quarta-feira, 2 de maio de 2012

Abertura oficial da 78ª ExpoZebu será nesta quinta


A maior mostra da pecuária zebuína no mundo, a 78ª ExpoZebu, será inaugurada oficialmente amanhã (03/05), em Uberaba (MG), com a presença de diversas autoridades. Estão confirmadas as presenças do governador de Minas Gerais Antonio Anastasia, do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Filho, da presidente da Petrobras Maria das Graças Foster, do prefeito de Uberaba Anderson Adauto, do embaixador da Namíbia Lineekela Josephat Mboti, da embaixadora do Panamá, Gabriela Garcia Carranza, os senadores Clésio Andrade, Aécio Neves, Zezé Perella e Kátia Abreu, diversos deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores da região do Triângulo Mineiro.

A abertura oficial está marcada para as 10h no Palanque Oficial do Parque Fernando Costa. O evento terá início com a Cerimônia Cívica de Hasteamento das Bandeiras, seguida dos pronunciamentos do governador de Minas, do ministro e do presidente da ABCZ Eduardo Biagi. O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais Narcio Rodrigues entregará ao governador do estado e ao presidente da ABCZ o “Resumo Executivo do Projeto Genoma Zebu Leiteiro”, que refere-se à conclusão do sequenciamento do genoma das raças gir e guzerá por pesquisadores brasileiros. Haverá ainda a assinatura de um protocolo de intenções entre a Prefeitura de Uberaba e a Embrapa para desenvolvimento de ações de interesse da cidade.

A solenidade terá a entrega do Mérito ABCZ à personalidades que vêm contribuindo para o desenvolvimento do setor pecuário. Serão homenageados: os criadores Djalma Bezerra, Epaminondas de Andrade, José Francisco Junqueira Reis, Torres Lincoln Prata Cunha, o reitor da Universidade de Uberaba e criador Marcelo Palmério, o presidente da Embrapa Pedro Antonio Arraes Pereira, o presidente da Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP) Raysildo Barbosa Lôbo, a criadora da Bolívia Nancy Peña de Roca e o responsável pelo Escritório Técnico Regional da ABCZ em Salvador Simeão Machado Neto.

Além da abertura oficial, a programação do dia 3 de maio contará com outros eventos. Às 8h30, na sede da ABCZ, será lançada a Sala Virtual “Adalberto Rodrigues da Cunha”, que conta com fotos, textos e vídeos sobre a contribuição de ex-presidentes e diretores para o crescimento da ABCZ. A Sala faz parte do Museu Virtual da ABCZ.

Já a 29ª Mostra do Museu do Zebu será inaugurada às 9h. Uma das exposições fotográficas é sobre a Índia de ontem e de hoje. A outra exposição é uma homenagem ao selecionador Cláudio Sabino Carvalho, falecido este ano.

Serão realizados também no dia 3 de maio pela equipe do Museu do Zebu os Projetos Zebu na Escola e Zebu Uai, que tem como finalidade mostrar aos alunos e a pessoas da terceira idade como funciona a cadeia produtiva da carne e do leite.

Confira outros eventos do dia 3 de maio na 78ª ExpoZebu:

13h - Leilão Gir Leiteiro Puro de Origem – Local: Centro de Eventos RKC

13h – 2º Leilão Guzerá Naviraí – Local: Tatersal Leilopec

14h- Reunião ASBRAER/Pró-Genética – Local: Sala de Reuniões da Diretoria da ABCZ

14h - Início do 34º Concurso Leiteiro das Raças Zebuínas - Local: Pavilhão Leiteiro - Parque Fernando Costa

14h – Pré-classificação da raça nelore - Local: Pista de Julgamento do Parque Fernando Costa

18h- Reunião "Qualidade do leite em foco" – Local: Salão Nobre da ABCZ

20h - 17º Leilão de Embriões Nova Era/VR-JO e Convidados (nelore) – Local: Tatersal VR

20h – 1º Leilão Essência do Tabapuã – Local: Centro de Eventos RKC

20h - 2º Leilão Seleção Ouro do Gir Leiteiro – Local: Tatersal Leilopec

20h – Show com Marcelo Prado & Banda - Local: Setor de alimentação do Parque Fernando Costa

