sexta-feira, 20 de abril de 2012

Tecnologias de produção sustentável serão apresentadas na ExpoZebu 2012



A adoção de tecnologias que garantam a produção sustentável de alimentos será tema do “V Simpósio de Agropecuária Sustentável ABCZ/FAZU”. O evento, que integra a programação da ExpoZebu 2012, está marcado para o dia 7 de maio, a partir das 8h, no Salão Nobre da ABCZ, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). O pesquisador da Embrapa Solos, Ricardo Trippia dos Guimarães Peixoto, mostrará como transformar dejetos animais em composto orgânico para adubação de solos e plantas. A técnica possibilita ao criador dar um destino ambientalmente correto aos resíduos dos animais, evitando possíveis contaminações do solo, de rios e de lagos. “A crescente preocupação da sociedade com os problemas ambientais, a proteção dos recursos hídricos, as questões sanitárias e que revertem para questões de saúde humana e qualidade de vida, direciona para a necessidade de minimizar esses problemas através de tecnologias que melhor utilizem os recursos naturais. Ou seja, como utilizar de forma mais nobre resíduos considerados inúteis, e considerar que há um valor agregado nos dejetos animais”, diz Ricardo Trippia dos Guimarães Peixoto, que nos Jogos Pan-americanos de 2007 coordenou os trabalhos de compostagem com os dejetos produzidos pelos cavalos das competições de Hipismo.

A arborização de pastagens e os sistemas agrossilvopastoris também são práticas que vêm garantindo a sustentabilidade na pecuária. A arborização de pastagens ajuda a repor a cobertura florestal em áreas de pastagens, proporciona um ambiente favorável para a produção e reprodução dos animais, além de representar nova fonte de renda através da exploração da madeira e de outros subprodutos da floresta.  O tema será abordado pelo pesquisador da Embrapa Florestas, Vanderley Porfirio da Silva. No Brasil, o sistema agrossilvopastoril vem ganhando a adesão dos pecuaristas nos últimos anos, porém ainda é pouco difundido.

O “V Simpósio de Agropecuária Sustentável ABCZ/FAZU” ainda terá uma palestra sobre o trabalho da Aliança da Terra, organização formada por produtores rurais, pesquisadores e empresários do agronegócio que atua para conservação do meio ambiente e para difusão de práticas sustentáveis na agropecuária. O diretor Administrativo da Aliança da Terra, Marcos Carvalho dos Reis, falará sobre os projetos e capacitação sustentável de produtores e sobre a brigada de incêndio que a organização mantém no Mato Grosso como forma de ajudar a população local no combate ao fogo nas áreas de mata. De 20 a 27 de abril, a Aliança da Terra realizará o Curso Brigadista Indígena, na Aldeia Maraiwatséde.


A ExpoZebu 2012, principal feira de raças zebuínas do mundo, ocorrerá de 28 de abril a 10 de maio, em Uberaba (MG). O evento é promovido pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), com o patrocínio da Vale Fertilizantes, Nestlé, Banco do Brasil, Tortuga e Coca-Cola, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Governo de Minas, Apex-Brasil, CEMIG, Polo de Excelência em Genética Bovina e FAZU.