sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Sistema de produção brasileiro é destaque na Colômbia

Produtores rurais da Colômbia e de outros países da América Latina conheceram o modelo de pecuária sustentável adotado por fazendas brasileiras. O tema foi abordado pelo diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Antônio Pitangui de Salvo, durante o Congresso Latinoamericano de Brahman, realizado ontem (03/11). O evento faz parte da programação da 64ª Feria Nacional de Cebú de Bucaramanga, na Colômbia.

Único brasileiro a ministrar palestra no Congresso, Pitangui apresentou o sistema de seleção da raça guzerá que desenvolve na Fazenda Canoas, em Curvelo (MG), além das práticas sustentáveis. O público ainda conheceu a experiência de criadores da França, Estados Unidos, Venezuela e da própria Colômbia.

A ABCZ conta com um estande na 64ª Feria Nacional de Cebú de Bucaramanga. No local, a equipe do Departamento Internacional da associação e as empresas associadas ao projeto Brazilian Cattle estão divulgando as raças zebuínas e os produtos e serviços brasileiros. O projeto conta com o apoio da Apex-Brasil, agência do governo federal que trabalha para promover as exportações de produtos brasileiros. Sétimo maior rebanho bovino do mundo, a Colômbia é considerada um importante mercado para o Brasil, principalmente em relação à genética zebuína. O estande da ABCZ está em frente à pista de julgamento, por onde devem passar mais de 1.000 animais a partir de hoje.