A diretoria da ABCZ esteve em Goiânia na última terça-feira (25/10) para participar de uma série de eventos. O primeiro encontro do dia foi na Associação Goiana de Tabapuã, onde o presidente da ABCZ, Eduardo Biagi, os diretores Leila Borges, Luiz Antonio Felippe e Carlito Guimarães e os superintendentes da ABCZ Agrimedes Onório (Geral) e Gleida Marques (Genealogia) estiveram reunidos com criadores para tratar de assuntos relativos à raça.
Logo em seguida, a diretoria da ABCZ e representantes das associações de raça foram recebidos pelo secretário de Agricultura, Antônio Flávio Camilo de Lima. Durante o encontro, foram debatidos o potencial da pecuária zebuína e os desafios do setor.
Como parte das comemorações dos 70 anos da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), a entidade homenageou o presidente da ABCZ com a medalha de Honra ao Mérito “pela relevante contribuição à entidade”. A medalha foi entregue pelo presidente da SGPA, Luiz Humberto de Oliveira Guimarães.
No período da tarde, a diretoria da ABCZ reuniu-se com quase 100 criadores da região. Os participantes receberam informações sobre vários projetos e serviços da ABCZ, entre eles o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ).
A diretoria também ouviu as reivindicações dos criadores. Uma delas foi sobre a demora na entrega do resultado do exame de DNA por parte dos laboratórios. O presidente da ABCZ esclareceu que a entidade já apresentou as reclamações ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), órgão responsável pelo credenciamento e fiscalização dos laboratórios. Outra medida adotada pela ABCZ é a criação do Sistema on-line de DNA, para possibilitar que o cadastramento dos resultados dos exames seja mais ágil. O laboratório lançará o resultado do laudo no sistema DNA e os dados poderão ser acessados imediatamente pela ABCZ. Hoje, os resultados são enviados via Correios ou por e-mail à associação, para só depois serem cadastrados no sistema. Durante a reunião, os criadores homenagearam a superintendente de Genealogia da ABCZ, Gleida Marques. Por vários anos, ela chefiou o Escritório Técnico Regional da ABCZ em Goiás, e desde setembro assumiu a Superintendência de Genealogia, em Uberaba (MG).
Outra novidade apresentada aos criadores goianos foi a implantação do posto de atendimento nas duas principais exposições de cada estado. Um técnico esteve na Expoinel Goiás durante os dois primeiros dias do julgamento para esclarecer dúvidas e prestar orientações aos criadores. A medida faz parte das ações que estão sendo implantadas pela ABCZ com o intuito de estar cada vez mais próxima dos associados e melhorar os serviços prestados.