Várias pesquisas estão sendo desenvolvidas com os animais da raça guzerá que participam da 2ª Prova de Ganho em Peso (PGP), que acontece em Curvelo (MG). São três estudos com os zebuínos puros e um com bovinos oriundos de cruzamento entre guzerá e outras raças. De acordo com o coordenador técnico da prova, Ricardo Costa Souza, um dos estudos está ligado à fertilidade focando a precocidade sexual em reprodutores entre 15 e 18 meses. Esta pesquisa é tema da tese de mestrado em reprodução animal que Souza está cursando na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
As outras pesquisas que estão em andamento são sobre curva de crescimento dentro da raça e sobre crescimento alométrico (comparando dados do ultrassom com avaliação visual, realizada pelo método EPMURAS). Segundo Souza, os estudos têm demonstrado que uma avaliação visual bem feita chega aos mesmos resultados obtidos com o ultrassom.
Já com os animais oriundos dos cruzamentos guzolando, guzonel e tricross (guzerá, nelore e simental) haverá um abate técnico para avaliação de carcaça.
A 2ª Prova de Ganho em Peso será concluída em abril de 2011. Participam da PGP 30 animais guzerá PO e 60 cruzados. A prova é realizada pela Associação Mineira de Criadores de Zebu e conta com o apoio técnico do escritório da ABCZ em Belo Horizonte.
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Adolescentes participam de curso de capacitação na ABCZ
Adolescentes da cidade mineira de Uberaba participam até sexta-feira (17/12) do projeto "ABCZ para uma vida melhor". O evento conta com a participação de mais de 30jovens, entre menores aprendizes do PROBEM (Programa do Bem-Estar do Menor), coordenado pela Prefeitura Municipal de Uberaba, que atuam em várias empresas da cidade, entre elas a ABCZ e a FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), filhos de funcionários da ABCZ e jovens da Paróquia São José Tutunas.
Iniciado na última terça-feira, o projeto conta em sua programação com palestras sobre valores humanos, saúde, ética e moral nos dias de hoje, sustentabilidade, prevenção contra as drogas, mercado de trabalho. As palestras acontecem na sede da ABCZ, no Parque Fernando Costa. Os adolescentes, que tem entre 14 e 18 anos, também estão conhecendo sobre o trabalho da ABCZ e da FAZU e farão visita à faculdade na sexta-feira.
O projeto "ABCZ para uma vida melhor" é uma realização da ABCZ e Fundação Museu do Zebu "Edílson Lamartine Mendes", além de contar com a parceria das seguintes entidades: Prefeitura de Uberaba, FAZU, Polícia Militar de Uberaba
- Prefeitura Municipal de Uberaba, Corpo de Bombeiros de Uberaba, Câmara Municipal de Uberaba, Paróquia São José Tutunas, Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (CODAU).
Confira a programação de hoje até sexta-feira:
PROGRAMAÇÃO
DIA: 15 de dezembro (4ª feira)
8h00 - Recepção - Sala Vip da ABCZ
8h15 - Drogas Ilícitas e Criminalidade: PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas
9h15 - Intervalo/lanche
9h45 - Segurança: PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas
11h00 - Intervalo/almoço
13h30 - Mercado de Trabalho: Agrimedes Albino Onório - ABCZ
14h30 - Educação Ambiental - Ivone Borges - Assessora do Meio Ambiente do CODAU
15h00 - Intervalo/lanche
15h30 - A Informática e o futuro: Vanessa Gobo - ABCZ
DIA: 16 de dezembro (5ª feira)
8h00 - Recepção - Sala Vip da ABCZ
8h15 - Organização para uma vida saudável: Sergio Luiz Hilleshein e
Sheilla Silva Parreira - Faculdades Associadas de Uberaba - FAZU
9h30 - Intervalo/lanche
10h00 - Atendimento ao Cliente e Boas Maneiras: Sergio Luiz Hilleshein e
Sheilla Sillva Parreira - Faculdades Associadas de Uberaba - FAZU
11h00 - Intervalo/almoço
13h30 - Primeiros Socorros: Corpo de Bombeiros de Uberaba
15h30 - Intervalo/lanche
15h45 - Segurança: Corpo de Bombeiros de Uberaba
DIA: 17 de dezembro (6ª feira)
7h30 - Recepção - Museu do Zebu no Espaço Ecumênico
8h00 - Visitação na Faculdades Associadas de Uberaba - FAZU
9h30 - Lanche na FAZU
10h00 - Retorno para o Museu do Zebu
10h30 - Visitação ao Museu do Zebu: Aglays Martins - ABCZ/Museu do Zebu
11h00 - Entrega dos certificados aos participantes
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Pecuária será tema de reportagem da Rede Record em 2011
Uma equipe da Rede Record está em Uberaba/MG onde grava uma série de reportagens sobre a pecuária brasileira. A série de reportagens, que vai mostrar a história e os avanços das tecnologias empregadas no setor pecuário, deve ir ao ar na segunda semana de janeiro de 2011, no Jornal da Record, apresentado por Ana Paula Padrão.
Na ABCZ, foram gravadas hoje (09/12) imagens do Museu do Zebu e de uma aula do Curso de Julgamento das Raças Zebuínas. A reportagem também contará com o depoimento de um dos primeiros técnicos especializados em zebu no Brasil, Mário Cruvinel, do pesquisador Rodolfo Rumpf, da empresa Geneal, além de mostrar os avanços da pecuária de corte e leiteira, respectivamente, nas fazendas Mundo Novo e Monte Verde.
Logo após a visita à Uberaba, a equipe segue registrando o potencial da pecuária brasileira em Campo Grande, Corumbá e São Paulo.
O responsável pela reportagem é o jornalista Luiz Gustavo, da Rede Record de Belo Horizonte/MG. A produção está sendo feita por Rafael Araújo Castro, da Record de São Paulo/SP.
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Secretário Alberto Portugal participa do II Workshop do Polo de Genética
Entre os dias 7 e 9 de dezembro, em Uberaba (MG), será realizado o II Workshop "Programa Nacional de Melhoramento de Bovinos de Leite - Sustentabilidade e Genética: o desafio da pecuária leiteira tropical", uma iniciativa do Polo de Excelência em Genética Bovina e parceiros para promover debates entre os programas de melhoramento genético de bovinos leiteiros.
Realizado pela ABCZ, EPAMIG, Polo, Embrapa Gado de Leite, SECTES e Sebrae-MG, o workshop traz este ano o tema sustentabilidade e genética, que será discutido entre os diversos programas nacionais de melhoramento genético e abordado por dois pesquisadores estrangeiros, que trarão suas experiências e resultados para o público presente: Curtis van Tassell, do USDA (United States Department of Agriculture) e Elly Ana Navajas, da Universidad de la República, Uruguai.
A solenidade de abertura será marcada pela presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Alberto Duque Portugal, e pela apresentação do Estudo da atratividade da Cadeia Genética Bovina na Região de Uberaba pelo professor doutor, Marcos Fava Neves, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP (FEA-RP/USP).
A abertura contará também com a presença dos presidentes das associações de criadores, empresários e técnicos de centrais de inseminação artificial e fertilização in vitro e de vários segmentos do agronegócio, representantes do governo municipal e estadual, dirigentes de instituições de ensino e pesquisa, entre outros. Altino Rodrigues Neto, Diretor Geral do IMA, Lourival dos Santos, Presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Jonadan Hsuan Mim Ma, Presidente da Ma Shou Tao, Clóvis Corrêa, Gerente Nacional de Negócios da Rehagro, Marcelo Palmério, Reitor da Universidade de Uberaba, José Olavo Borges Mendes, Presidente da Fundagri e José Mauro Valente Paes, Chefe da Unidade Epamig Triângulo e Alto Paranaíba, são presenças confirmadas para o evento. Alta Genetics, BioVitro, Centenário Genetics, Geneal, Merial Saúde Animal, Fertilize, Vallé e Grupo Monte Verde também estarão presentes.
De acordo com a Gerente do Polo Beatriz Cordenonsi Lopes, o objetivo deste estudo, promovido pelo SEBRAE/MG, é apresentar o diagnóstico do setor empresarial da genética bovina em Uberaba, para direcionar ações que promovam a vinda de novas empresas para a região, o crescimento das empresas já instaladas e a consolidação de um Polo de Genética na região.
É importante ressaltar que Uberaba já é referência no setor de genética bovina por agregar várias empresas de biotecnologia do setor como ABS Pecplan, Alta Genetics, Cenatte Embriões, Geneal, Tecgene, BioVitro, entre outras, além de sediar as Associações de Criadores de raças zebuínas do país, sendo a ABCZ a maior delas.
No setor de pesquisa, destaque para a Unidade Regional EPAMIG do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que conta com 04 Fazendas Experimentais, sendo a Fazenda Experimental Getúlio Vargas, em Uberaba, referência na seleção e pesquisa com o Gado Gir Leiteiro, desde 1948. A cidade ainda conta com o Hospital Veterinário de Uberaba, um dos mais modernos e bem equipados da América Latina, onde foi produzida a primeira bezerra da raça nelore no Brasil, totalmente através do sistema in vitro.
O Estudo de atratividade da Cadeia Genética Bovina na Região de Uberaba será apresentado no Salão Nobre da Sede da ABCZ em Uberaba e será aberto ao público. Para obter mais informações sobre o evento, acesse http://www.cigeneticabovina.com.br/ ou entre em contato pelo telefone (34)3319-3961.
O Polo está localizado na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), um dos membros de seu Comitê Gestor, que vem apoiando o Polo na promoção de parcerias e ações em prol do melhoramento genético bovino, bem como a realização de eventos como este workshop.
Fonte: Polo de de Excelência em Genética Bovina
Realizado pela ABCZ, EPAMIG, Polo, Embrapa Gado de Leite, SECTES e Sebrae-MG, o workshop traz este ano o tema sustentabilidade e genética, que será discutido entre os diversos programas nacionais de melhoramento genético e abordado por dois pesquisadores estrangeiros, que trarão suas experiências e resultados para o público presente: Curtis van Tassell, do USDA (United States Department of Agriculture) e Elly Ana Navajas, da Universidad de la República, Uruguai.
