sábado, 28 de abril de 2012

Relator do Código Florestal participa do primeiro dia da 78ª ExpoZebu


A 78ª ExpoZebu começou hoje (28/04), em Uberaba (MG), debatendo as alterações do Código Florestal aprovadas esta semana na Câmara dos Deputados. O deputado federal Paulo Piau, relator do Código Florestal, participou do II Encontro da Rural Jovem na manhã deste sábado, na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O evento abriu a programação da ExpoZebu e contou com a presença de dezenas de jovens criadores de várias regiões do Brasil.
O parlamentar respondeu diversas perguntas sobre as mudanças na legislação ambiental. Segundo Piau, a expectativa é de que a presidente Dilma Rousseff sancione a lei até o início de maio, mas há risco de alguns itens serem vetados, como, por exemplo, o artigo que trata das áreas consolidadas nas margens dos rios.  Para rios de até 10 metros, a exigência será de 15 metros de recomposição da mata ciliar. Para os demais, vai variar de 15 a 500 metros, dependendo de cada caso.
Em relação à Reserva Legal, a porcentagem a ser respeitada será a da vigente na legislação da época em que o criador adquiriu a propriedade. Não será preciso fazer a averbação da Reserva Legal em cartório e sim regulamentá-la pelo Programa de Regulamentação Ambiental.
O II Encontro da Rural Jovem contou ainda com as presenças do presidente da ABCZ Eduardo Biagi, do representante da Rural Jovem Bento Mineiro, do presidente da Sociedade Rural Brasileira Cesário Ramalho da Silva e dos diretores da ABCZ Frederico Diamantino, Luiz Cláudio Paranhos e Gabriel Prata Rezende.
A 78ª ExpoZebu é promovida pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), com o patrocínio da Vale Fertilizantes, Nestlé, Banco do Brasil, Tortuga e Coca-Cola, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Governo de Minas, Apex-Brasil, CEMIG, Polo de Excelência em Genética Bovina e FAZU. A feira começou hoje e vai até o dia 10 de maio no Parque Fernando Costa.

Emater-MG participa da Expozebu e apresenta trabalho de Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta

   A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) integrará o estande do Governo de Minas, na 78ª edição da Exposição Internacional das Raças Zebuínas (Expozebu), em Uberaba, no Triângulo mineiro. No local, ao lado de outras instituições públicas do Estado, a Emater-MG disponibilizará material técnico para os visitantes da feira. Além disso, extensionistas estarão a postos para tirar eventuais dúvidas relativas aos trabalhos desenvolvidos pela extensão rural e divulgar políticas públicas do setor. Programada para o período de 28/04 a 10/05, no Parque Fernando Costa, a Expozebu é considerada a maior mostra de zebuínos do mundo. A realização é da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Além de participar do estande oficial do Estado, a Emater-MG também marcará presença no Espaço da Sustentabilidade, área dedicado pelos organizadores do evento à exibição de práticas sustentáveis na agropecuária. Segundo o gerente da regional Emater-MG de Uberaba, Gustavo Laterza, será disponibilizada a maquete “viva” de uma unidade demonstrativa do sistema Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF). “A ILPF é um exemplo de tecnologia sustentável, pois consiste em diferentes sistemas produtivos implantados na mesma área, em consórcio de rotação ou em sucessão. O sistema promove uma importante integração, envolvendo o plantio de árvores, grãos e forragens para recuperação de pastagens. E isso proporciona a produção de alimentos e de energia renovável de madeira. A ILPF fomenta a geração de empregos, renda e melhores condições ao produtor rural, estimulando uma harmonia entre produção e meio ambiente”, argumenta.

Desde o ano passado, a Emater-MG de Uberaba vem incentivando a ILPF nos municípios que compõem a regional, por meio da implantação de treze unidades demonstrativas. Cinco unidades com esse fim já foram montadas e outras oito estão em curso, segundo o gerente da regional da empresa. Os municípios que estão recebendo as unidades são: Uberaba, União de Minas, Frutal, Pirajuba, Conceição das Alagoas, Campo Florido, Itapagipe, Tapira e Sacramento, de acordo informações do coordenador técnico regional da Emater-MG, Wilson Marajó.

“Esta tecnologia foi desenvolvida pela Embrapa e cabe à extensão rural, por meio da Emater-MG, compartilhar as informações com os produtores rurais. Trata-se basicamente de três culturas numa mesma área: lavoura de milho ou sorgo, pastagem e floresta de eucalipto”, explica Laterza. Ele pontua mais objetivos do Programa da ILPF: diminuir impactos ambientais, oriundos da atividade agrícola e pecuária; e preservar florestas nativas e matas ciliares, diminuindo a necessidade de desmatamento de novas áreas.




