Para aumentar a produção de carne e leite em Sergipe, o governo do estado está facilitando o acesso de pequenos e médios produtores rurais a animais de alta qualidade genética. No dia 15 de outubro, criadores da região de Nossa Senhora da Glória poderão comprar touros utilizando linhas de financiamento de várias instituições financeiras de Sergipe. As vendas ocorrerão durante a Feira de Touros Registrados do Pró-Genética, que será realizada no Parque de Exposições de Nossa Senhora da Glória, durante a EXPOSERGIPE.
O Pró-Genética (Programa de Melhoria Genética do Rebanho Bovino do Estado de Sergipe) foi implantado este ano no estado. Esta será a segunda feira. O programa, que foi criado em 2006 pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) em Minas Gerais, tem como objetivo de melhorar a qualidade do rebanho bovino comercial e contribuir para criação de mecanismos que aumentem a produção e a renda do pequeno e médio produtor rural.
Serão ofertados animais das raças zebuínas gir, guzerá e nelore. Os touros foram inspecionados pelo técnico da ABCZ, Denio Leite, para verificar se atendem às exigências do Pró-Genética em relação à sanidade (teste negativo de brucelose e tuberculose), reprodução (exame andrológico positivo) e idade (entre 20 e 42 meses). Além disso, os reprodutores precisam ter Registro Genealógico Definitivo.
A EMDAGRO (Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe) está cadastrando os produtores interessados em adquirir animais e auxiliando-os a preparar a documentação necessária para ter acesso ao financiamento pelo Banco do Estado de Sergipe, Banco do Nordeste e Banco do Brasil.
A próxima feira do Pró-Genética em Sergipe será no dia 12 de novembro, em Aracaju. São parceiros do programa no Estado: Governo do Estado de Sergipe, Secretaria de estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, EMDAGRO, Associação dos Criadores do Estado, Federação da Agricultura e Pecuária, SENAR-AR/SE, Banco do Estado de Sergipe, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, dentre outras instituições.