quinta-feira, 19 de abril de 2012

Análise qualitativa do leite será tema de reunião entre pesquisadores e produtores na ExpoZebu 2012





A qualidade do leite produzido no Brasil será debatida durante a ExpoZebu 2012, feira que acontecerá de 28 de abril a 10 de maio, em Uberaba (MG). No dia 3 de maio, ocorrerá a reunião técnica para discutir ações relacionadas à qualidade da produção leiteira. O evento terá a presença do Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ênio Antônio Marques Pereira. Também estarão presentes representantes dos laboratórios que integram a Rede Brasileira de Qualidade de Leite, do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite, de associações promocionais de raças leiteiras, da Embrapa Gado de Leite, das universidades federais de Minas Gerais, Goiás e Pernambuco e produtores rurais de todo o Brasil.
A reunião será a partir das 17h, no Salão Nobre da ABCZ. “O objetivo do encontro é discutir a possibilidade de se promover análises qualitativas do leite em rebanhos que fazem parte do Controle Leiteiro e, assim, gerar estimativas genéticas de transmissão de características positivas dos animais selecionados”, informa Mariana Alencar, gerente do PMGZ/Leite da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
Este ano, pela primeira vez o Concurso Leiteiro da ExpoZebu avaliará a qualidade do leite produzido pelas mais de 150 fêmeas concorrentes. As amostras de leite coletadas durante as ordenhas serão analisadas pelos técnicos da ABCZ. A medida tem como objetivo incentivar os criadores a realizar as análises de leite nas fazendas com maior frequência, o que gerará um maior número de dados para as avaliações genéticas dos animais. Além disso, a análise é fundamental no processo de melhoria da qualidade final do produto, conforme determina a Instrução Normativa 62.
O resultado das análises feitas durante o Concurso Leiteiro será apresentado no final da competição e trará os índices de proteína e gordura. A fêmea que apresentar maior índice dessas duas características, entre todas as raças participantes, receberá um certificado.
Outra novidade do Concurso Leiteiro é a mensuração linear das fêmeas antes da ordenha de esgota, com base no método SUM (Sistema Único de Mensuração). As medidas constarão no relatório final das lactações do torneio. O Concurso Leiteiro acontecerá de 3 a 6 de maio para as raças gir leiteiro, indubrasil e sindi. Já as fêmeas da raça Guzerá concorrem de 2 a 5 de maio. As disputadas acontecerão no novo Pavilhão Leiteiro, que será inaugurado durante a ExpoZebu 2012.

Capacitação- Os tratadores das fêmeas do Concurso Leiteiro terão a oportunidade de se capacitarem durante a feira. Em parceria com algumas empresas, a ABCZ realizará duas palestras de capacitação. A primeira palestra, promovida pela Ourofino, será “Mastite: causa e solução” e ocorrerá no dia 7 de maio, a partir das 9h, no Estande do PMGZ. Já a partir das 15h, a Delaval promoverá a palestra “Manejo de ordenhadeiras e tanques”.