A solenidade de abertura será marcada pela presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Alberto Duque Portugal, e pela apresentação do Estudo da atratividade da Cadeia Genética Bovina na Região de Uberaba pelo professor doutor, Marcos Fava Neves, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP (FEA-RP/USP).
A abertura contará também com a presença dos presidentes das associações de criadores, empresários e técnicos de centrais de inseminação artificial e fertilização in vitro e de vários segmentos do agronegócio, representantes do governo municipal e estadual, dirigentes de instituições de ensino e pesquisa, entre outros. Altino Rodrigues Neto, Diretor Geral do IMA, Lourival dos Santos, Presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Jonadan Hsuan Mim Ma, Presidente da Ma Shou Tao, Clóvis Corrêa, Gerente Nacional de Negócios da Rehagro, Marcelo Palmério, Reitor da Universidade de Uberaba, José Olavo Borges Mendes, Presidente da Fundagri e José Mauro Valente Paes, Chefe da Unidade Epamig Triângulo e Alto Paranaíba, são presenças confirmadas para o evento. Alta Genetics, BioVitro, Centenário Genetics, Geneal, Merial Saúde Animal, Fertilize, Vallé e Grupo Monte Verde também estarão presentes.
De acordo com a Gerente do Polo Beatriz Cordenonsi Lopes, o objetivo deste estudo, promovido pelo SEBRAE/MG, é apresentar o diagnóstico do setor empresarial da genética bovina em Uberaba, para direcionar ações que promovam a vinda de novas empresas para a região, o crescimento das empresas já instaladas e a consolidação de um Polo de Genética na região.
É importante ressaltar que Uberaba já é referência no setor de genética bovina por agregar várias empresas de biotecnologia do setor como ABS Pecplan, Alta Genetics, Cenatte Embriões, Geneal, Tecgene, BioVitro, entre outras, além de sediar as Associações de Criadores de raças zebuínas do país, sendo a ABCZ a maior delas.
No setor de pesquisa, destaque para a Unidade Regional EPAMIG do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que conta com 04 Fazendas Experimentais, sendo a Fazenda Experimental Getúlio Vargas, em Uberaba, referência na seleção e pesquisa com o Gado Gir Leiteiro, desde 1948. A cidade ainda conta com o Hospital Veterinário de Uberaba, um dos mais modernos e bem equipados da América Latina, onde foi produzida a primeira bezerra da raça nelore no Brasil, totalmente através do sistema in vitro.
O Estudo de atratividade da Cadeia Genética Bovina na Região de Uberaba será apresentado no Salão Nobre da Sede da ABCZ em Uberaba e será aberto ao público. Para obter mais informações sobre o evento, acesse http://www.cigeneticabovina.com.br/ ou entre em contato pelo telefone (34)3319-3961.
O Polo está localizado na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), um dos membros de seu Comitê Gestor, que vem apoiando o Polo na promoção de parcerias e ações em prol do melhoramento genético bovino, bem como a realização de eventos como este workshop.
Fonte: Polo de de Excelência em Genética Bovina
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Projeto Natal no Parque começa no dia 08 de dezembro
A tradicional decoração natalina do Parque Fernando Costa será inaugurada na próxima quarta-feira (08/12), às 19h30. A montagem das mais de 700 mil lâmpadas teve início no mês de novembro, com projeto assinado pelo arquiteto Demilton Dib. As luzes serão acesas pelo presidente da ABCZ Eduardo Biagi e pelo prefeito de Uberaba Anderson Adauto. Antecedendo a abertura oficial, haverá apresentação da Banda do 4º Batalhão da Polícia Militar.
Logo após a inauguração das luzes, tem início a programação do projeto Natal no Parque realizado em parceria pela ABCZ e a Prefeitura Municipal de Uberaba desde 2007.
A programação inclui shows artísticos regionais, parque de diversão, além da participação da Feirarte e projeto Beira de Estrada que levarão para o interior do parque uma exposição de artesanato, além de barraquinhas com diversos gêneros alimentícios. Nos pavilhões 12 e 13 do parque Fernando Costa, o projeto Beira de Estrada fará a montagem de presépios.
No dia 12 de dezembro (domingo), às 17h, está prevista a chegada do Papai Noel ao parque. O horário de funcionamento do projeto Natal no Parque será das 18h às 23h (domingo à quintas) e das 18h às 00h (sextas e sábados).
Em 2008, quase 27 mil veículos e mais de 82.000 pessoas visitaram o parque durante o período de realização do projeto. Em 2009, foram registrados a passagem de mais de 29 mil veículos e 94.300 pessoas no parque.
Além destas atrações, a ABCZ e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer prepara uma corrida de final de ano, no dia 26 de dezembro, em parceria com academias de ginástica de Uberaba e região.
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Norte de Minas terá feira do Pró-Genética
A cidade de Januária, localizada no Norte de Minas, vai sediar neste final de semana mais uma feira do Pró-Genética, programa que permite a compra financiada de touros por pequenos e médios produtores rurais. Serão comercializados tourinhos de várias raças zebuínas voltadas para produção de carne e de leite. A feira será no dia 27 de novembro no Parque de Exposições Astério Itabayana, das 8h às 17h.
Os animais que estarão à venda são registrados pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e têm qualidade genética atestada pela entidade. Além disso, apresentam exame andrológico positivo, teste negativo de brucelose e de tuberculose. Os criadores interessados em financiar a compra de touros zebuínos na feira podem procurar a Emater para fazer o cadastro e preparar a documentação necessária para a compra. Caso o criador prefira poderá comprar à vista. A feira está sendo promovida pelo Sindicato Produtores Rurais de Januária, com o apoio da Emater e do escritório técnico da ABCZ em Montes Claros.
Sobre o Pró-GenéticaCriado em 2006, em uma parceria entre ABCZ e Governo de Minas, o Pró-Genética realiza feiras regionais em todo o estado para a venda de touros de alta qualidade genética. Os animais comercializados devem atender a uma série de exigências sanitárias e de desempenho produtivo. O programa viabiliza a compra de touros melhoradores pelos pecuaristas com rebanhos de até 160 cabeças (até 100 vacas). O objetivo é melhorar a qualidade do rebanho bovino comercial e contribuir para criação de mecanismos que aumentem a produção e a renda do pequeno e médio produtor rural.
Hoje, o Pró-Genética está implantado em vários estados brasileiros.
Os animais que estarão à venda são registrados pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e têm qualidade genética atestada pela entidade. Além disso, apresentam exame andrológico positivo, teste negativo de brucelose e de tuberculose. Os criadores interessados em financiar a compra de touros zebuínos na feira podem procurar a Emater para fazer o cadastro e preparar a documentação necessária para a compra. Caso o criador prefira poderá comprar à vista. A feira está sendo promovida pelo Sindicato Produtores Rurais de Januária, com o apoio da Emater e do escritório técnico da ABCZ em Montes Claros.
Sobre o Pró-GenéticaCriado em 2006, em uma parceria entre ABCZ e Governo de Minas, o Pró-Genética realiza feiras regionais em todo o estado para a venda de touros de alta qualidade genética. Os animais comercializados devem atender a uma série de exigências sanitárias e de desempenho produtivo. O programa viabiliza a compra de touros melhoradores pelos pecuaristas com rebanhos de até 160 cabeças (até 100 vacas). O objetivo é melhorar a qualidade do rebanho bovino comercial e contribuir para criação de mecanismos que aumentem a produção e a renda do pequeno e médio produtor rural.
Hoje, o Pró-Genética está implantado em vários estados brasileiros.
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Site do PMGZ disponibiliza consulta a dados do Controle Leiteiro
Dados do Controle Leiteiro que são de acesso público poderão ser acessados no site do PMGZ a partir de hoje (19/11). Será possível visualizar as matrizes do rebanho que estão em lactação, produções a cada controle leiteiro, regime alimentar, médias mensais, produções reais acumuladas e o técnico responsável pelas ordenhas.
Acesse www.pmgz.org.br
Acesse www.pmgz.org.br
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Ouvidoria da ABCZ faz reunião em Belo Horizonte
O desenvolvimento da pecuária zebuína em Minas Gerais será um dos temas do encontro entre pecuaristas do estado e membros da Ouvidoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A reunião acontece nesta quinta-feira (18/11), em Belo Horizonte, às 14h, no Parque das Gameleiras. A expectativa é de que participem do evento associados da entidade e lideranças rurais da região.
O presidente da ABCZ, Eduardo Biagi, fará a abertura do encontro apresentando as ações desenvolvidas pela associação para garantir o melhoramento genético do rebanho brasileiro e para promover um constante aprimoramento dos serviços prestados aos associados. Além do presidente da ABCZ, participam da reunião a diretora de Ouvidoria da entidade Leila Borges e Celso de Barros e os superintendentes da associação Carlos Humberto Lucas e Agrimedes Albino Onório.
Durante a reunião da Ouvidoria da ABCZ em Belo Horizonte, os criadores poderão dar sugestões para melhoria dos serviços da entidade e ainda discutir os problemas que a pecuária vem enfrentando na região.
A Ouvidoria já esteve em outros Estados para debater as reivindicações dos criadores. Ocorreram reuniões em Rondônia, Acre, Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Pará, Mato Grosso, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná,Mato Grosso do Sul. A iniciativa deve ser levada a outras localidades brasileiras no próximo ano.
O presidente da ABCZ, Eduardo Biagi, fará a abertura do encontro apresentando as ações desenvolvidas pela associação para garantir o melhoramento genético do rebanho brasileiro e para promover um constante aprimoramento dos serviços prestados aos associados. Além do presidente da ABCZ, participam da reunião a diretora de Ouvidoria da entidade Leila Borges e Celso de Barros e os superintendentes da associação Carlos Humberto Lucas e Agrimedes Albino Onório.
