculose. Todos os animais colocados à venda foram inspecionados por técnicos da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
A feira será realizada no Tatersal do Sindicato Rural de São Roque de Minas, das 8h às 20h. Os pequenos e médios produtores interessados em adquirir touros podem financiar as compras pelo Sicoob SaromCred. A EMATER/MG está auxiliando os compradores em relação aos documentos necessários para o financiamento.
A Feira do Pró-Genética será precedida por um seminário, que será realizado amanhã (10/03), das 18h às 20h, no Sindicato Rural, para produtores rurais e técnicos da Emater. O gerente de Fomentos do PMGZ da ABCZ, Lauro Fraga, falará sobre melhoramento genético, Pró-Genética, entre outros assuntos. “As feiras de touros são muito importantes em vários aspectos para as cidades onde ocorrem. Atendem ao anseio dos produtores rurais da região, que podem comprar reprodutores de variadas raças, sem o custo do frete. Movimentam o comércio local, já que lojas de insumos agropecuários e revendedoras de tratores participaram das feiras. Já os técnicos da Emater, através do trabalho de extensão, melhoram o rebanho, a qualidade de vida e a renda dos produtores que atendem. E as entidades de classe representativas dos pecuaristas ajudam naquele dia a movimentar a região e a plantar sementes de união e crescimento no meio rural”, diz Fraga.
No ano passado, o Pró-Genética, que existe desde 2006, possibilitou a venda de 1.270 touros PO para aproximadamente 1.000 produtores rurais de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Sergipe.
quinta-feira, 8 de março de 2012
Reportagem mostra trabalho da primeira mulher a frente da diretoria da ABCZ
No Dia Internacional da Mulher, reportagem da TV Integração (afiliada da Rede Globo em Uberaba) fala sobre o trabalho da diretora Leila Borges de Araújo na ABCZ. Confira a reportagem! Acesse:
http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/triangulo-mineiro/mgtv-1edicao/t/edicoes/v/mulheres-falam-como-conseguiram-superar-barreiras-e-alcancar-sucesso-na-carreira/1847593/
http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/triangulo-mineiro/mgtv-1edicao/t/edicoes/v/mulheres-falam-como-conseguiram-superar-barreiras-e-alcancar-sucesso-na-carreira/1847593/
segunda-feira, 5 de março de 2012
Touros do Pró-Genética vão reforçar rebanho da Canastra
Um lote de 38 touros de alta genética será colocado à venda domingo (11), no Parque de Exposição de São Roque de Minas, na região da Serra da Canastra, conhecida principalmente como tradicional produtora de queijo minas artesanal. O evento marca a abertura do calendário anual de feiras do Pró-Genética, criado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e executado pela vinculada Emater-MG.
O objetivo do Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais) é possibilitar a melhoria da qualidade do rebanho bovino mineiro, facilitando principalmente para os agricultores familiares a aquisição de reprodutores selecionados pela Associação Brasileira dos Criadores de Gado Zebu (ABCZ).
“Todos os animais têm qualidade genética garantida (PO), com registro genealógico definitivo, inspecionado pela ABCZ, exame andrológico positivo, teste negativo de brucelose e tuberculose”, informa o extensionista Lívio Múcio de Souza Lima, do escritório da Emater de São Roque de Minas.
De acordo com levantamento realizado pela Emater, os produtores do município estão interessados em adquirir touros Nelore, Gir Leiteiro, Brahman e Guzerá para aprimorar seus rebanhos. “Interessam aos pecuaristas, principalmente, os animais da raça Nelore (15 pedidos). Segundo Souza Lima, para atender a diversos produtores de outros municípios da região será oferecido também um lote complementar de doze tourinhos, e neste caso também a procura maior é por touros Nelore.
As compras dos reprodutores na feira de São Roque de Minas podem ser feitas individualmente ou em grupo, com financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e linhas de crédito oferecidas pelo banco cooperativo Sicoob Saromcredi. Como em todas as feiras do Pró-Genética, os técnicos da Emater vão ajudar os pecuaristas na definição do crédito a ser utilizado junto às instituições financeiras. Além disso, os extensionistas poderão orientar os reprodutores para comprarem animais reprodutores adequados à inclusão em seus rebanhos.
Segundo Souza Lima, os pecuaristas têm grandes expectativas em relação à primeira feira do Pró-Genética no município. “Eles estão cientes de que se trata de uma grande oportunidade para a melhoraria da qualidade do gado, que deve resultar no aumento da receita das propriedades”. O extensionista diz que São Roque de Minas conta com um 68,5 mil cabeças de bovinos, sendo 14,9 mil machos e 53,6 mil fêmeas.
