quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ABCZ contará com posto de atendimento na 70ª EXPOESE

As raças zebuínas entrarão na pista da 70ª EXPOESE (Exposição Estadual de Sergipe) na próxima sexta-feira (11/11). Cerca de 80 animais gir, guzerá e nelore estarão expostos até o dia 13 de novembro, no Parque João Cleophas, em Aracaju (SE). As raças gir e guzerá serão julgados por José Prudente dos Anjos. O jurado da raça nelore será Henrique Bairone. Além de bovinos, a EXPOESE conta com exposição de ovinos, de caprinos e de equinos. A feira, organizada pela Secretaria de Agricultura do Estado, começou no dia 6 de novembro.

No sábado, 12, o escritório da ABCZ no Parque João Cleophas estará funcionando das 10h às 12h e das 14h às 17h para esclarecer dúvidas dos criadores e atender as solicitações de serviços. A iniciativa faz parte de uma série de ações que a associação está implantando em todo o país para melhorar o atendimento prestado aos criadores. Desde outubro, as duas principais exposições de cada estado brasileiro contam com um posto de atendimento da ABCZ.

Pró-Genética

Os pequenos e médios produtores que visitarem neste sábado a EXPOESE ainda poderão participar da 1ª Feira de Touros Pró-Genética de Aracaju. Serão comercializados reprodutores registrados da raça nelore. As compras poderão ser financiadas pelo Banco do Estado de Sergipe, Banco do Nordeste e Banco do Brasil.

Criado com o objetivo de facilitar o acesso dos pequenos e médios produtores ao melhoramento genético bovino, o Pró-Genética (Programa de Melhoria Genética do Rebanho Bovino do Estado de Sergipe) foi implantado este ano no estado por meio da parceria entre o Governo do Estado e a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). O uso de touros melhoradores permite um número maior de crias por ano, bezerros mais pesados na desmama e com melhor valor de mercado.