Durante a reunião da Ouvidoria da ABCZ em Belo Horizonte, os criadores poderão dar sugestões para melhoria dos serviços da entidade e ainda discutir os problemas que a pecuária vem enfrentando na região.
A Ouvidoria já esteve em outros Estados para debater as reivindicações dos criadores. Ocorreram reuniões em Rondônia, Acre, Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Pará, Mato Grosso, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná,Mato Grosso do Sul. A iniciativa deve ser levada a outras localidades brasileiras no próximo ano.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Workshop discutirá sustentabilidade e novas tecnologias para os programas de melhoramento de bovinos
Entre os dias 7 e 9 de dezembro, em Uberaba (MG), será realizado o II Workshop "Programa Nacional de Melhoramento de Bovinos de Leite - Sustentabilidade e Genética: o desafio da pecuária leiteira tropical", uma iniciativa do Polo de Excelência em Genética Bovina para promover debates entre os programas de melhoramento genético de bovinos leiteiros.
O evento, organizado pelo Polo, ABCZ, EPAMIG, Embrapa Gado de Leite, SECTES e Sebrae-MG, traz este ano o tema sustentabilidade e genética, será discutido discutido entre os diversos programas de melhoramento genético existentes e abordado por dois pesquisadores estrangeiros, que trarão suas experiências e resultados para o público presente: Dr Curtis van Tassell, do USDA (United States Department of Agriculture) e Dra Elly Ana Navajas, da Universidad de la República, Uruguay.
Já na solenidade de abertura, o Workshop contará com a presença das associações de criadores, empresas dos vários segmentos do agronegócio, representantes do governo, dirigentes de instituições de ensino e pesquisa, entre outros, para conhecer os resultados de um trabalho inédito encomendado pelo Sebrae-MG em parceria com o Polo de Excelência em Genética: o Estudo da atratividade da Cadeia Genética Bovina na Região de Uberaba, realizado pelo Dr Marcos Fava Neves , da FEA-RP/USP.
De acordo com a Gerente do Polo, Beatriz Cordenonsi Lopes, o objetivo deste estudo é apresentar o diagnóstico do setor empresarial da genética bovina em Uberaba, para direcionar ações que promovam a vinda de novas empresas para a região, o crescimento das empresas já instaladas e a consolidação de um Polo de Genética na região.
Esta iniciativa é apoiada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, representada na solenidade pelo Dr Alberto Duque Portugal, que abordará as políticas de Inovação em Minas Gerais durante a palestra de abertura do evento.
É importante ressaltar que Uberaba já é referência no setor de genética bovina por agregar várias empresas de biotecnologia do setor como ABS Pecplan, Alta Genetics, Cenatte Embriões, Geneal, Tecgene, Bio vitro, entre outras, além de sediar as Associações de Criadores de raças zebuínas do país, sendo a ABCZ a maior delas.
No setor de pesquisa, destaque para a Unidade Regional EPAMIG do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que conta com 04 Fazendas Experimentais, sendo a Fazenda Experimental Getúlio Vargas, em Uberaba, referência na seleção e pesquisa com o Gado Gir Leiteiro, desde 1948. A cidade ainda conta com o Hospital Veterinário de Uberaba, um dos mais modernos e bem equipados da América Latina, onde foi produzida a primeira bezerra da raça nelore no Brasil, totalmente através do sistema in vitro.
O II Workshop "Programa Nacional de Melhoramento de Bovinos de Leite - Sustentabilidade e Genética: o desafio da pecuária leiteira tropical" será realizado na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), no Parque Fernando Costa, Uberaba/MG.
Confira a programação:
07 de dezembro
18h Abertura oficial do Workshop
19h Políticas de Inovação em Minas Gerais - Dr. Alberto Duque Portugal, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais.
20h Apresentação do ESTUDO DE ATRATIVIDADE DA CADEIA DA GENÉTICA BOVINA NA REGIÃO DE UBERABA, encomendado pelo SEBRAE-MG - Dr. Marcos Fava Neves, FEA-RP/USP.
21h Coquetel
08 de dezembro
08:30h Painel: Melhoramento Genético: Uma Perspectiva Internacional.
08:30h Cattle Genomic Selection: perspectives and directions - Dr. Curtis Van Tassel, USDA-ARS, Bovine Functional Genomics Laboratory, Maryland, USA.
10h Sustentabilidade e Melhoramento Genético: desafios da atualidade - Dra. Elly Ana Navajas, Mejora Genetica/Facultad de Veterinaria - Universidad de la República, Uruguay.
14h Painel: Avanços dos Programas de Melhoramento Genético de Bovinos Leiteiros em Busca da Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental.
14h Programa Nacional de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro - Dr. Rui da Silva Verneque, EMBRAPA/Gado de Leite e Dr. Anibal Eugênio Vercesi Filho, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios.
15h Programa Nacional de Melhoramento Genético na Raça GIR - Gir Leiteiro e ASSOGIR/Gir Goiás - Dr. Rui da Silva Verneque, EMBRAPA/Gado de Leite.
16:30h Programa Nacional de Melhoramento Genético do Guzerá Leiteiro - Dra. Vânia Maldini Penna, Centro Brasileiro de Melhoramento do Guzerá - CBMG.
09 de dezembro
08h Painel: Avanços dos Programas de Melhoramento Genético de Bovinos Leiteiros em Busca da Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental.
08h Programa PMGZ/ABCZ - Carlos Henrique Cavallari Machado, ABCZ.
09h Programa Nacional de Melhoramento Genético da Raça Holandesa - Dr. Cláudio Napolis Costa, EMBRAPA/Gado de Leite.
10:30h Programa Nacional de Melhoramento Genético do Girolando - Leandro de Carvalho Paiva e Marcello Cembranelli, GIROLANDO.
14h Reunião de encerramento para discussão e diagnóstico da situação dos Programas no âmbito da sustentabilidade e elaboração de propostas de ações para o Programa Nacional de Melhoramento Genético de Bovinos Leiteiros em prol da pecuária sustentável.
Fonte: Centro de Inteligência em Genética Bovina
O evento, organizado pelo Polo, ABCZ, EPAMIG, Embrapa Gado de Leite, SECTES e Sebrae-MG, traz este ano o tema sustentabilidade e genética, será discutido discutido entre os diversos programas de melhoramento genético existentes e abordado por dois pesquisadores estrangeiros, que trarão suas experiências e resultados para o público presente: Dr Curtis van Tassell, do USDA (United States Department of Agriculture) e Dra Elly Ana Navajas, da Universidad de la República, Uruguay.
Já na solenidade de abertura, o Workshop contará com a presença das associações de criadores, empresas dos vários segmentos do agronegócio, representantes do governo, dirigentes de instituições de ensino e pesquisa, entre outros, para conhecer os resultados de um trabalho inédito encomendado pelo Sebrae-MG em parceria com o Polo de Excelência em Genética: o Estudo da atratividade da Cadeia Genética Bovina na Região de Uberaba, realizado pelo Dr Marcos Fava Neves , da FEA-RP/USP.
De acordo com a Gerente do Polo, Beatriz Cordenonsi Lopes, o objetivo deste estudo é apresentar o diagnóstico do setor empresarial da genética bovina em Uberaba, para direcionar ações que promovam a vinda de novas empresas para a região, o crescimento das empresas já instaladas e a consolidação de um Polo de Genética na região.
Esta iniciativa é apoiada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, representada na solenidade pelo Dr Alberto Duque Portugal, que abordará as políticas de Inovação em Minas Gerais durante a palestra de abertura do evento.
É importante ressaltar que Uberaba já é referência no setor de genética bovina por agregar várias empresas de biotecnologia do setor como ABS Pecplan, Alta Genetics, Cenatte Embriões, Geneal, Tecgene, Bio vitro, entre outras, além de sediar as Associações de Criadores de raças zebuínas do país, sendo a ABCZ a maior delas.
No setor de pesquisa, destaque para a Unidade Regional EPAMIG do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que conta com 04 Fazendas Experimentais, sendo a Fazenda Experimental Getúlio Vargas, em Uberaba, referência na seleção e pesquisa com o Gado Gir Leiteiro, desde 1948. A cidade ainda conta com o Hospital Veterinário de Uberaba, um dos mais modernos e bem equipados da América Latina, onde foi produzida a primeira bezerra da raça nelore no Brasil, totalmente através do sistema in vitro.
O II Workshop "Programa Nacional de Melhoramento de Bovinos de Leite - Sustentabilidade e Genética: o desafio da pecuária leiteira tropical" será realizado na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), no Parque Fernando Costa, Uberaba/MG.
Confira a programação:
07 de dezembro
18h Abertura oficial do Workshop
19h Políticas de Inovação em Minas Gerais - Dr. Alberto Duque Portugal, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais.
20h Apresentação do ESTUDO DE ATRATIVIDADE DA CADEIA DA GENÉTICA BOVINA NA REGIÃO DE UBERABA, encomendado pelo SEBRAE-MG - Dr. Marcos Fava Neves, FEA-RP/USP.
21h Coquetel
08 de dezembro
08:30h Painel: Melhoramento Genético: Uma Perspectiva Internacional.
08:30h Cattle Genomic Selection: perspectives and directions - Dr. Curtis Van Tassel, USDA-ARS, Bovine Functional Genomics Laboratory, Maryland, USA.
10h Sustentabilidade e Melhoramento Genético: desafios da atualidade - Dra. Elly Ana Navajas, Mejora Genetica/Facultad de Veterinaria - Universidad de la República, Uruguay.
14h Painel: Avanços dos Programas de Melhoramento Genético de Bovinos Leiteiros em Busca da Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental.
14h Programa Nacional de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro - Dr. Rui da Silva Verneque, EMBRAPA/Gado de Leite e Dr. Anibal Eugênio Vercesi Filho, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios.
15h Programa Nacional de Melhoramento Genético na Raça GIR - Gir Leiteiro e ASSOGIR/Gir Goiás - Dr. Rui da Silva Verneque, EMBRAPA/Gado de Leite.