Parceiro na realização da feira do Pró-Genética no município, o Sindicato dos Produtores Rurais de São Roque de Minas participou dos trabalhos para definição das raças que podem oferecer melhores resultados no cruzamento com fêmeas do rebanho local. De acordo com o administrador da entidade, Eugênio Pacelli Maciel, a indicação de reprodutores de corte tem por objetivo diversificar os criatórios com a utilização de animais para a produção de carne em áreas ocupadas anteriormente por cafezais.
Em outra oportunidade, acrescenta Maciel, poderão ser indicados touros de raças europeias, destinados a aumentar a qualidade do rebanho leiteiro.
Saldo positivo
Com base nas informações da Emater, o secretário da Agricultura, Elmiro Nascimento, considera animadoras as perspectivas do Pró-Genética no Estado para 2012. “Além da Feira de Touros de São Roque de Minas estão programados atualmente mais 13 eventos, portanto o volume incluído no calendário já supera o total do ano passado, 12 feiras que resultaram na venda de 254 reprodutores”.
Nascimento ainda observa que o trabalho dos extensionistas da Emater é de fundamental importância para o desenvolvimento das ações do Pró-Genética, que atendem sobretudo às propriedades de agricultura familiar.
Além da Secretaria da Agricultura – com suas vinculadas Emater, IMA e Epamig – e da ABCZ, são também parceiros do programa os Bancos do Brasil e do Nordeste, Sistema das Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), sindicatos rurais, cooperativas, prefeituras e entidades dos produtores.
Fonte: Governo de Minas
O objetivo do Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais) é possibilitar a melhoria da qualidade do rebanho bovino mineiro, facilitando principalmente para os agricultores familiares a aquisição de reprodutores selecionados pela Associação Brasileira dos Criadores de Gado Zebu (ABCZ).
“Todos os animais têm qualidade genética garantida (PO), com registro genealógico definitivo, inspecionado pela ABCZ, exame andrológico positivo, teste negativo de brucelose e tuberculose”, informa o extensionista Lívio Múcio de Souza Lima, do escritório da Emater de São Roque de Minas.
De acordo com levantamento realizado pela Emater, os produtores do município estão interessados em adquirir touros Nelore, Gir Leiteiro, Brahman e Guzerá para aprimorar seus rebanhos. “Interessam aos pecuaristas, principalmente, os animais da raça Nelore (15 pedidos). Segundo Souza Lima, para atender a diversos produtores de outros municípios da região será oferecido também um lote complementar de doze tourinhos, e neste caso também a procura maior é por touros Nelore.
As compras dos reprodutores na feira de São Roque de Minas podem ser feitas individualmente ou em grupo, com financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e linhas de crédito oferecidas pelo banco cooperativo Sicoob Saromcredi. Como em todas as feiras do Pró-Genética, os técnicos da Emater vão ajudar os pecuaristas na definição do crédito a ser utilizado junto às instituições financeiras. Além disso, os extensionistas poderão orientar os reprodutores para comprarem animais reprodutores adequados à inclusão em seus rebanhos.
Segundo Souza Lima, os pecuaristas têm grandes expectativas em relação à primeira feira do Pró-Genética no município. “Eles estão cientes de que se trata de uma grande oportunidade para a melhoraria da qualidade do gado, que deve resultar no aumento da receita das propriedades”. O extensionista diz que São Roque de Minas conta com um 68,5 mil cabeças de bovinos, sendo 14,9 mil machos e 53,6 mil fêmeas.
Parceiro na realização da feira do Pró-Genética no município, o Sindicato dos Produtores Rurais de São Roque de Minas participou dos trabalhos para definição das raças que podem oferecer melhores resultados no cruzamento com fêmeas do rebanho local. De acordo com o administrador da entidade, Eugênio Pacelli Maciel, a indicação de reprodutores de corte tem por objetivo diversificar os criatórios com a utilização de animais para a produção de carne em áreas ocupadas anteriormente por cafezais.
Em outra oportunidade, acrescenta Maciel, poderão ser indicados touros de raças europeias, destinados a aumentar a qualidade do rebanho leiteiro.
Saldo positivo
Com base nas informações da Emater, o secretário da Agricultura, Elmiro Nascimento, considera animadoras as perspectivas do Pró-Genética no Estado para 2012. “Além da Feira de Touros de São Roque de Minas estão programados atualmente mais 13 eventos, portanto o volume incluído no calendário já supera o total do ano passado, 12 feiras que resultaram na venda de 254 reprodutores”.
Nascimento ainda observa que o trabalho dos extensionistas da Emater é de fundamental importância para o desenvolvimento das ações do Pró-Genética, que atendem sobretudo às propriedades de agricultura familiar.
Além da Secretaria da Agricultura – com suas vinculadas Emater, IMA e Epamig – e da ABCZ, são também parceiros do programa os Bancos do Brasil e do Nordeste, Sistema das Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), sindicatos rurais, cooperativas, prefeituras e entidades dos produtores.
Fonte: Governo de Minas
Assinar:
Postagens (Atom)