quinta-feira, 26 de abril de 2012

78ª ExpoZebu começa no sábado debatendo os desafios do agronegócio



Com uma intensa programação, a 78ª ExpoZebu começa neste sábado (28/04), no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), trazendo uma série de novidades e os melhores exemplares das raças zebuínas. O primeiro dia da maior mostra de zebuínos do mundo terá o “II Encontro RURAL JOVEM na ExpoZebu”. O tema da reunião será a participação dos jovens em defesa da agropecuária e terá como debatedores o presidente da ABCZ, Eduardo Biagi, o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Cesário Ramalho da Silva, o diretor da ABCZ, Ricardo Viacava, e os membros da Rural Jovem Francisco de Godoy Bueno e Bento Mineiro. O deputado federal, Paulo Piau (PMDB-MG), relator do Código Florestal na Câmara dos Deputados, deve participar do evento. O II Encontro RURAL JOVEM será às 11h no Salão Nobre da ABCZ.
Quem visitar a ExpoZebu no sábado poderá visitar os quase 3 mil animais expostos, estandes de diversas empresas, além da área de entretenimento. A feira terá dois bares (Colorado e Café Cowboy), setor de alimentação, shows regionais e parque de diversões. A noite de sábado será animada pela dupla Rodrigo e Alexandre. O show começa a partir das 20h no setor de alimentação do Parque Fernando Costa. No domingo, o show será com Sola Quente.
Este ano, a ExpoZebu contará com 41 leilões e três shoppings de animais. O Shopping Sant' anna começa no domingo e vai até o dia 10 de maio. Serão comercializados animais das raças brahman, gir e nelore na Fazenda Sant' anna e no estande da propriedade localizado no interior do Parque Fernando Costa. Já o Leilão Herdeiros do Gir Leiteiro (virtual) abrirá a programação de remates da feira. O evento será no Grelhados Zebu, em Uberaba, a partir das 20h30.
Na parte de competições da ExpoZebu, os animais começarão a ser recepcionados, identificados e mensurados a partir de domingo. Estão inscritos para julgamento 2.836 animais das raças brahman, gir leiteiro, gir dupla aptidão, guzerá, indubrasil, nelore, nelore mocha, sindi e tabapuã. Outros 119 animais das raças gir leiteiro, guzerá, indubrasil e sindi concorrerão a partir do dia 2 de maio no Concurso Leiteiro.
O Parque Fernando Costa está de cara nova, com parte de sua estrutura reformada, com três novos pavilhões, novos banheiros, renovação do gramado da pista de julgamento e reestruturação do Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos.  A feira continuará sendo desenvolvida dentro do conceito de sustentabilidade, englobando o uso racional da água, a reciclagem de resíduos e cuidados com a saúde dos tratadores de animais.
A cobertura completa da feira, incluindo a divulgação dos resultados das competições, poderá ser acompanhada no site da ABCZ (www.abcz.org.br), com atualizações frequentes, e nas mídias sociais (facebook, blog e twitter da entidade).
A 78ª ExpoZebu vai até o dia 10 de maio. A abertura oficial da feira será no dia 3 de maio, às 10h, com a presença de diversas autoridades. O evento conta com o patrocínio de grandes empresas: Vale, Nestlé, Tortuga, Banco do Brasil e Coca-Cola. A feira recebe o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Apex-Brasil, Governo de Minas, CEMIG, SENAR, FAZU e Polo de Excelência em Genética Bovina.