terça-feira, 8 de novembro de 2011

Aracaju terá Feira de Touros Pró-Genética

A capital sergipana vai sediar, pela primeira vez, a Feira de Touros Pró-Genética. Voltado para pequenos e médios produtores rurais, o evento acontece no dia 12 de novembro no Parque João Cleophas, durante todo o dia. Serão comercializados touros melhoradores da raça nelore. Os produtores poderão utilizar linhas de financiamento do Banco do Estado de Sergipe, do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil.

Criado com o objetivo de facilitar o acesso dos pequenos e médios produtores ao melhoramento genético bovino, o Pró-Genética (Programa de Melhoria Genética do Rebanho Bovino do Estado de Sergipe) foi implantado este ano no estado por meio da parceria entre o Governo do Estado e a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). O uso de touros melhoradores permite um número maior de crias por ano, bezerros mais pesados na desmama e com melhor valor de mercado.

Em Aracaju, os touros que serão colocados à venda na Feira de Touros Pró-Genética atendem às exigências do programa em relação à sanidade (teste negativo de brucelose e tuberculose), reprodução (exame andrológico positivo), idade (entre 20 e 42 meses) e registro genealógico definitivo. Eles foram inspecionados pelo técnico da ABCZ, Denio Leite.

A EMDAGRO (Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe) está cadastrando os produtores interessados em adquirir animais e auxiliando-os a preparar a documentação necessária para ter acesso ao financiamento. São parceiros do programa no Estado: Governo do Estado de Sergipe, Secretaria de estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, EMDAGRO, Associação dos Criadores do Estado, Federação da Agricultura e Pecuária, SENAR-AR/SE, Banco do Estado de Sergipe, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, dentre outras instituições.



Além de Aracaju, já foram realizadas feiras em Lagarto e Nossa Senhora da Glória.