segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Água Milagrosa inova e leiloa embriões implantados em receptoras PO

Pela primeira vez no Brasil, um leilão de zebuínos vai comercializar embriões (prenhezes) implantados em receptoras PO. O 6º Leilão Virtual Matrizes Milagrosas colocará à venda amanhã (15/11), a partir das 20h, 27 novilhas tabapuã PO com prenhezes de acasalamentos comprovados. A iniciativa visa atender o potencial mercado de receptoras zebuínas, cuja demanda deverá crescer significativamente a partir de janeiro de 2014, quando começa a valer a exigência do uso de receptoras zebuínas para os procedimentos de FIV e TE.

Apesar de a obrigatoriedade valer apenas para as raças nelore, brahman, cangaian e indubrasil, todas as raças zebuínas poderão ser utilizadas como receptoras. Também poderão ser usadas fêmeas oriundas de cruzamento entre raças zebuínas. “As fêmeas tabapuã tem alta habilidade materna e criam bem o bezerro, sendo uma ótima opção como receptoras”, explica Paulo Henrique Julião de Camargo, gerente de pecuária da Fazenda Água Milagrosa.

Nas edições anteriores do leilão, as receptoras eram cruzadas. Segundo o gerente da Água Milagrosa, a decisão de leiloar embriões implantados apenas em receptoras PO tem como objetivo principal difundir a raça no país. “Não são novilhas de refugo. Todas são fêmeas de cabeceira da fazenda que selecionamos com base nas avaliações genéticas do PMGZ [Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos] e que têm DEP´s positivas para várias características. Com isso, o comprador estará levando para sua propriedade não apenas uma prenhez, mas também uma matriz de genética comprovada”, explica Camargo.

O 6º Leilão Virtual Matrizes Milagrosas ainda ofertará touro de repasse, bezerro e bezerras, novilhas prenhes de touros da propriedade. A transmissão será pelo Canal do Boi.