22h - Concurso Leiteiro (primeira ordenha) - Local: Pavilhão Leiteiro - Parque Fernando Costa




Começa Concurso Leiteiro da raça guzerá



A raça guzerá fez sua estreia na feirahoje (02/05) , às 14h,  na 78ª ExpoZebu.  Trinta e duas fêmeas concorrem ao título de grande campeã do Concurso Leiteiro da raça guzerá. Antes da ordenha de esgota, realizada no início do concurso, elas  passaram pela mensuração linear, com base no método SUM (Sistema Único de Mensuração). As medidas constarão no relatório final das lactações do torneio. Serão realizadas nove ordenhas até o dia 5 de maio, vencendo a competição a fêmea com maior produção leiteira. 
Assim como nas outras raças que também terão Concurso Leiteiro da ExpoZebu , haverá a análise do leite das fêmeas guzerá para detecção dos índices de proteína, de gordura e da contagem de células somáticas. O animal que apresentar o melhor desempenho entre todas as raças concorrentes receberá um certificado da ABCZ.

Jornalista do Terraviva lança livro na ExpoZebu

Mais do que um simples resgate de palavras e expressões perdidas no tempo e na história do Brasil sertanejo, “Versinhos de Caipira – Segundo Livro” retrata um pedaço generoso da alma e da vida do caipira brasileiro. O livro será lançado hoje (02/05/12) na ExpoZebu, a partir das 19h30, no estande da Band e do Terraviva.

Sem compromisso com a métrica nem com formatos tradicionais, o autor viaja pelo cotidiano do boiadeiro, do roceiro e do todo o povo simples do sertão brasileiro, desvendando um universo de extraordinária riqueza cultural e humana, que se manifesta no trabalho e nas relações dos indivíduos com a natureza e com os seus grupos sociais.

O transporte da boiada, o mutirão de trabalho coletivo, a construção do rancho, a viola e a cantoria, o dia e a noite, o sol e a lua, a solidão do sertão, o mote é farto e enseja o verso pra cantar saudade, felicidade, tristeza, alegria, orgulho, solidariedade, o sentimento, enfim, que povoa o generoso coração do caipira e que fez dele um dos pilares da construção de uma identidade nacional brasileira.

Para esculpir o seu texto rimado, o autor foi buscar inspiração nas suas próprias lembranças da infância e juventude no interior, nas antigas modas de viola ouvidas no rádio, nos anos de trabalho como repórter especializado em jornalismo de agropecuária, nos livros de poetas e contadores de “causos” como Cornélio Pires, e sobretudo nas pessoas simples, ricas e pobres, com quem conviveu e a quem aprendeu a ouvir.

Relutando ainda em se apresentar como poeta, com este “Versinhos de Caipira - Segundo” o jornalista Sidnei Maschio se reconhece mais como um cronista caçador de rimas, observador, às vezes participante, e sempre sensível à beleza e ao valor da cultura pura nascida na lida sertaneja, que ainda vive e viceja vigorosamente no Brasil do século XXI.

Neste novo trabalho, o autor dá continuidade ao projeto iniciado com a publicação do seu primeiro livro, “Versinhos de Caipira”, reunindo uma agora nova safra dos versos recitados diariamente no encerramento do programa Terraviva DBO na TV, do qual é editor e âncora. O Terraviva DBO na TV é veiculado de segunda a sexta-feira, às 6h30 e às 19h35, pelo Terraviva, o canal de agronegócios do Grupo Bandeirantes de Televisão.


Sobre o autor


Sidnei Maschio nasceu em 1956, em Assis, cidade plantada na região do médio Paranapanema, no começo do século passado, pelo avanço dos pioneiros que desbravaram o oeste de São Paulo levando a colonização até as barrancas do rio Paranazão, na divisa com o atual estado de Mato Grosso do Sul.