16:30h Programa Nacional de Melhoramento Genético do Guzerá Leiteiro - Dra. Vânia Maldini Penna, Centro Brasileiro de Melhoramento do Guzerá - CBMG.
09 de dezembro
08h Painel: Avanços dos Programas de Melhoramento Genético de Bovinos Leiteiros em Busca da Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental.
08h Programa PMGZ/ABCZ - Carlos Henrique Cavallari Machado, ABCZ.
09h Programa Nacional de Melhoramento Genético da Raça Holandesa - Dr. Cláudio Napolis Costa, EMBRAPA/Gado de Leite.
10:30h Programa Nacional de Melhoramento Genético do Girolando - Leandro de Carvalho Paiva e Marcello Cembranelli, GIROLANDO.
14h Reunião de encerramento para discussão e diagnóstico da situação dos Programas no âmbito da sustentabilidade e elaboração de propostas de ações para o Programa Nacional de Melhoramento Genético de Bovinos Leiteiros em prol da pecuária sustentável.
Fonte: Centro de Inteligência em Genética Bovina
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Gerente da ABCZ fala sobre mercado internacional no PECFórum
Começa nesta quarta-feira (17 de novembro), a partir das 8 horas, o PecForum - Fórum Internacional de Pecuaristas, em Uberlândia (MG). O evento, que segue até quinta-feira (dia 18) no Convention Center, reunirá pecuaristas com especialistas e autoridades do agronegócio para discutir as perspectivas da pecuária de corte para os próximos anos, além de promover debates sobre novas oportunidades de negócios e investimentos, reforma do código ambiental, integração entre lavoura/pecuária/florestamento, tendências do mercado do boi e das carnes, previsões climáticas para a safra 2011 e novas ferramentas de gestão para o aumento da rentabilidade do pecuarista.
O gerente de Relações Internacionais da ABCZ, Gerson Simão, está entre os palestrantes do primeiro dia do evento. Ele falará sobre Tecnologia de exportação - As Oportunidades do Brasil no Mercado Internacional-Sêmen,Embriões e Animais vivos". A palestra ocorrerá no período da tarde.
O vice-presidente da ABCZ, Jovelino Carvalho Mineiro, também participará do PEC Fórum. Ele será um dos debatedores do fórum "O Papel da Comunicação com a Sociedade Urbana como Elemento de Afirmação Política, Social e Econômica do Agronegócio Brasileiro", que ocorrerá a partir das 8h.
A abertura do fórum será feita pelo presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad, e terá a presença das principais lideranças do agronegócio brasileiro, como o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Cesário Ramalho da Silva, o presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da CNA (Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil), Antenor Amorim Nogueira.
Está confirmada para esta quarta-feira palestra do Deputado Federal (reeleito) Aldo Rebelo, que colocará em discussão as propostas para reforma do Código Florestal Brasileiro, projeto que está em trâmite na Câmara Federal e do qual é o relator, e também do sócio-diretor da RC Consultores, Fábio Silveira, que traçará as tendências da economia mundial e brasileira e do mercado de alimentos e da pecuária para os próximos anos.
O gerente de Relações Internacionais da ABCZ, Gerson Simão, está entre os palestrantes do primeiro dia do evento. Ele falará sobre Tecnologia de exportação - As Oportunidades do Brasil no Mercado Internacional-Sêmen,Embriões e Animais vivos". A palestra ocorrerá no período da tarde.
O vice-presidente da ABCZ, Jovelino Carvalho Mineiro, também participará do PEC Fórum. Ele será um dos debatedores do fórum "O Papel da Comunicação com a Sociedade Urbana como Elemento de Afirmação Política, Social e Econômica do Agronegócio Brasileiro", que ocorrerá a partir das 8h.
A abertura do fórum será feita pelo presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad, e terá a presença das principais lideranças do agronegócio brasileiro, como o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Cesário Ramalho da Silva, o presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da CNA (Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil), Antenor Amorim Nogueira.
Está confirmada para esta quarta-feira palestra do Deputado Federal (reeleito) Aldo Rebelo, que colocará em discussão as propostas para reforma do Código Florestal Brasileiro, projeto que está em trâmite na Câmara Federal e do qual é o relator, e também do sócio-diretor da RC Consultores, Fábio Silveira, que traçará as tendências da economia mundial e brasileira e do mercado de alimentos e da pecuária para os próximos anos.
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Leilão homologado pelo PMGZ acontece domingo no Mato Grosso
Mais um leilão homologado pelo PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) será realizado no Mato Grosso. O 1º Leilão Fazenda Buona Sorte acontece no próximo domingo (14/11), a partir das 14h, no Recinto de Leilões Estância Bahia , em Água Boa (MT). O pregão terá a assessoria do técnico da ABCZ, Marcelo Monteiro Garcia.
De acordo com o gerente de Provas Zootécnicas da ABCZ Ismar José Carneiro, todos os animais foram avaliados em uma prova zootécnica da associação e se destacaram como geneticamente superiores “Serão ofertados reprodutores da raça tabapuã com avaliação genética do PMGZ, garantindo aos compradores a certeza de estarem adquirindo animais melhoradores que trarão ganhos econômicos aos seus rebanhos”, informa.
A Fazenda Buona Sorte, de propriedade de Giorgio Giuseppe Arnaldi, é participante do PMGZ há quatro anos e seleciona a raça tabapuã. Além disso, é associada do consórcio de exportação Brazilian Cattle, que promove as raças zebuínas no exterior.
De acordo com o gerente de Provas Zootécnicas da ABCZ Ismar José Carneiro, todos os animais foram avaliados em uma prova zootécnica da associação e se destacaram como geneticamente superiores “Serão ofertados reprodutores da raça tabapuã com avaliação genética do PMGZ, garantindo aos compradores a certeza de estarem adquirindo animais melhoradores que trarão ganhos econômicos aos seus rebanhos”, informa.
A Fazenda Buona Sorte, de propriedade de Giorgio Giuseppe Arnaldi, é participante do PMGZ há quatro anos e seleciona a raça tabapuã. Além disso, é associada do consórcio de exportação Brazilian Cattle, que promove as raças zebuínas no exterior.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
PMGZ será tema de palestra na Feileite 2010
Os visitantes da Feileite (Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite) poderão participar na sexta-feira (12/11) de uma palestra sobre o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) da ABCZ. O tema será abordado pelo superintendente Técnico de Melhoramento Genético da associação, Carlos Henrique Cavallari Machado. O evento é aberto ao público e ocorrerá às 10h no Centro de Exposições Imigrantes, na capital paulista, onde está acontecendo a Feileite 2010.
Sobre o PMGZ
Com mais de 4 milhões de animais avaliados, o PMGZ auxilia no processo de seleção da fazenda, identificando aqueles bovinos mais precoces, férteis, de melhores índices de ganho de peso ou de produção leiteira. Além de agregar valor ao rebanho, ele tem a vantagem de diminuir o custo de produção por unidade de produto ou melhorar a relação custo/benefício. Criado em 1992, o PMGZ disponibiliza ao mercado informações genéticas consistentes que atestam as performances dos rebanhos inscritos em suas três provas zootécnicas (Controle de Desenvolvimento Ponderal - CDP, Prova de Ganho em Peso - PGP e Controle Leiteiro - CL). Por ano, mais de 200 mil novos animais passam a integrar o programa. As informações genéticas dos zebuínos são disponibilizadas através de sumários dos touros, de matrizes e animais jovens, além de vários relatórios de desempenho. O PMGZ ainda disponibiliza o Certificado Especial de Produção (CEP), que identifica machos e fêmeas com DEP´s (Diferença Esperada na Progênie) elevadas para diversas características, agregando valor ao animal.
Sobre o PMGZ
Com mais de 4 milhões de animais avaliados, o PMGZ auxilia no processo de seleção da fazenda, identificando aqueles bovinos mais precoces, férteis, de melhores índices de ganho de peso ou de produção leiteira. Além de agregar valor ao rebanho, ele tem a vantagem de diminuir o custo de produção por unidade de produto ou melhorar a relação custo/benefício. Criado em 1992, o PMGZ disponibiliza ao mercado informações genéticas consistentes que atestam as performances dos rebanhos inscritos em suas três provas zootécnicas (Controle de Desenvolvimento Ponderal - CDP, Prova de Ganho em Peso - PGP e Controle Leiteiro - CL). Por ano, mais de 200 mil novos animais passam a integrar o programa. As informações genéticas dos zebuínos são disponibilizadas através de sumários dos touros, de matrizes e animais jovens, além de vários relatórios de desempenho. O PMGZ ainda disponibiliza o Certificado Especial de Produção (CEP), que identifica machos e fêmeas com DEP´s (Diferença Esperada na Progênie) elevadas para diversas características, agregando valor ao animal.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Feileite terá Curso de Julgamento de Zebuínos com Aptidão Leiteira
Mais uma edição do Curso de Noções em Morfologia e Julgamento de Zebuínos com Aptidão Leiteira será realizada na Feileite (Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite). As aulas acontecerão nos dias 12 e 13 de novembro, no Centro de Exposição Imigrantes, na capital paulista. O superintendente de Melhoramento Genético da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Carlos Henrique Cavallari Machado (foto), ministrará aulas práticas sobre as raças gir (aptidão leiteira) e sindi. As aulas também enfocarão a raça guzerá.
O curso possibilita aos participantes o conhecimento das características morfológicas relacionadas à produtividade, funcionalidade e padrão racial das raças zebuínas. O evento ainda permite aos alunos participarem como jurados de julgamentos simulados. Poderão participar criadores, selecionadores, profissionais e estudantes das áreas das ciências agrárias, colaboradores das fazendas.
A programação do curso conta com aulas teóricas no primeiro dia sobre os temas: Exterior de Zebuínos, Aprumos e Pelagens, Ética Profissional e Métodos de julgamento. Já as aulas práticas de morfologia e julgamento ocorrerão nos dois dias de curso.
A coordenação técnica do 7º Curso de Noções em Morfologia e Julgamento de Zebuínos com Aptidão Leiteira está a cargo da ABCZ, da ABCGIL e da Progênie Genética e Consultoria Ltda. A coordenação geral é do Agrocentro. A promoção é da BrAgrocursos. Todos os participantes receberão certificado oficial emitido pela ABCZ.
