segunda-feira, 5 de março de 2012

Touros do Pró-Genética vão reforçar rebanho da Canastra

Um lote de 38 touros de alta genética será colocado à venda domingo (11), no Parque de Exposição de São Roque de Minas, na região da Serra da Canastra, conhecida principalmente como tradicional produtora de queijo minas artesanal. O evento marca a abertura do calendário anual de feiras do Pró-Genética, criado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e executado pela vinculada Emater-MG.

O objetivo do Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais) é possibilitar a melhoria da qualidade do rebanho bovino mineiro, facilitando principalmente para os agricultores familiares a aquisição de reprodutores selecionados pela Associação Brasileira dos Criadores de Gado Zebu (ABCZ).

“Todos os animais têm qualidade genética garantida (PO), com registro genealógico definitivo, inspecionado pela ABCZ, exame andrológico positivo, teste negativo de brucelose e tuberculose”, informa o extensionista Lívio Múcio de Souza Lima, do escritório da Emater de São Roque de Minas.
De acordo com levantamento realizado pela Emater, os produtores do município estão interessados em adquirir touros Nelore, Gir Leiteiro, Brahman e Guzerá para aprimorar seus rebanhos. “Interessam aos pecuaristas, principalmente, os animais da raça Nelore (15 pedidos). Segundo Souza Lima, para atender a diversos produtores de outros municípios da região será oferecido também um lote complementar de doze tourinhos, e neste caso também a procura maior é por touros Nelore.

As compras dos reprodutores na feira de São Roque de Minas podem ser feitas individualmente ou em grupo, com financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e linhas de crédito oferecidas pelo banco cooperativo Sicoob Saromcredi. Como em todas as feiras do Pró-Genética, os técnicos da Emater vão ajudar os pecuaristas na definição do crédito a ser utilizado junto às instituições financeiras. Além disso, os extensionistas poderão orientar os reprodutores para comprarem animais reprodutores adequados à inclusão em seus rebanhos.

Segundo Souza Lima, os pecuaristas têm grandes expectativas em relação à primeira feira do Pró-Genética no município. “Eles estão cientes de que se trata de uma grande oportunidade para a melhoraria da qualidade do gado, que deve resultar no aumento da receita das propriedades”. O extensionista diz que São Roque de Minas conta com um 68,5 mil cabeças de bovinos, sendo 14,9 mil machos e 53,6 mil fêmeas.

Parceiro na realização da feira do Pró-Genética no município, o Sindicato dos Produtores Rurais de São Roque de Minas participou dos trabalhos para definição das raças que podem oferecer melhores resultados no cruzamento com fêmeas do rebanho local. De acordo com o administrador da entidade, Eugênio Pacelli Maciel, a indicação de reprodutores de corte tem por objetivo diversificar os criatórios com a utilização de animais para a produção de carne em áreas ocupadas anteriormente por cafezais.
Em outra oportunidade, acrescenta Maciel, poderão ser indicados touros de raças europeias, destinados a aumentar a qualidade do rebanho leiteiro.

Saldo positivo
Com base nas informações da Emater, o secretário da Agricultura, Elmiro Nascimento, considera animadoras as perspectivas do Pró-Genética no Estado para 2012. “Além da Feira de Touros de São Roque de Minas estão programados atualmente mais 13 eventos, portanto o volume incluído no calendário já supera o total do ano passado, 12 feiras que resultaram na venda de 254 reprodutores”.
Nascimento ainda observa que o trabalho dos extensionistas da Emater é de fundamental importância para o desenvolvimento das ações do Pró-Genética, que atendem sobretudo às propriedades de agricultura familiar.
Além da Secretaria da Agricultura – com suas vinculadas Emater, IMA e Epamig – e da ABCZ, são também parceiros do programa os Bancos do Brasil e do Nordeste, Sistema das Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), sindicatos rurais, cooperativas, prefeituras e entidades dos produtores.


Fonte: Governo de Minas