Filho, neto e bisneto de gente da roça, faz parte da primeira geração urbana da sua família, tendo assim conhecido e vivido em sua plenitude a cultura caipira paulista, emprenhada e enriquecida pelos imigrantes italianos, como seus bisavós Maschio, Fioruci e Laureano, e portugueses, como os Tavares que completaram a mistura.

Descobriu a vocação pela comunicação na Rádio Difusora de Assis, onde trabalhou como aprendiz de redator e repórter enquanto terminava o antigo curso colegial, correspondente hoje ao ensino médio. A mudança para a capital de São Paulo em 1976, com o objetivo traçado de entrar na faculdade de jornalismo, aguçou ainda mais o interesse pela sua cultura nativa.

Formado em 1980 pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, trabalhou em alguns dos principais veículos da imprensa nacional, entre eles Rádio Capital, Rádio Eldorado, O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, enveredando daí para o jornalismo de agropecuária, como repórter da Revista DBO. Foi repórter do programa Globo Rural, da TV Globo, da TV Senac, hoje TV Sesc, editor do programa Diário Rural, veiculado pela TV Bandeirantes, e redator do programa SBT Rural, exibido pelo SBT. Desde 1995 é editor e apresentador do programa Terraviva DBO na TV, no Canal Terraviva, o canal de agronegócios do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Projeto de Educação à Distância para produtores e trabalhadores rurais será lançado hoje na ExpoZebu





Será lançado oficialmente nesta quarta-feira (02/05), a partir das 18h, durante a 78ª ExpoZebu, o Agrocurso, projeto de Educação à Distância, desenvolvido através da parceria entre a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), a FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) e o CANAL RURAL. O projeto levará ao campo conteúdo de qualidade para capacitar mão-de-obra rural.
O lançamento será realizado no estande da FAZU e contará com a presença do presidente da ABCZ, Eduardo Biagi, do presidente da Fundagri (Mantenedora da FAZU), José Olavo Borges Mendes, dos diretores da faculdade Dionir Dias de Oliveira Andrade e Fábio Melo Borges e do diretor do Canal Rural, Donário Almeida.

Sobre o Agrocurso

Sob a orientação de experientes professores da faculdade, referência internacional em Ciências Agrárias, em especial no ensino de zebuinocultura, a programação de Agrocursos, transmitida pelo Canal Rural, terá início com os temas Manejo de Bovinos, Planejamento e Gestão na Fazenda de Gado de Corte e Nutrição e Alimentação de Bovinos.
Cada curso terá 40 horas de duração, distribuídas durante três meses. O Agrocurso sobre Manejo será realizado nos meses de maio, junho e julho deste ano, enquanto o Agrocurso sobre Gestão será promovido nos meses de agosto, setembro e outubro e o Agrocurso sobre Nutrição nos meses de novembro e dezembro de 2012 e janeiro de 2013.
Os cursos contarão com uma metodologia moderna de transmissão através de vídeo-aulas inéditas apresentadas pelo Canal Rural, aos sábados e domingos, das 6h às 7h com reprise as terças e quintas-feiras das 9h às 10h.
Para os alunos inscritos e que tiverem interesse em obter certificação, além das aulas na TV haverá interatividade entre esses alunos e professores por meio de orientações on-line via e-mail, acesso ao material escrito(apostilas), vídeos e filmes disponibilizados no site do projeto www.agrocurso.com.br.
Esta interatividade permitirá ainda resolução de listas de exercícios, participação em atividade avaliativa realizada de forma on-line, no site da FAZU, e certificação emitida pelos parceiros FAZU, Canal Rural e ABCZ aos participantes concluintes.  “Este tipo de ensino profissionalizante será importante para garantir a inclusão à educação e a capacitação de milhares de profissionais que atuam no campo, visando não só a melhoria da prestação de serviço, mas também a eficiência da gestão da propriedade rural e, consequente, a lucratividade dos produtores”, declara o presidente do Conselho Diretor da Fundagri/FAZU, José Olavo Borges Mendes.
As inscrições para o Agrocurso em Manejo Animal foram abertas no dia 20 de abril pela internet. O investimento é de R$ 150,00 por participante, com descontos especiais para associados da ABCZ (R$ 100,00).
Mais informações nos sites www.fazu.br;  www.agrocurso.com.br; e-mail pos@fazu.br ou pelos telefones (34) 3318-4188 / 3318-4142 ou 0800-343033.