CONTATO:• BrAgrocursos: 11 – 5084.1151 ou pelo e-mail: contato@bragrocursos.com.br
• Para se inscrever, acesse: http://www.bragrocursos.com.br/inscricoes.php
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Gerente de Relações Internacionais da ABCZ fará palestra no Instituto Biológico
O gerente de Relações Internacionais da ABCZ, Gerson Simão, fará amanhã (09/11/10), às 14h, em São Paulo, palestra durante a Reunião Anual do Instituto Biológico (RAIB). O evento terá como tema central "Mercado de exportação de produtos agrícolas e a certificação de laboratório de diagnósticos na agricultura".
Simão falará sobre a logística da exportação nas empresas privadas. Na ABCZ, ele coordena o projeto internacional Brazilian Cattle, cujo objetivo é promover em diversos países as raças zebuínas e os principais produtos e serviços do setor pecuário brasileiro.
A iniciativa conta com o apoio da APEX-Brasil, agência do governo federal que trabalha com o objetivo de estimular as exportações brasileiras. Além do marketing do zebu, o Brazilian Cattle trabalha junto a embaixadas, Itamaraty, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na revisão de protocolos sanitários para facilitar o acesso de seus produtos aos mercados-alvo.
Simão falará sobre a logística da exportação nas empresas privadas. Na ABCZ, ele coordena o projeto internacional Brazilian Cattle, cujo objetivo é promover em diversos países as raças zebuínas e os principais produtos e serviços do setor pecuário brasileiro.
A iniciativa conta com o apoio da APEX-Brasil, agência do governo federal que trabalha com o objetivo de estimular as exportações brasileiras. Além do marketing do zebu, o Brazilian Cattle trabalha junto a embaixadas, Itamaraty, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na revisão de protocolos sanitários para facilitar o acesso de seus produtos aos mercados-alvo.
ABCZ participa de Dia de Campo em Sergipe
Criadores sergipanos participaram no sábado (06/11/10) do Dia de Campo da Fazenda Paty, no município de Itabaianinha (SE). O técnico da ABCZ, Marcelo Miranda, ministrou duas palestras durante o evento. Uma delas foi sobre o Pró-Genética, programa que viabiliza a aquisição de touros registrados para aumentar o desempenho econômico e zootécnico do rebanho bovino das pequenas e médias propriedades. Existente em vários estados brasileiros, o Pró-Genética ainda não está implantando em Sergipe, mas a ABCZ negocia com a Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária a adoção do programa.
Outro assunto abordado pelo técnico da ABCZ durante o Dia de Campo foi o uso de touros melhoradores com avaliação genética positiva pelo PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos). Os participantes também assistiram a uma palestra da empresa de nutrição animal Tortuga.
Na parte da tarde, os convidados acompanharam a mostra de animais e o trabalho desenvolvido em Sergipe pela Fazenda Paty, pertencente ao criador de nelore Paulo Pereira Carrera Escariz.
Segundo o responsável técnico pelo escritório da ABCZ em Sergipe, Denio Leite Santos, a associação está planejando para 2011 a realização de uma série de palestras em fazendas, exposições, faculdades e de Dias de Campo.
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Nutricionista explica as vantagens do consumo de cada tipo de leite
Em entrevista ao Bom Dia Brasil, da Rede Globo, a nutricionista Licínia de Campos fala sobre as vantagens do consumo de leite.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
ABCZ recepciona estrangeiros de 20 países durante Congresso de Brahman
Os visitantes estrangeiros que estão em Uberaba (MG) participando do XV Congresso Mundial da Raça Brahman terão a oportunidade de conhecer, além das potencialidades da raça, a picanha do zebu brasileiro e bebidas tradiconais, como caipirinha, no Salão Internacional da ABCZ. No final do dia, serão feitas degustações desses dois produtos.
Os visitantes estão sendo recepcionados pelo Departamento Internacional da ABCZ. Eles participam de farm tours (visita a fazendas e centrais de inseminação da cidade), além das atividades do congresso. Até agora, mais de 500 estrangeiros de 20 países já passaram pelo Parque Fernando Costa, onde acontece o evento. O Congresso vai até o dia 24 de outubro.
terça-feira, 19 de outubro de 2010
ABCZ realiza 1º Dia de Campo em Campo Grande (MS)
A capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, sediou no dia 14 de outubro o 1º Dia de Campo da ABCZ. O evento aconteceu no Malibu Confinamento, onde ocorre a 1ª Prova de Ganho em Peso (PGP) do Zebu (ABCZ/Nelore MS). Participaram do Dia de Campo mais de 100 pessoas, entre criadores, acadêmicos, professores universitários, profissionais da área. O gerente de Projetos do MAPA/MS, Celso Martins, e o presidente da Acrissul, Chico Maia, também participaram do evento.
A abertura do Dia de Campo foi feita pelo gerente do escritório da ABCZ em Campo Grande, Adriano Garcia, que fez uma breve apresentação sobre alguns números relevantes sobre a PGP da ABCZ/Nelore MS. Considerada a maior PGP do Brasil, a prova conta com 311 animais das raças nelore, guzerá, brahman e tabapuã, pertencentes a criadores dos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Goiás. Em seguida, o gerente do PMGZ-Corte, Lauro Fraga, apresentou ao público uma palestra sobre o PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) e suas Provas Zootécnicas. A Pfizer também apresentou uma breve mostra sobre os produtos usados no cronograma sanitário da PGP e, Ana Elisa Bardo, da PecUS, apresentou uma palestra sobre Avaliação de Carcaça através da Ultrassonografia.
O evento terminou com a apresentação dos animais participantes da PGP.
Diretores e superintendentes da ABCZ acompanham primeiro dia de farm tours do XV Congresso Mundial da Raça Brahman
Os diretores da ABCZ, Gabriel Prata Rezende e Frederico Diamantino, acompanhados do superintendente técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian e do coordenador do Colégio de Jurados da ABCZ, Mário Márcio de Souza da Costa Moura, prestigiaram o primeiro dia de farm tours do XV Congresso Mundial da Raça Brahman, que acontece no Parque Fernando Costa em Uberaba/MG, até o próximo dia 24 de outubro.
As primeiras visitas dos farm tours foram realizadas ontem (18/10), nas fazendas Duplo P e na Central ABS Pecplan. Além dos representantes da ABCZ, participaram do evento o presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil, José Amauri Dimarzio e o deputado federal Marcos Montes. O primeiro dia de farm tour também foi prestigiado por dezenas de visitantes estrangeiros e criadores brasileiros. Hoje (19/10), o farm tour acontece na fazenda Morro Alto II, em Uberlândia/MG, durante todo o dia. Amanhã (20), será a vez da visita à Alta Genetics e a fazenda Querença.
Na central Alta Genetics, os visitantes conhecerão os touros participantes do PROBRAHMAN, primeiro teste de progênie da raça.
Mais informações: www.brahmancongress.com
As primeiras visitas dos farm tours foram realizadas ontem (18/10), nas fazendas Duplo P e na Central ABS Pecplan. Além dos representantes da ABCZ, participaram do evento o presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil, José Amauri Dimarzio e o deputado federal Marcos Montes. O primeiro dia de farm tour também foi prestigiado por dezenas de visitantes estrangeiros e criadores brasileiros. Hoje (19/10), o farm tour acontece na fazenda Morro Alto II, em Uberlândia/MG, durante todo o dia. Amanhã (20), será a vez da visita à Alta Genetics e a fazenda Querença.
Na central Alta Genetics, os visitantes conhecerão os touros participantes do PROBRAHMAN, primeiro teste de progênie da raça.
Mais informações: www.brahmancongress.com
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Superintendente da ABCZ participa na França do Sial 2010
Considerada uma das mais importantes feiras do setor de alimentos do mundo, o Sial 2010 começa no próximo domingo (17/10), em Paris, na França, mostrando as tendências de vários segmentos para os próximos anos. Para conhecer as novidades das indústrias de carne e de leite, o superintendente de Marketing e Comercial da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), João Gilberto Bento, visitará o Sial a partir do dia 18 de outubro.
Como a entidade definiu que seu tema de trabalho para os próximos três anos será “Qualidade e Tecnologia”, a visita à exposição francesa ajudará a alinhar os projetos da ABCZ com as tendências mundiais nessa área. “Será uma oportunidade de conhecer como empresas de todo o mundo estão trabalhando seus produtos em relação a pontos importantes, como embalagens, apresentação do produto, marketing, rastreabilidade e sustentabilidade”, informa Bento, que participará de várias palestras durante o Sial.
A feira, que acontece a cada dois anos, vai até o dia 21 de outubro no Parque de Exposições Paris-Nord Villepinte. Visitantes de mais de 185 países devem passar pelo recinto, que terá expositores de 101 países. A inovação na área de alimentos é um dos temas centrais da feira este ano.
Como a entidade definiu que seu tema de trabalho para os próximos três anos será “Qualidade e Tecnologia”, a visita à exposição francesa ajudará a alinhar os projetos da ABCZ com as tendências mundiais nessa área. “Será uma oportunidade de conhecer como empresas de todo o mundo estão trabalhando seus produtos em relação a pontos importantes, como embalagens, apresentação do produto, marketing, rastreabilidade e sustentabilidade”, informa Bento, que participará de várias palestras durante o Sial.
A feira, que acontece a cada dois anos, vai até o dia 21 de outubro no Parque de Exposições Paris-Nord Villepinte. Visitantes de mais de 185 países devem passar pelo recinto, que terá expositores de 101 países. A inovação na área de alimentos é um dos temas centrais da feira este ano.
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Dinheiro Rural destaca entrevista do novo presidente da ABCZ
A edição de outubro/2010 da Revista Dinheiro Rural, traz uma entrevista com o presidente da ABCZ, Eduardo Biagi. A seguir, acompanhe a entrevista na íntegra!
