terça-feira, 1 de maio de 2012

Conselheiros consultivos da ABCZ comentam particularidades da pecuária nos estados

Reunião realizada na manhã desta terça-feira (1º/05), na sede da ABCZ, permitiu o encontro e a troca de informações entre os conselheiros da ABCZ de diversos estados durante a tradicional Reunião do Conselho Consultivo da entidade, realizada anualmente durante a ExpoZebu. Além dos conselheiros, a reunião presidida pelo presidente da ABCZ, Eduardo Biagi, contou com a participação de presidentes e representantes das Associações Promocionais das Raças Zebuínas.
A reunião foi aberta pelo presidente da ABCZ, que comentou os bons resultados obtidos pela associação em 2011, apresentando o resumo do relatório de atividades da entidade no ano anterior. O presidente Eduardo Biagi aproveitou a oportunidade para informar os conselheiros sobre o crescimento do número de registros genealógicos das raças zebuínas nos últimos doze meses. “Entre maio de 2011 e abril de 2012, a ABCZ registou 771 mil zebuínos, verificando um aumento de 7%, quando comparado ao melhor período de registros na história da ABCZ, que era de maio de 2003 a abril de 2004, quando foram registrados 721 mil animais”, afirmou Biagi, destacando ainda que apesar de um crescimento uniforme, a região Centro-Oeste foi a que apresentou maior crescimento no número de registros neste período.
Durante sua fala, o presidente da ABCZ registou ainda algumas ações importantes da entidade nos próximos meses, como a elaboração do Sumário de Touros Unificado (ABCZ, ANCP e Embrapa), que será lançado em agosto durante a ExpoGenética; alterações no PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos); os lançamentos de projetos durante a ExpoZebu (Sala Virtual Adalberto Rodrigues da Cunha, o novo software PRODUZ e os Agrocursos), além de comentar o projeto de aproximação com os associados e o projeto para conscientização da necessidade de recuperar as pastagens, feito através da realização de Dias de Campos nos estados.
Em seguida, os conselheiros da ABCZ puderam comentar sobre a atual situação da pecuária nos estados. Entre as principais colocações, chamou a atenção dos conselheiros a situação exposta pela conselheira consultiva na Bahia, Carolina Nascimento Pedreira, sobre a seca que atinge os estados do nordeste. “A pecuária no nordeste está sendo inviabilizada pela seca. Precisamos que sejam tomadas medidas emergenciais com urgência e, por isso, pedimos o apoio da ABCZ para uma mobilização política em nível nacional e estaduais”, ressaltou Carolina. Os prejuízos com a seca também nos estados da região sul foram salientados pelo conselheiro da ABCZ no Rio Grande do Sul, Valdir Ferreira Rodrigues. O presidente Eduardo Biagi garantiu que buscará apoio político para auxiliar a região.

A ExpoZebu é promovida pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), com o patrocínio da Vale Fertilizantes, Nestlé, Banco do Brasil, Tortuga e Coca-Cola, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Governo de Minas, Apex-Brasil, CEMIG, Polo de Excelência em Genética Bovina e FAZU.