Pró-Genética
O Pró-Genética, Projeto de Melhoria Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais, também marcará presença na Expozebu 2012. No dia 03/05, às 14h, a Emater-MG participará de reunião da Asbraer no local, para apresentar os resultados e ponderar a oportunidade de expansão do programa em outros estados. O programa, incentivado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a vinculada Emater-MG, promove feiras de touros geneticamente melhorados e registrados, em parceria com a ABCZ e outras entidades. Também promove ações educativas, tais como seminários e dias de campo.


Em 2011, o Pró-Genética promoveu 15 feiras em todo o Estado, com a comercialização de 279 touros. A regional Emater-MG de Uberaba teve o maior número de eventos, com a realização de seis feiras e a comercialização de 118 animais, representando 42% das vendas em Minas, segundo informações do gerente Gustavo Laterza.

Iniciado em 2006, o Pró-Genética é um programa do Governo de Minas que objetiva melhorar a qualidade genética do rebanho bovino do Estado para fortalecer as cadeias produtivas da carne e do leite, na propriedades típicas do Estado e, principalmente para os pequenos produtores. O segmento representa a maioria dos pecuaristas, mas hoje não utiliza touros melhorados. A feira de reprodutores é uma das atividades do programa, cujo objetivo é facilitar ao público alvo, o acesso a touros melhorados, por meio de financiamentos bancários.

A Emater-MG também participará na Expozebu, de reunião no dia 02/05, do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro, composto por 30 sindicatos rurais associados. Na oportunidade a empresa pública mineira vai mostrar o trabalho da extensão rural no estado. Também no dia 08/05, em outra reunião na Expozebu, promovida pela a Associação Pontal Leite, a Emater-MG vai mostrar as ações de incentivo à bovinocultura de leite, por meio de trabalhos de sucesso como o Programa Minas Sem Fome e o Minas Leite.




Fonte: Assessoria de Comunicação da Emater-MG

Teste de Progênie do Gir Leiteiro e Guzerá será lançado em Uberaba

Na próxima sexta-feira (04/05/2012) a Embrapa Gado de Leite e a ABCGIL lançam o 20º sumário de touros do teste de progênie da raça Gir Leiteiro. O evento será realizado às 9hs no salão nobre da ABCZ, em Uberaba-MG. No mesmo dia, às 18hs, será divulgado o 13º sumário de touros do Programa Nacional de Melhoramento do Guzerá para Leite.

Com relação ao Gir Leiteiro, há dois anos, foi incluída uma nova atividade do PNMGL (Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro), visando aperfeiçoar o processo de escolha dos touros jovens a serem incluídos no teste. Segundo o chefe-adjunto da Embrapa Gado de Leite, Rui da Silva Verneque, nesta nova atividade, os touros são avaliados quanto aos aspectos reprodutivos e desempenho ponderal em um manejo padronizado. São avaliados também aspectos como a produção e a qualidade do sêmen.

“Nosso objetivo é colocar o touro em prova o mais novo possível para garantir o sucesso futuro do Programa”, diz Verneque. O Programa está completando 27 anos. Segundo o chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, a evolução da raça Gir é parte significativa da revolução alcançada pela pecuária de leite no Brasil, que pode ser estendida aos demais países de clima tropical.

“O melhoramento genético do Gir Leiteiro coincide com o sensível aumento da produção e da produtividade de leite pelos quais o país passou nos últimos anos. Em 1985, produzíamos 12,5 bilhões de quilos de leite. Atualmente, a produção já supera 30 bilhões de quilos”, destaca Vilela.

Esta revolução pode ser verificada no mercado de sêmen, na expansão do número de criadores de Gir leiteiro e no aumento da produtividade do rebanho brasileiro. “Com a genética de touros provados, foram vendidos cerca de cinco milhões de doses de sêmen cujo potencial médio é de 250 quilos de leite. Com isto, estima-se um aumento potencial na produção de mais de 200 milhões de quilos de leite, o suficiente para alimentar aproximadamente um milhão e meio de crianças por ano”, diz Vilela.



