quarta-feira, 2 de maio de 2012

Raça guzerá abre as competições da 78ª ExpoZebu



Com 387 animais inscritos para a 78ª ExpoZebu, a raça guzerá faz sua estreia na feira a partir desta quarta-feira (02/05).  O Concurso Leiteiro da raça terá início às 14h com a ordenha das 32 fêmeas que concorrem ao título de grande campeã da competição. Serão realizadas nove ordenhas até o dia 5 de maio, vencendo a competição a fêmea com maior produção leiteira.  Antes da ordenha de esgota, realizada no início do concurso, será feita a mensuração linear das fêmeas, com base no método SUM (Sistema Único de Mensuração). As medidas constarão no relatório final das lactações do torneio.
Assim como nas outras raças que também terão Concurso Leiteiro da ExpoZebu , haverá a análise do leite das fêmeas guzerá para detecção dos índices de proteína, de gordura e da contagem de células somáticas. O animal que apresentar o melhor desempenho entre todas as raças concorrentes receberá um certificado da ABCZ.
Já na pista do Parque Fernando Costa, a raça guzerá estreia no dia 4 de maio, a partir das 7h30. Serão julgados 355 animais pelos jurados Marcelo Ricardo de Toledo, Carlos Alberto de Souza Celestino e William Koury Filho.
A ExpoZebu terá dois leilões de guzerá. No dia 3, às 13h, ocorre o 2º Leilão Guzerá Naviraí, no Tatersal Leilopec. No dia 5, às 20h, acontece o Leilão Rainhas do Guzerá Duplo Provado, na Chácara Colorado.
A Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil (ACGB) fará no dia 4 de maio, às 13h30, a Assembleia Geral na sala de reuniões da Diretoria da ABCZ. A pauta do evento será: apresentar o relatório do presidente Paulo Menicucci; discutir e votar o parecer do Conselho Fiscal sobre o balanço, contas e atos do exercício anterior; discutir e resolver quaisquer assuntos de interesse da classe ou da Associação (inclusive mudanças no sistema de escolha dos Jurados da Expozebu/Modelo Nelore); Eleger nova Diretoria. A eleição para o nome presidente da ACGB conta com duas chapas, uma liderada pelo ex-presidente da entidade Renato Egídio Olivé Esteves e a outra pelo diretor da ABCZ Antonio Pitangui de Salvo.
Às 16h, haverá Assembleia Geral do Centro Brasileiro de Melhoramento Genético do Guzerá na sala de reuniões da Diretoria da ABCZ. Já às 18h, no Salão Nobre da ABCZ, ocorre a apresentação técnica do Programa de Melhoramento Genético do Guzerá para Leite e lançamento do Sumário de Touros.