Raça guzerá abre as competições da 78ª ExpoZebu



Com 387 animais inscritos para a 78ª ExpoZebu, a raça guzerá faz sua estreia na feira a partir desta quarta-feira (02/05).  O Concurso Leiteiro da raça terá início às 14h com a ordenha das 32 fêmeas que concorrem ao título de grande campeã da competição. Serão realizadas nove ordenhas até o dia 5 de maio, vencendo a competição a fêmea com maior produção leiteira.  Antes da ordenha de esgota, realizada no início do concurso, será feita a mensuração linear das fêmeas, com base no método SUM (Sistema Único de Mensuração). As medidas constarão no relatório final das lactações do torneio.
Assim como nas outras raças que também terão Concurso Leiteiro da ExpoZebu , haverá a análise do leite das fêmeas guzerá para detecção dos índices de proteína, de gordura e da contagem de células somáticas. O animal que apresentar o melhor desempenho entre todas as raças concorrentes receberá um certificado da ABCZ.
Já na pista do Parque Fernando Costa, a raça guzerá estreia no dia 4 de maio, a partir das 7h30. Serão julgados 355 animais pelos jurados Marcelo Ricardo de Toledo, Carlos Alberto de Souza Celestino e William Koury Filho.
A ExpoZebu terá dois leilões de guzerá. No dia 3, às 13h, ocorre o 2º Leilão Guzerá Naviraí, no Tatersal Leilopec. No dia 5, às 20h, acontece o Leilão Rainhas do Guzerá Duplo Provado, na Chácara Colorado.
A Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil (ACGB) fará no dia 4 de maio, às 13h30, a Assembleia Geral na sala de reuniões da Diretoria da ABCZ. A pauta do evento será: apresentar o relatório do presidente Paulo Menicucci; discutir e votar o parecer do Conselho Fiscal sobre o balanço, contas e atos do exercício anterior; discutir e resolver quaisquer assuntos de interesse da classe ou da Associação (inclusive mudanças no sistema de escolha dos Jurados da Expozebu/Modelo Nelore); Eleger nova Diretoria. A eleição para o nome presidente da ACGB conta com duas chapas, uma liderada pelo ex-presidente da entidade Renato Egídio Olivé Esteves e a outra pelo diretor da ABCZ Antonio Pitangui de Salvo.
Às 16h, haverá Assembleia Geral do Centro Brasileiro de Melhoramento Genético do Guzerá na sala de reuniões da Diretoria da ABCZ. Já às 18h, no Salão Nobre da ABCZ, ocorre a apresentação técnica do Programa de Melhoramento Genético do Guzerá para Leite e lançamento do Sumário de Touros.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Transmissão ao vivo da ExpoZebu começa amanhã

A partir do dia 02/05 a ABCZ passa a exibir ao vivo e com programação gravada a ExpoZebu 2012. Uma equipe de profissionais especializados em transmissões para a televisão vai disponibilizar o sinal através do site www.abcz.org.br .
Onze técnicos, produtores e repórteres estarão acompanhando todos os eventos da programação e a postos para informar sobre os principais acontecimentos da exposição e conduzir entrevistas com expositores, técnicos, criadores, autoridades e a comissão organizadora.
Quatro câmeras fixas na pista de julgamento e pavilhões leiteiros, mais duas equipes móveis vão fazer a cobertura da ExpoZebu 2012. Nos intervalos da programação o sistema vai exibir materiais institucionais da ABCZ, filmes comerciais e vídeos informativos.
Os internautas podem sugerir temas e personalidades para as entrevistas na página da ABCZ no facebook.