Quando foram publicados os resultados do primeiro grupo de touros Gir Leiteiro, em 1993, a venda de sêmen da raça cresceu 35% em relação ao ano anterior. O Programa completa 244 touros testados e outros 173 em testes, gerando uma importante repercussão econômica para a raça e seus criadores. Hoje, o aumento na comercialização de sêmen do gado Gir Leiteiro supera os 700%, se comparado ao final dos anos 80 do século passado.

Guzerá – O Programa de Melhoramento do Guzerá para Leite teve início em 1994 e já alcança cerca de 400 touros em teste. O maior valor genético estimado até então é 497kg de leite, uma evolução substancial se comparado ao primeiro sumário lançado em 2000 (296kg), quando 57 touros foram provados.

Os trabalhos de melhoramento do Guzerá para leite completam 18 anos e a venda de sêmen da raça já ocupa a quinta colocação entre as raças mais comercializadas para leite. No ano passado, a Asbia (Associação Brasileira de Inseminação Artificial) registrou a venda de 43,4 mil doses de sêmen da raça, o que representa uma evolução de 26,3% nos últimos três anos.

O objetivo é gerar tecnologias e animais melhorados, com produção elevada e baixo custo. Sem deixar de levar em consideração aspectos do bem estar animal para sistemas sustentáveis de produção de duplo propósito, que utilizam o Guzerá e seus mestiços. Segundo a pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, Maria Gabriela Campolina Peixoto, “os sistemas de duplo propósito são importantes principalmente nos rebanhos mestiços, uma vez que a cria, recria ou venda de machos constitui uma fonte de receita para a propriedade”.


Fonte: Rubens Neiva
Jornalista - Embrapa Gado de Leite

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Oficina “O Lúdico do Lixo” abre eventos do Zebu na Escola




Crianças e adolescentes de escolas participantes do Projeto “Zebu na Escola” participam amanhã (27/04) da Oficina “O Lúdico do Lixo”, a partir das 8h, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). O oficineiro Rhavi Dionísio ensinará os participantes a confeccionar com garrafas pet jogos (cai não cai, xadrez, jogo da velha, aviões), animais (borboletas, vacas, boi, cavalo, jacaré). A expectativa é de que participem 30 crianças. A oficina vai até as 17h30. 

A produção das crianças e adolescentes ficará exposta no Espaço da Sustentabilidade durante toda a 78ª ExpoZebu. Os visitantes poderão votar nos melhores trabalhos. Os três mais votados serão premiados. A oficina é uma iniciativa do Instituto Alexa e do Museu do Zebu. O evento integra a programação do Projeto Zebu na Escola, que receberá, a partir do dia 1º de maio, dez mil alunos de colégios públicos e particulares, além de idosos, para conhecer as raças zebuínas e as tecnologias da pecuária brasileira.
Os passeios serão feitos por 20 Estações Didáticas e serão guiados por monitores da FAZU e da Uniube. Dentre as paradas de aprendizagem, estão às sedes do Centro de Distribuição de Energia de Uberaba (Cemig), do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau), os pavilhões das raças gir, guzerá, nelore, tabapuã, sindi, brahman e indubrasil, além de outros espaços dos governos municipal e estadual e da Fazu.
O Projeto Zebu na Escola ainda engloba outro concurso, que faz parte da Semana Nacional dos Museus e premiará três alunos com bicicletas. O critério de seleção são os melhores desenhos e redações, vinculados aos temas vistos na 78º ExpoZebu.
As instituições com alunos de Ensino Médio, Técnico e Superior podem se inscrever no Museu do Zebu ou pelos telefones (34) 3336.5214 e (34) 3319.3879.