DINHEIRO RURAL: Qual o principal desafio em presidir a maior entidade classista do setor pecuário mundial?
Eduardo Biagi: Os desafios são vários. O principal deles é fazer com que a ABCZ continue contribuindo para o aumento sustentável da produção mundial da carne e leite, através do registro, melhoramento genético e da promoção das raças zebuínas. O pecuarista tem demonstrado nos últimos anos um grande interesse em produzir de maneira sustentável e para nós da ABCZ a melhor forma de alcançar este objetivo é através, sobretudo, do melhoramento genético. Quando você utiliza a tecnologia necessária para a boa condução da pecuária a pasto, antecipa o período de abate e aumenta a produção por área, você consequentemente, caminha para a sustentabilidade do negócio. É nisso que a ABCZ vem trabalhando há anos, e é isso, que vai fazer a pecuária brasileira continuar sendo destaque em todo o mundo. Já somos referência em produção. Em um espaço curto de tempo, o Brasil será reconhecido também como referência em melhoramento genético.
DINHEIRO RURAL: Qual o tamanho do rebanho brasileiro sob responsabilidade da ABCZ?
Eduardo Biagi: A ABCZ é a entidade responsável pelo registro genealógico das raças zebuínas brahman, gir, gir leiteiro, guzerá, indubrasil, nelore, sindi e tabapuã, e ainda de alguns cruzamentos como o tababel e o guzolando. Nela estão registrados os animais que além de terem suas genealogias conhecidas, possuem as características raciais e morfológicas adequadas à sua raça. Atualmente, o rebanho nacional registrado na ABCZ é de aproximadamente 1,5 milhões de animais zebuínos. Quanto ao rebanho comercial, estima-se que no Brasil, aproximadamente 80% do rebanho nacional, tenha algum grau de sangue zebuíno.
DINHEIRO RURAL: Qual a participação das raças zebuínas na produção de carne e leite no Brasil?
Eduardo Biagi: Como disse anteriormente, 80% do rebanho nacional possui sangue zebu. Por isso, boa parte da produção total de carne e leite deriva dessa porcentagem de gado zebuíno. As raças zebuínas com aptidão de corte, especialmente, o nelore contribuem com quase a totalidade do que é produzido no país. Em relação ao leite, sabemos que a contribuição do zebu também é bastante expressiva, graças às raças com boa aptidão leiteira como o gir, o sindi e o guzerá. O gir, em especial, colabora de forma expressiva com a pecuária leiteira uma vez que o cruzamento com o holandês dá origem ao gado girolando, uma raça nacional que apresenta boa produtividade leiteira e adaptabilidade ao clima dos trópicos.
DINHEIRO RURAL: Quais os principais programas da ABCZ?
Eduardo Biagi: Os principais programas da ABCZ convergem para uma das prioridades centrais da entidade, como disse anteriormente: o melhoramento genético. Ano após ano estamos consolidando o Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas (PMGZ), ampliando as provas zootécnicas que o compõe, como as provas de ganho em peso e o controle leiteiro. Além disso, estamos promovendo anualmente a ExpoGenética, como uma forma de incentivar o produtor a utilizar os dados científicos gerados pelos programas de melhoramento do Brasil. Outro programa que é prioritário para nós é o Pró-Genética. Através dele, queremos transformar a qualidade dos rebanhos dos pequenos e médios produtores brasileiros, fazendo que as características produtivas do zebu cheguem às pequenas e médias propriedades em maior proporção. Além da melhoria dos produtos gerados por estes produtores, queremos melhorar a renda e a sustentabilidade da atividade.
DINHEIRO RURAL: A ABCZ tem se caracterizado pela implantação de ações conjuntas com associações de raça. Quais as que merecerão destaque em sua gestão?
Eduardo Biagi: Trabalhamos ao lado das associações promocionais, procurando contribuir de todas as maneiras possíveis para que seus objetivos sejam alcançados. Como exemplo, posso citar a realização de exposições especializadas no Parque Fernando Costa, como a Expoinel, no mês de setembro e o Congresso Mundial da Raça Brahman, que será realizado pela primeira vez no Brasil, neste mês de outubro.
DINHEIRO RURAL: Quais as expectativas para a pecuária nacional na próxima década?
Eduardo Biagi: Segundo relatório da FAO e OMC na próxima década o crescimento da demanda mundial de carnes crescerá mais de 23% e espera-se que este aumento de demanda seja atendido por poucos países, principalmente, pelo Brasil. A nossa oportunidade será grande e teremos que trilhar o caminho da profissionalização e da gestão sustentável para bem aproveitá-la.
DINHEIRO RURAL: O que está faltando para a implementação mais eficiente do sistema de rastreabilidade?
Eduardo Biagi: Está faltando racionalidade para implementar um sistema factível dentro das fazendas e que atenda à demanda de nossos clientes. Em um país com dimensões continentais como o nosso e com realidades produtivas tão diferentes, seria preciso um trabalho de orientação junto ao produtor rural, mostrando a importância da rastreabilidade, fazendo-o enxergar as suas vantagens e demonstrando suas recompensas.
DINHEIRO RURAL: Qual o compromisso da ABCZ no desenvolvimento da pecuária verde?
Eduardo Biagi: O compromisso é total. Há alguns anos transformamos a ExpoZebu, maior feira das raças zebuínas, em um palco de discussão da pecuária sustentável. Não só isso. No palco de decisões políticas e sanitárias importantes para a pecuária nacional. Especialmente quanto aos conceitos da pecuária verde, procuramos disseminar informações importantes sobre recuperação de pastagem, melhoramento genético, sistema silvipastoris, entre tantos outros aspectos através dos nossos veículos de comunicação, que são a Revista ABCZ, o ABCZ TV, o site da entidade e o Twitter.
DINHEIRO RURAL: Quais os principais diferenciais de produção com sustentabilidade do rebanho brasileiro em relação ao resto do mundo?
Eduardo Biagi: Os principais diferenciais são a predominância do gado zebu, perfeitamente adaptado ao nosso clima e o sistema de manejo com cria, recria e engorda à pasto. Assim é possível alcançar mais produção de carne e leite com menos uso de produtos químicos, de alimentos concentrados e com produção de carne natural e leite mais saudável.
DINHEIRO RURAL: Qual o posicionamento da ABCZ sobre o novo código ambiental?
Eduardo Biagi: A ABCZ acredita que, não importa as razões que nos trouxeram até a situação atual, que é de total insegurança jurídica no campo. Esta situação precisa mudar e, sem dúvida, o Código Florestal deve ser revisto de forma que adequemos preservação e produção.
DINHEIRO RURAL: Qual a opinião do senhor em relação a campanhas nos moldes realizados pelos supermercados e por alguns frigoríficos, que não compram carne produzida na região amazônica?
Eduardo Biagi: Ao invés de buscarem juntos, a adequação da forma de produção da cadeia produtiva, alguns setores elegem formas mais “simplificadas” para tentar ganhar a confiança do consumidor final. Infelizmente, tais atitudes não resolvem o problema, além de marginalizar a figura do produtor rural, uma vez que a sociedade, por desconhecer o funcionamento do setor, pode ser levada a generalizar a imagem de um setor produtivo que tanto contribui para a economia nacional.
DINHEIRO RURAL: O Brasil vai atingir a meta de se tornar área livre de aftosa com vacinação em 2010?
Eduardo Biagi: Esta meta vem sendo discutida há pelo menos duas edições da ExpoZebu, durante as reuniões do FONESA (Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária). É uma meta bastante audaciosa, mas necessária. Mesmo que não consigamos alcançar essa meta no prazo determinado, é preciso iniciar o processo ainda que de forma lenta, gradual e segura para se alcançar o status livre sem vacinação. O que a ABCZ defende é que o circuito sul, principalmente os estados do Paraná e rio Grande do Sul, poderiam ser os primeiros a começar este processo e depois partir para outros circuitos, da região sudeste e centro-oeste e posteriormente nordeste e norte.
DINHEIRO RURAL: Recentemente a ABCZ prometeu que iria combater as suspeitas de fraudes em várias exposições no País. Como está esse processo? De fato aconteciam fraudes? Como isso prejudica o mercado brasileiro de gado de elite?
Eduardo Biagi: Estamos buscando uma melhoria contínua no processo de registro e na escrituração zootécnica realizada nas propriedades. Para isso, buscamos realizar auditorias, inclusive, com a contratação da PricewatterhouseCoopers, que tem nos ajudado a implantar diversas melhorias tanto nos processos internos quanto na orientação dos criadores. Os erros encontrados foram tratados segundo o nosso regulamento do Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas (SRGRZ), com casos até de cancelamento de registros de animais e advertência aos criadores. O processo terá sequência por considerarmos que ele é de fundamental importância na qualidade do serviço de Registro Genealógico.
DINHEIRO RURAL: Como a ABCZ se faz representar junto ao poder político?
Eduardo Biagi: A ABCZ é uma entidade apartidária. Ao longo dos anos, graças ao trabalho sério da entidade em prol do produtor rural, conseguimos conquistar o respeito político nas várias esferas públicas. Por isso, quando requerem a presença de representantes do setor pecuário em qualquer discussão política, a ABCZ é convidada e se faz presente, seja por meio de sua diretoria ou de seus conselheiros estaduais. Além disso, a própria ABCZ promove reuniões específicas com diversos setores políticos.
DINHEIRO RURAL: A ABCZ tem firmado parcerias com entidades governamentais? Com quem e quais os objetivos?
Eduardo Biagi: A principal parceria da ABCZ é com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, uma vez que executamaos o Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas. A parceria é tão valiosa para ambas as partes que, há setenta e cinco anos, vem sendo mantida. Além disso, temos outras parcerias importantes em nível estadual, como o caso das entidades de extensão rural nos estados, como por exemplo, a EMATER/MG, que nos auxilia a desenvolver o Pró-Genética, a Embrapa, além de sindicatos e federações de produtores, etc.
DINHEIRO RURAL: Na área internacional, quais os avanços da ABCZ?