Conselheiros consultivos da ABCZ comentam particularidades da pecuária nos estados

Reunião realizada na manhã desta terça-feira (1º/05), na sede da ABCZ, permitiu o encontro e a troca de informações entre os conselheiros da ABCZ de diversos estados durante a tradicional Reunião do Conselho Consultivo da entidade, realizada anualmente durante a ExpoZebu. Além dos conselheiros, a reunião presidida pelo presidente da ABCZ, Eduardo Biagi, contou com a participação de presidentes e representantes das Associações Promocionais das Raças Zebuínas.
A reunião foi aberta pelo presidente da ABCZ, que comentou os bons resultados obtidos pela associação em 2011, apresentando o resumo do relatório de atividades da entidade no ano anterior. O presidente Eduardo Biagi aproveitou a oportunidade para informar os conselheiros sobre o crescimento do número de registros genealógicos das raças zebuínas nos últimos doze meses. “Entre maio de 2011 e abril de 2012, a ABCZ registou 771 mil zebuínos, verificando um aumento de 7%, quando comparado ao melhor período de registros na história da ABCZ, que era de maio de 2003 a abril de 2004, quando foram registrados 721 mil animais”, afirmou Biagi, destacando ainda que apesar de um crescimento uniforme, a região Centro-Oeste foi a que apresentou maior crescimento no número de registros neste período.
Durante sua fala, o presidente da ABCZ registou ainda algumas ações importantes da entidade nos próximos meses, como a elaboração do Sumário de Touros Unificado (ABCZ, ANCP e Embrapa), que será lançado em agosto durante a ExpoGenética; alterações no PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos); os lançamentos de projetos durante a ExpoZebu (Sala Virtual Adalberto Rodrigues da Cunha, o novo software PRODUZ e os Agrocursos), além de comentar o projeto de aproximação com os associados e o projeto para conscientização da necessidade de recuperar as pastagens, feito através da realização de Dias de Campos nos estados.
Em seguida, os conselheiros da ABCZ puderam comentar sobre a atual situação da pecuária nos estados. Entre as principais colocações, chamou a atenção dos conselheiros a situação exposta pela conselheira consultiva na Bahia, Carolina Nascimento Pedreira, sobre a seca que atinge os estados do nordeste. “A pecuária no nordeste está sendo inviabilizada pela seca. Precisamos que sejam tomadas medidas emergenciais com urgência e, por isso, pedimos o apoio da ABCZ para uma mobilização política em nível nacional e estaduais”, ressaltou Carolina. Os prejuízos com a seca também nos estados da região sul foram salientados pelo conselheiro da ABCZ no Rio Grande do Sul, Valdir Ferreira Rodrigues. O presidente Eduardo Biagi garantiu que buscará apoio político para auxiliar a região.

A ExpoZebu é promovida pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), com o patrocínio da Vale Fertilizantes, Nestlé, Banco do Brasil, Tortuga e Coca-Cola, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Governo de Minas, Apex-Brasil, CEMIG, Polo de Excelência em Genética Bovina e FAZU.

Estudantes aproveitam feriado para aprender sobre o zebu


Para alunos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas, campus Arinos, o feriado desta terça-feira (01/05) foi o momento para aprender sobre a pecuária zebuína. Eles participaram do Projeto Zebu na Escola, que de hoje até o dia 10 de maio vai receber dez mil alunos de colégios públicos e particulares, além de idosos.
Os monitores do projeto participaram no início da tarde desta terça-feira de um encontro na sede da ABCZ sobre o Zebu na Escola e as ações de sustentabilidade na 78ª ExpoZebu. Participam como monitores alunos do curso de Zootecnia da FAZU e de Medicina Veterinária da Universidade de Uberaba. Eles guiarão os estudantes e idosos por 20 Estações Didáticas. Dentre as paradas de aprendizagem, estão às sedes do Centro de Distribuição de Energia de Uberaba (Cemig), do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau), os pavilhões das raças gir, guzerá, nelore, tabapuã, sindi, brahman e indubrasil, além de outros espaços dos governos municipal e estadual e da FAZU.
No dia 3 de maio, a partir das 10h, começará o Zebu UAI, voltado para pessoas da terceira idade. Ao final dos passeios, todos os participantes do Projeto Zebu na Escola e Zebu UAI ganharão um churrasquinho e suco. A expectativa é de que sejam distribuídos 11 mil churrasquinhos durante os dias de realização do projeto.