78ª ExpoZebu começa no sábado debatendo os desafios do agronegócio



Com uma intensa programação, a 78ª ExpoZebu começa neste sábado (28/04), no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), trazendo uma série de novidades e os melhores exemplares das raças zebuínas. O primeiro dia da maior mostra de zebuínos do mundo terá o “II Encontro RURAL JOVEM na ExpoZebu”. O tema da reunião será a participação dos jovens em defesa da agropecuária e terá como debatedores o presidente da ABCZ, Eduardo Biagi, o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Cesário Ramalho da Silva, o diretor da ABCZ, Ricardo Viacava, e os membros da Rural Jovem Francisco de Godoy Bueno e Bento Mineiro. O deputado federal, Paulo Piau (PMDB-MG), relator do Código Florestal na Câmara dos Deputados, deve participar do evento. O II Encontro RURAL JOVEM será às 11h no Salão Nobre da ABCZ.
Quem visitar a ExpoZebu no sábado poderá visitar os quase 3 mil animais expostos, estandes de diversas empresas, além da área de entretenimento. A feira terá dois bares (Colorado e Café Cowboy), setor de alimentação, shows regionais e parque de diversões. A noite de sábado será animada pela dupla Rodrigo e Alexandre. O show começa a partir das 20h no setor de alimentação do Parque Fernando Costa. No domingo, o show será com Sola Quente.
Este ano, a ExpoZebu contará com 41 leilões e três shoppings de animais. O Shopping Sant' anna começa no domingo e vai até o dia 10 de maio. Serão comercializados animais das raças brahman, gir e nelore na Fazenda Sant' anna e no estande da propriedade localizado no interior do Parque Fernando Costa. Já o Leilão Herdeiros do Gir Leiteiro (virtual) abrirá a programação de remates da feira. O evento será no Grelhados Zebu, em Uberaba, a partir das 20h30.
Na parte de competições da ExpoZebu, os animais começarão a ser recepcionados, identificados e mensurados a partir de domingo. Estão inscritos para julgamento 2.836 animais das raças brahman, gir leiteiro, gir dupla aptidão, guzerá, indubrasil, nelore, nelore mocha, sindi e tabapuã. Outros 119 animais das raças gir leiteiro, guzerá, indubrasil e sindi concorrerão a partir do dia 2 de maio no Concurso Leiteiro.
O Parque Fernando Costa está de cara nova, com parte de sua estrutura reformada, com três novos pavilhões, novos banheiros, renovação do gramado da pista de julgamento e reestruturação do Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos.  A feira continuará sendo desenvolvida dentro do conceito de sustentabilidade, englobando o uso racional da água, a reciclagem de resíduos e cuidados com a saúde dos tratadores de animais.
A cobertura completa da feira, incluindo a divulgação dos resultados das competições, poderá ser acompanhada no site da ABCZ (www.abcz.org.br), com atualizações frequentes, e nas mídias sociais (facebook, blog e twitter da entidade).
A 78ª ExpoZebu vai até o dia 10 de maio. A abertura oficial da feira será no dia 3 de maio, às 10h, com a presença de diversas autoridades. O evento conta com o patrocínio de grandes empresas: Vale, Nestlé, Tortuga, Banco do Brasil e Coca-Cola. A feira recebe o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Apex-Brasil, Governo de Minas, CEMIG, SENAR, FAZU e Polo de Excelência em Genética Bovina.


quarta-feira, 25 de abril de 2012

ExpoZebu 2012 começa a receber animais inscritos







Palco da maior mostra de zebuínos do mundo, o Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), já começa a receber os animais inscritos para os julgamentos e o concurso leiteiro da 78ª ExpoZebu. Desde o dia 23 de abril, os exemplares procedentes de fazendas distantes mais de 700 quilômetros de Uberaba estão chegando ao recinto.  Dos dias 29 de abril a 1º de maio, a partir das 8h, todos os animais inscritos passarão pelo processo de recepção, identificação e mensuração. No dia 2, será realizada a pesagem.
Até esta quarta-feira (25/04), o número de animais inscritos é de 2.937, sendo 2822 para julgamento e 119 para concurso leiteiro. A raça com maior quantidade de exemplares para julgamento é a gir leiteiro (817), seguida pela nelore (813), guzerá (353), brahman (349), tabapuã (175), sindi (156), gir dupla aptidão (62), nelore mocha (54) e indubrasil (43). As competições vão de 3 a 10 de maio.
Nas fêmeas concorrentes do concurso leiteiro, o gir leiteiro também conta com maior volume. São 72 fêmeas gir leiteiro, 32 guzerá, 11 indubrasil e 4 sindi. A raça guzerá competirá de 2 a 5 de maio. Já as demais raças de 3 a 6 de maio.
A ExpoZebu 2012 vai de 28 de abril a 10 de maio. A feira é promovida pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), com o patrocínio da Vale Fertilizantes, Nestlé, Banco do Brasil, Tortuga e Coca-Cola, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Governo de Minas, Apex-Brasil, CEMIG, Polo de Excelência em Genética Bovina e FAZU.


sexta-feira, 20 de abril de 2012

O CANAL RURAL TRAZ PARA A TV O CONHECIMENTO DA FAZU E A EXCELÊNCIA DA ABCZ!

SAIBA TUDO SOBRE O PROJETO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE IRÁ CAPACITAR MILHARES DE TRABALHADORES E PRODUTORES RURAIS EM TODO O BRASIL!

ACESSE: www.agrocurso.com.br