quarta-feira, 2 de maio de 2012

Jornalista do Terraviva lança livro na ExpoZebu

Mais do que um simples resgate de palavras e expressões perdidas no tempo e na história do Brasil sertanejo, “Versinhos de Caipira – Segundo Livro” retrata um pedaço generoso da alma e da vida do caipira brasileiro. O livro será lançado hoje (02/05/12) na ExpoZebu, a partir das 19h30, no estande da Band e do Terraviva.

Sem compromisso com a métrica nem com formatos tradicionais, o autor viaja pelo cotidiano do boiadeiro, do roceiro e do todo o povo simples do sertão brasileiro, desvendando um universo de extraordinária riqueza cultural e humana, que se manifesta no trabalho e nas relações dos indivíduos com a natureza e com os seus grupos sociais.

O transporte da boiada, o mutirão de trabalho coletivo, a construção do rancho, a viola e a cantoria, o dia e a noite, o sol e a lua, a solidão do sertão, o mote é farto e enseja o verso pra cantar saudade, felicidade, tristeza, alegria, orgulho, solidariedade, o sentimento, enfim, que povoa o generoso coração do caipira e que fez dele um dos pilares da construção de uma identidade nacional brasileira.

Para esculpir o seu texto rimado, o autor foi buscar inspiração nas suas próprias lembranças da infância e juventude no interior, nas antigas modas de viola ouvidas no rádio, nos anos de trabalho como repórter especializado em jornalismo de agropecuária, nos livros de poetas e contadores de “causos” como Cornélio Pires, e sobretudo nas pessoas simples, ricas e pobres, com quem conviveu e a quem aprendeu a ouvir.

Relutando ainda em se apresentar como poeta, com este “Versinhos de Caipira - Segundo” o jornalista Sidnei Maschio se reconhece mais como um cronista caçador de rimas, observador, às vezes participante, e sempre sensível à beleza e ao valor da cultura pura nascida na lida sertaneja, que ainda vive e viceja vigorosamente no Brasil do século XXI.

Neste novo trabalho, o autor dá continuidade ao projeto iniciado com a publicação do seu primeiro livro, “Versinhos de Caipira”, reunindo uma agora nova safra dos versos recitados diariamente no encerramento do programa Terraviva DBO na TV, do qual é editor e âncora. O Terraviva DBO na TV é veiculado de segunda a sexta-feira, às 6h30 e às 19h35, pelo Terraviva, o canal de agronegócios do Grupo Bandeirantes de Televisão.


Sobre o autor


Sidnei Maschio nasceu em 1956, em Assis, cidade plantada na região do médio Paranapanema, no começo do século passado, pelo avanço dos pioneiros que desbravaram o oeste de São Paulo levando a colonização até as barrancas do rio Paranazão, na divisa com o atual estado de Mato Grosso do Sul.

Filho, neto e bisneto de gente da roça, faz parte da primeira geração urbana da sua família, tendo assim conhecido e vivido em sua plenitude a cultura caipira paulista, emprenhada e enriquecida pelos imigrantes italianos, como seus bisavós Maschio, Fioruci e Laureano, e portugueses, como os Tavares que completaram a mistura.

Descobriu a vocação pela comunicação na Rádio Difusora de Assis, onde trabalhou como aprendiz de redator e repórter enquanto terminava o antigo curso colegial, correspondente hoje ao ensino médio. A mudança para a capital de São Paulo em 1976, com o objetivo traçado de entrar na faculdade de jornalismo, aguçou ainda mais o interesse pela sua cultura nativa.

Formado em 1980 pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, trabalhou em alguns dos principais veículos da imprensa nacional, entre eles Rádio Capital, Rádio Eldorado, O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, enveredando daí para o jornalismo de agropecuária, como repórter da Revista DBO. Foi repórter do programa Globo Rural, da TV Globo, da TV Senac, hoje TV Sesc, editor do programa Diário Rural, veiculado pela TV Bandeirantes, e redator do programa SBT Rural, exibido pelo SBT. Desde 1995 é editor e apresentador do programa Terraviva DBO na TV, no Canal Terraviva, o canal de agronegócios do Grupo Bandeirantes de Comunicação.