Eduardo Biagi: Nos últimos sete anos, a ABCZ intensificou o trabalho internacional a partir de uma parceria firmada com a APEX Brasil. Estamos divulgando o zebu e as potencialidades da pecuária brasileira para o mundo. Avançamos muito na negociação internacional com vários países, em relação aos protocolos sanitários. Temos em função deste trabalho, um aumento em quantidade e na qualidade de visitantes internacionais, sendo que na última ExpoZebu recebemos mais de 500 visitantes, em sua maioria de empresários rurais e formadores de opinião.
DINHEIRO RURAL: Qual tem sido o posicionamento da ABCZ em relação aos freqüentes embargos que a carne brasileira sofre no mercado internacional?
Eduardo Biagi: Como mais uma tentativa protecionista de segmentos do mercado, que são menos competitivos do que nós.
DINHEIRO RURAL: Qual o principal desafio em presidir a maior entidade classista do setor pecuário mundial?
Eduardo Biagi: Os desafios são vários. O principal deles é fazer com que a ABCZ continue contribuindo para o aumento sustentável da produção mundial da carne e leite, através do registro, melhoramento genético e da promoção das raças zebuínas. O pecuarista tem demonstrado nos últimos anos um grande interesse em produzir de maneira sustentável e para nós da ABCZ a melhor forma de alcançar este objetivo é através, sobretudo, do melhoramento genético. Quando você utiliza a tecnologia necessária para a boa condução da pecuária a pasto, antecipa o período de abate e aumenta a produção por área, você consequentemente, caminha para a sustentabilidade do negócio. É nisso que a ABCZ vem trabalhando há anos, e é isso, que vai fazer a pecuária brasileira continuar sendo destaque em todo o mundo. Já somos referência em produção. Em um espaço curto de tempo, o Brasil será reconhecido também como referência em melhoramento genético.
DINHEIRO RURAL: Qual o tamanho do rebanho brasileiro sob responsabilidade da ABCZ?
Eduardo Biagi: A ABCZ é a entidade responsável pelo registro genealógico das raças zebuínas brahman, gir, gir leiteiro, guzerá, indubrasil, nelore, sindi e tabapuã, e ainda de alguns cruzamentos como o tababel e o guzolando. Nela estão registrados os animais que além de terem suas genealogias conhecidas, possuem as características raciais e morfológicas adequadas à sua raça. Atualmente, o rebanho nacional registrado na ABCZ é de aproximadamente 1,5 milhões de animais zebuínos. Quanto ao rebanho comercial, estima-se que no Brasil, aproximadamente 80% do rebanho nacional, tenha algum grau de sangue zebuíno.
DINHEIRO RURAL: Qual a participação das raças zebuínas na produção de carne e leite no Brasil?
Eduardo Biagi: Como disse anteriormente, 80% do rebanho nacional possui sangue zebu. Por isso, boa parte da produção total de carne e leite deriva dessa porcentagem de gado zebuíno. As raças zebuínas com aptidão de corte, especialmente, o nelore contribuem com quase a totalidade do que é produzido no país. Em relação ao leite, sabemos que a contribuição do zebu também é bastante expressiva, graças às raças com boa aptidão leiteira como o gir, o sindi e o guzerá. O gir, em especial, colabora de forma expressiva com a pecuária leiteira uma vez que o cruzamento com o holandês dá origem ao gado girolando, uma raça nacional que apresenta boa produtividade leiteira e adaptabilidade ao clima dos trópicos.
DINHEIRO RURAL: Quais os principais programas da ABCZ?
Eduardo Biagi: Os principais programas da ABCZ convergem para uma das prioridades centrais da entidade, como disse anteriormente: o melhoramento genético. Ano após ano estamos consolidando o Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas (PMGZ), ampliando as provas zootécnicas que o compõe, como as provas de ganho em peso e o controle leiteiro. Além disso, estamos promovendo anualmente a ExpoGenética, como uma forma de incentivar o produtor a utilizar os dados científicos gerados pelos programas de melhoramento do Brasil. Outro programa que é prioritário para nós é o Pró-Genética. Através dele, queremos transformar a qualidade dos rebanhos dos pequenos e médios produtores brasileiros, fazendo que as características produtivas do zebu cheguem às pequenas e médias propriedades em maior proporção. Além da melhoria dos produtos gerados por estes produtores, queremos melhorar a renda e a sustentabilidade da atividade.
DINHEIRO RURAL: A ABCZ tem se caracterizado pela implantação de ações conjuntas com associações de raça. Quais as que merecerão destaque em sua gestão?
Eduardo Biagi: Trabalhamos ao lado das associações promocionais, procurando contribuir de todas as maneiras possíveis para que seus objetivos sejam alcançados. Como exemplo, posso citar a realização de exposições especializadas no Parque Fernando Costa, como a Expoinel, no mês de setembro e o Congresso Mundial da Raça Brahman, que será realizado pela primeira vez no Brasil, neste mês de outubro.
DINHEIRO RURAL: Quais as expectativas para a pecuária nacional na próxima década?
Eduardo Biagi: Segundo relatório da FAO e OMC na próxima década o crescimento da demanda mundial de carnes crescerá mais de 23% e espera-se que este aumento de demanda seja atendido por poucos países, principalmente, pelo Brasil. A nossa oportunidade será grande e teremos que trilhar o caminho da profissionalização e da gestão sustentável para bem aproveitá-la.
DINHEIRO RURAL: O que está faltando para a implementação mais eficiente do sistema de rastreabilidade?
Eduardo Biagi: Está faltando racionalidade para implementar um sistema factível dentro das fazendas e que atenda à demanda de nossos clientes. Em um país com dimensões continentais como o nosso e com realidades produtivas tão diferentes, seria preciso um trabalho de orientação junto ao produtor rural, mostrando a importância da rastreabilidade, fazendo-o enxergar as suas vantagens e demonstrando suas recompensas.
DINHEIRO RURAL: Qual o compromisso da ABCZ no desenvolvimento da pecuária verde?
Eduardo Biagi: O compromisso é total. Há alguns anos transformamos a ExpoZebu, maior feira das raças zebuínas, em um palco de discussão da pecuária sustentável. Não só isso. No palco de decisões políticas e sanitárias importantes para a pecuária nacional. Especialmente quanto aos conceitos da pecuária verde, procuramos disseminar informações importantes sobre recuperação de pastagem, melhoramento genético, sistema silvipastoris, entre tantos outros aspectos através dos nossos veículos de comunicação, que são a Revista ABCZ, o ABCZ TV, o site da entidade e o Twitter.
DINHEIRO RURAL: Quais os principais diferenciais de produção com sustentabilidade do rebanho brasileiro em relação ao resto do mundo?
Eduardo Biagi: Os principais diferenciais são a predominância do gado zebu, perfeitamente adaptado ao nosso clima e o sistema de manejo com cria, recria e engorda à pasto. Assim é possível alcançar mais produção de carne e leite com menos uso de produtos químicos, de alimentos concentrados e com produção de carne natural e leite mais saudável.
DINHEIRO RURAL: Qual o posicionamento da ABCZ sobre o novo código ambiental?
Eduardo Biagi: A ABCZ acredita que, não importa as razões que nos trouxeram até a situação atual, que é de total insegurança jurídica no campo. Esta situação precisa mudar e, sem dúvida, o Código Florestal deve ser revisto de forma que adequemos preservação e produção.
DINHEIRO RURAL: Qual a opinião do senhor em relação a campanhas nos moldes realizados pelos supermercados e por alguns frigoríficos, que não compram carne produzida na região amazônica?
Eduardo Biagi: Ao invés de buscarem juntos, a adequação da forma de produção da cadeia produtiva, alguns setores elegem formas mais “simplificadas” para tentar ganhar a confiança do consumidor final. Infelizmente, tais atitudes não resolvem o problema, além de marginalizar a figura do produtor rural, uma vez que a sociedade, por desconhecer o funcionamento do setor, pode ser levada a generalizar a imagem de um setor produtivo que tanto contribui para a economia nacional.
DINHEIRO RURAL: O Brasil vai atingir a meta de se tornar área livre de aftosa com vacinação em 2010?
Eduardo Biagi: Esta meta vem sendo discutida há pelo menos duas edições da ExpoZebu, durante as reuniões do FONESA (Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária). É uma meta bastante audaciosa, mas necessária. Mesmo que não consigamos alcançar essa meta no prazo determinado, é preciso iniciar o processo ainda que de forma lenta, gradual e segura para se alcançar o status livre sem vacinação. O que a ABCZ defende é que o circuito sul, principalmente os estados do Paraná e rio Grande do Sul, poderiam ser os primeiros a começar este processo e depois partir para outros circuitos, da região sudeste e centro-oeste e posteriormente nordeste e norte.
DINHEIRO RURAL: Recentemente a ABCZ prometeu que iria combater as suspeitas de fraudes em várias exposições no País. Como está esse processo? De fato aconteciam fraudes? Como isso prejudica o mercado brasileiro de gado de elite?
Eduardo Biagi: Estamos buscando uma melhoria contínua no processo de registro e na escrituração zootécnica realizada nas propriedades. Para isso, buscamos realizar auditorias, inclusive, com a contratação da PricewatterhouseCoopers, que tem nos ajudado a implantar diversas melhorias tanto nos processos internos quanto na orientação dos criadores. Os erros encontrados foram tratados segundo o nosso regulamento do Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas (SRGRZ), com casos até de cancelamento de registros de animais e advertência aos criadores. O processo terá sequência por considerarmos que ele é de fundamental importância na qualidade do serviço de Registro Genealógico.
DINHEIRO RURAL: Como a ABCZ se faz representar junto ao poder político?
Eduardo Biagi: A ABCZ é uma entidade apartidária. Ao longo dos anos, graças ao trabalho sério da entidade em prol do produtor rural, conseguimos conquistar o respeito político nas várias esferas públicas. Por isso, quando requerem a presença de representantes do setor pecuário em qualquer discussão política, a ABCZ é convidada e se faz presente, seja por meio de sua diretoria ou de seus conselheiros estaduais. Além disso, a própria ABCZ promove reuniões específicas com diversos setores políticos.
