sábado, 28 de abril de 2012

Relator do Código Florestal participa do primeiro dia da 78ª ExpoZebu


A 78ª ExpoZebu começou hoje (28/04), em Uberaba (MG), debatendo as alterações do Código Florestal aprovadas esta semana na Câmara dos Deputados. O deputado federal Paulo Piau, relator do Código Florestal, participou do II Encontro da Rural Jovem na manhã deste sábado, na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O evento abriu a programação da ExpoZebu e contou com a presença de dezenas de jovens criadores de várias regiões do Brasil.
O parlamentar respondeu diversas perguntas sobre as mudanças na legislação ambiental. Segundo Piau, a expectativa é de que a presidente Dilma Rousseff sancione a lei até o início de maio, mas há risco de alguns itens serem vetados, como, por exemplo, o artigo que trata das áreas consolidadas nas margens dos rios.  Para rios de até 10 metros, a exigência será de 15 metros de recomposição da mata ciliar. Para os demais, vai variar de 15 a 500 metros, dependendo de cada caso.
Em relação à Reserva Legal, a porcentagem a ser respeitada será a da vigente na legislação da época em que o criador adquiriu a propriedade. Não será preciso fazer a averbação da Reserva Legal em cartório e sim regulamentá-la pelo Programa de Regulamentação Ambiental.
O II Encontro da Rural Jovem contou ainda com as presenças do presidente da ABCZ Eduardo Biagi, do representante da Rural Jovem Bento Mineiro, do presidente da Sociedade Rural Brasileira Cesário Ramalho da Silva e dos diretores da ABCZ Frederico Diamantino, Luiz Cláudio Paranhos e Gabriel Prata Rezende.
A 78ª ExpoZebu é promovida pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), com o patrocínio da Vale Fertilizantes, Nestlé, Banco do Brasil, Tortuga e Coca-Cola, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Governo de Minas, Apex-Brasil, CEMIG, Polo de Excelência em Genética Bovina e FAZU. A feira começou hoje e vai até o dia 10 de maio no Parque Fernando Costa.