Depois de facilitar a aquisição de touros de alta qualidade genética por pequenos e médios produtores rurais com o intuito de aumentar a produtividade das fazendas, o programa Pró-Genética está abrindo novos postos de compra de animais. As vendas, que antes eram concentradas em feiras do programa, realizadas em cidades de vários estados brasileiros, agora podem ocorrer em leilões de gado. Este ano, dez pregões serão chancelados pelo programa só em Minas Gerais. “O intuito é abrir mais uma possibilidade de compra para os produtores, pois nem todos conseguem ir às feiras do Pró-Genética”, explica o técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e gerente de Fomento do PMGZ, Lauro Fraga.
Hoje (31/10), acontece o “Leilão de Reprodutores Provados Rima”, em Capitão Enéas (MG). Durante o evento, chancelado pelo Pró-Genética, serão colocados à venda 100 touros, doses de sêmens, touros de central de inseminação, de repasse e de campo. Os pequenos e médios produtores poderão comprar reprodutores no leilão e posteriormente financiar o valor através das linhas de crédito disponíveis para o Pró-Genética. O leilão será no Recinto Ricardo Antônio Vicintin, a partir das 21h, com transmissão pelo Canal do Boi.
Outros leilões agendados para este ano e que levam a chancela do Pró-Genética são: “1º Leilão Virtual de Touros”, às 21h, dia 7 de novembro, com transmissão pelo Terraviva, e venda de animais da raça guzerá; “Leilão Guzerá Villefort”, no dia 8 de novembro, com transmissão pelo Canal do Boi.