sexta-feira, 9 de março de 2012

São Roque de Minas terá feira do Pró-Genética


A cidade de São Roque de Minas (MG) sedia neste final de semana a Feira de Touros Registrados Pró-Genética. Serão comercializados reprodutores de diversas raças zebuínas, com exame andrológico positivo, idade máxima de 42 meses, teste negativo de brucelose e de tuberculose. Todos os animais colocados à venda foram inspecionados por técnicos da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
A feira será realizada no Tatersal do Sindicato Rural de São Roque de Minas, das 8h às 20h.  Os pequenos e médios produtores interessados em adquirir touros podem financiar as compras pelo Sicoob SaromCred. A EMATER/MG está auxiliando os compradores em relação aos documentos necessários para o financiamento.
A Feira do Pró-Genética será precedida por um seminário, que será realizado amanhã (10/03), das 18h às 20h, no Sindicato Rural, para produtores rurais e técnicos da Emater. O gerente de Fomentos do PMGZ da ABCZ, Lauro Fraga, falará sobre melhoramento genético, Pró-Genética, entre outros assuntos. “As feiras de touros são muito importantes em vários aspectos para as cidades onde ocorrem. Atendem ao anseio dos produtores rurais da região, que podem comprar reprodutores de variadas raças, sem o custo do frete. Movimentam o comércio local, já que lojas de insumos agropecuários e revendedoras de tratores participaram das feiras. Já os técnicos da Emater, através do trabalho de extensão, melhoram o rebanho, a qualidade de vida e a renda dos produtores que atendem. E as entidades de classe representativas dos pecuaristas ajudam naquele dia a movimentar a região e a plantar sementes de união e crescimento no meio rural”, diz Fraga.
No ano passado, o Pró-Genética, que existe desde 2006, possibilitou a venda de 1.270 touros PO para aproximadamente 1.000 produtores rurais de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Sergipe.