quarta-feira, 2 de maio de 2012

Abertura oficial da 78ª ExpoZebu será nesta quinta


A maior mostra da pecuária zebuína no mundo, a 78ª ExpoZebu, será inaugurada oficialmente amanhã (03/05), em Uberaba (MG), com a presença de diversas autoridades. Estão confirmadas as presenças do governador de Minas Gerais Antonio Anastasia, do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Filho, da presidente da Petrobras Maria das Graças Foster, do prefeito de Uberaba Anderson Adauto, do embaixador da Namíbia Lineekela Josephat Mboti, da embaixadora do Panamá, Gabriela Garcia Carranza, os senadores Clésio Andrade, Aécio Neves, Zezé Perella e Kátia Abreu, diversos deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores da região do Triângulo Mineiro.

A abertura oficial está marcada para as 10h no Palanque Oficial do Parque Fernando Costa. O evento terá início com a Cerimônia Cívica de Hasteamento das Bandeiras, seguida dos pronunciamentos do governador de Minas, do ministro e do presidente da ABCZ Eduardo Biagi. O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais Narcio Rodrigues entregará ao governador do estado e ao presidente da ABCZ o “Resumo Executivo do Projeto Genoma Zebu Leiteiro”, que refere-se à conclusão do sequenciamento do genoma das raças gir e guzerá por pesquisadores brasileiros. Haverá ainda a assinatura de um protocolo de intenções entre a Prefeitura de Uberaba e a Embrapa para desenvolvimento de ações de interesse da cidade.

A solenidade terá a entrega do Mérito ABCZ à personalidades que vêm contribuindo para o desenvolvimento do setor pecuário. Serão homenageados: os criadores Djalma Bezerra, Epaminondas de Andrade, José Francisco Junqueira Reis, Torres Lincoln Prata Cunha, o reitor da Universidade de Uberaba e criador Marcelo Palmério, o presidente da Embrapa Pedro Antonio Arraes Pereira, o presidente da Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP) Raysildo Barbosa Lôbo, a criadora da Bolívia Nancy Peña de Roca e o responsável pelo Escritório Técnico Regional da ABCZ em Salvador Simeão Machado Neto.

Além da abertura oficial, a programação do dia 3 de maio contará com outros eventos. Às 8h30, na sede da ABCZ, será lançada a Sala Virtual “Adalberto Rodrigues da Cunha”, que conta com fotos, textos e vídeos sobre a contribuição de ex-presidentes e diretores para o crescimento da ABCZ. A Sala faz parte do Museu Virtual da ABCZ.

Já a 29ª Mostra do Museu do Zebu será inaugurada às 9h. Uma das exposições fotográficas é sobre a Índia de ontem e de hoje. A outra exposição é uma homenagem ao selecionador Cláudio Sabino Carvalho, falecido este ano.

Serão realizados também no dia 3 de maio pela equipe do Museu do Zebu os Projetos Zebu na Escola e Zebu Uai, que tem como finalidade mostrar aos alunos e a pessoas da terceira idade como funciona a cadeia produtiva da carne e do leite.

Confira outros eventos do dia 3 de maio na 78ª ExpoZebu:

13h - Leilão Gir Leiteiro Puro de Origem – Local: Centro de Eventos RKC

13h – 2º Leilão Guzerá Naviraí – Local: Tatersal Leilopec

14h- Reunião ASBRAER/Pró-Genética – Local: Sala de Reuniões da Diretoria da ABCZ

14h - Início do 34º Concurso Leiteiro das Raças Zebuínas - Local: Pavilhão Leiteiro - Parque Fernando Costa

14h – Pré-classificação da raça nelore - Local: Pista de Julgamento do Parque Fernando Costa

18h- Reunião "Qualidade do leite em foco" – Local: Salão Nobre da ABCZ

20h - 17º Leilão de Embriões Nova Era/VR-JO e Convidados (nelore) – Local: Tatersal VR

20h – 1º Leilão Essência do Tabapuã – Local: Centro de Eventos RKC

20h - 2º Leilão Seleção Ouro do Gir Leiteiro – Local: Tatersal Leilopec

20h – Show com Marcelo Prado & Banda - Local: Setor de alimentação do Parque Fernando Costa

22h - Concurso Leiteiro (primeira ordenha) - Local: Pavilhão Leiteiro - Parque Fernando Costa