DINHEIRO RURAL: A ABCZ tem firmado parcerias com entidades governamentais? Com quem e quais os objetivos?
Eduardo Biagi: A principal parceria da ABCZ é com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, uma vez que executamaos o Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas. A parceria é tão valiosa para ambas as partes que, há setenta e cinco anos, vem sendo mantida. Além disso, temos outras parcerias importantes em nível estadual, como o caso das entidades de extensão rural nos estados, como por exemplo, a EMATER/MG, que nos auxilia a desenvolver o Pró-Genética, a Embrapa, além de sindicatos e federações de produtores, etc.
DINHEIRO RURAL: Na área internacional, quais os avanços da ABCZ?
Eduardo Biagi: Nos últimos sete anos, a ABCZ intensificou o trabalho internacional a partir de uma parceria firmada com a APEX Brasil. Estamos divulgando o zebu e as potencialidades da pecuária brasileira para o mundo. Avançamos muito na negociação internacional com vários países, em relação aos protocolos sanitários. Temos em função deste trabalho, um aumento em quantidade e na qualidade de visitantes internacionais, sendo que na última ExpoZebu recebemos mais de 500 visitantes, em sua maioria de empresários rurais e formadores de opinião.
DINHEIRO RURAL: Qual tem sido o posicionamento da ABCZ em relação aos freqüentes embargos que a carne brasileira sofre no mercado internacional?
Eduardo Biagi: Como mais uma tentativa protecionista de segmentos do mercado, que são menos competitivos do que nós.
ABCZ participa do 3° Seminário Vitrine da Raça Guzerá
O 3° Seminário Vitrine da Raça Guzerá, realizado no dia 8 de outubro na Fazenda Ygarapés, em Jampruga (MG), contou em sua programação com palestra sobre o programa Pró-Genética. A gerente de Melhoramento Genético do PMGZ/Leite, Mariana Alencar, abordou o tema, enfocando o uso de reprodutores avaliados pelo programa.
O Pró-Genética realiza feiras regionais em todo o estado para a venda de touros de alta qualidade genética. Os animais comercializados devem atender a uma série de exigências sanitárias e de desempenho produtivo. O programa viabiliza a compra financiada de touros melhoradores pelos pecuaristas com rebanhos de até 160 cabeças (até 100 vacas). O objetivo é melhorar a qualidade do rebanho bovino comercial e contribuir para criação de mecanismos que aumentem a produção e a renda do pequeno e médio produtor rural.
O 3° Seminário Vitrine da Raça Guzerá contou com mais de 80 produtores e as palestras foram focadas no programa de seleção para leite da raça guzerá e seus resultados, além do Pró-Genética. O evento aconteceu na propriedade do criador José Transfiguração Figueiredo.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
ABCZ estreia na INOVATEC 2010
Ferramentas para promover o melhoramento genético das raças zebuínas foram uma das novidades da 6ª Feira de Inovação Tecnológica (INOVATEC 2010), que aconteceu em Belo Horizonte (MG), entre os dias 5 e 8 de outubro, no Expominas. Os visitantes conheceram o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), que permite identificar bovinos de alta qualidade genética para produção de carne ou leite. Estreante na INOVATEC, a ABCZ, entidade responsável pela criação e execução do PMGZ, foi a empresa âncora do Setor Tecnológico do Agronegócio na INOVATEC. O gerente do Departamento de Provas Zootécnicas da ABCZ, Ismar Carneiro, apresentou as vantagens do PMGZ em um estande conjunto com outras entidades do setor, entre elas o Polo de Excelência em Genética Bovina.
Além do agronegócio, outros dez setores participaram da feira. Empresas, universidades, instituições de ciência e tecnologia, pesquisadores e governos realizaram durante os quatro dias do evento o intercâmbio de novas tecnologias, processos, produtos e serviços. Segundo o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, “a feira cria em Minas um ambiente efetivamente favorável à inovação porque é importante que as pessoas percebam aqui no estado uma facilidade de relacionamento e intercâmbio e um nível de confiança grande entre empresários, pesquisadores e governo. O evento vem cumprindo esse papel, com a presença maciça de empresários e de representações estrangeiras”, diz. A feira, que se tornou o maior evento de inovação e negócios do Brasil, ganha no próximo ano um novo nome: Fintec, Feira de Inovação, Negócios e Tecnologia.
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Edição comemorativa de 25 anos da Globo Rural destaca colaboração do zebu para a pecuária nacional
A Edição nº 300 da Revista Globo Rural (edição comemorativa de 25 anos), do mês de outubro de 2010, traz como matéria de capa "a saga dos fazendeiros brasileiros que, ao trazerem gado zebu da Índia, revolucionaram a pecuária de corte e levaram o Brasil à liderança entre os maiores exportadores de carne do mundo". Na reportagem, o jornalista Sebastião Nascimento e o repórter fotográfico Ernesto de Souza narram a trajetória do gado zebu desde a Índia até o Brasil e sua importância para a pecuária de corte do Brasil. O texto traz importantes relatos de criadores como Francisco José de Carvalho Neto (Chico), Torres Lincoln Prata Cunha, Eduardo Penteado, Jaiminho Miranda e o presidente da ABCZ, Eduardo Biagi. Vale a pena conferir! (Pag 32a 40).
Reportagem "China a caminho da modernidade"
Já entre as páginas 68 e 76 da Revista Globo Rural, o leitor pode conferir um especial sobre a China, um importante mercado para os produtos agropecuários brasileiros. Nesta reportagem, a participação da ABCZ se dá através de entrevista concedida pelo gerente de Relações Internacionais da entidade, Gerson Simão.
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Inscrições abertas para Curso de Julgamento no RJ
Marcado para acontecer nos dias 29 e 30 de outubro, o Curso de Noções em Morfologia e Julgamento de Zebuínos está com inscrições abertas. O evento será realizado na Fazenda Santa Tereza, em Três Rios (RJ), e é oficializado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
Composto por aulas práticas e teóricas, o curso possibilita aos participantes o conhecimento das características morfológicas relacionadas à produtividade, funcionalidade e padrão racial das raças zebuínas. O evento ainda permite aos alunos participarem como jurados de julgamentos simulados.
A parte teórica terá palestras sobre critérios de julgamento, exterior de zebuínas, ABCZ e sua estrutura, entre outros assuntos. As palestras serão ministradas pelo superintendente técnico-adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari Machado, e pela técnica da associação no Rio de Janeiro, Eliana Rezende Ferreira. Já as aulas práticas incluem julgamento de várias raças zebuínas.
O curso é pré-requisito para quem pretende entrar para o quadro de jurados da ABCZ, mas também é bastante procurado por pecuaristas, profissionais do setor pecuário, administradores rurais, jornalistas e estudantes.
A organização do curso está a cargo do zootecnista Roberto Vilhena, que também é responsável pelas inscrições. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail progenie@progeniegenetica.com.br
Composto por aulas práticas e teóricas, o curso possibilita aos participantes o conhecimento das características morfológicas relacionadas à produtividade, funcionalidade e padrão racial das raças zebuínas. O evento ainda permite aos alunos participarem como jurados de julgamentos simulados.
A parte teórica terá palestras sobre critérios de julgamento, exterior de zebuínas, ABCZ e sua estrutura, entre outros assuntos. As palestras serão ministradas pelo superintendente técnico-adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari Machado, e pela técnica da associação no Rio de Janeiro, Eliana Rezende Ferreira. Já as aulas práticas incluem julgamento de várias raças zebuínas.
O curso é pré-requisito para quem pretende entrar para o quadro de jurados da ABCZ, mas também é bastante procurado por pecuaristas, profissionais do setor pecuário, administradores rurais, jornalistas e estudantes.
A organização do curso está a cargo do zootecnista Roberto Vilhena, que também é responsável pelas inscrições. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail progenie@progeniegenetica.com.br
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Genética zebuína brasileira é destaque na Expocruz 2010
Terminou ontem (26/09) mais uma edição da Expocruz 2010. A feira é considerada o maior evento multissetorial da América Latina e importante vitrine para empresas interessadas em exportação e divulgação institucional para o mercado latinoamericano.
O consórcio de exportação Brazilian Cattle contou com estande na Expocruz para divulgação da genética das raças zebuínas brasileiras. Os visitantes da feira conheceram os trabalhos desenvolvidos pela ABCZ em prol do melhoramento genético dos zebuínos e também os produtos e serviços de algumas empresas associadas do Brazilian Cattle, como Alta Genetics, Lagoa da Serra, Ouro Fino e InVitro.
A Expocruz 2010, realizada de 17 a 26 de setembro em Santa Cruz de la Sierra, capital econômica da Bolívia, contou com julgamento das raças zebuínas nelore, nelore mocho, brahman e gir.
O consórcio de exportação Brazilian Cattle contou com estande na Expocruz para divulgação da genética das raças zebuínas brasileiras. Os visitantes da feira conheceram os trabalhos desenvolvidos pela ABCZ em prol do melhoramento genético dos zebuínos e também os produtos e serviços de algumas empresas associadas do Brazilian Cattle, como Alta Genetics, Lagoa da Serra, Ouro Fino e InVitro.
A Expocruz 2010, realizada de 17 a 26 de setembro em Santa Cruz de la Sierra, capital econômica da Bolívia, contou com julgamento das raças zebuínas nelore, nelore mocho, brahman e gir.
ABCZ realiza em Minas capacitação sobre Pró-Genética
A ABCZ realizou na última quinta-feira (23/09) um encontro de capacitação com lideranças regionais e técnicos da Emater sobre o Pró-genética. Com o tema "Realidade e desafios", o evento aconteceu em Januária (MG) e teve palestra ministrada pelo responsável técnico da ABCZ de Montes Claros/MG, Marcos Miguel Mendes. Este tipo de encontro ja foi realizado em outras cidades da região e tem como objetivo envolver as lideranças locais (gerentes de bancos, técnicos da Emater, Sindicatos Rurais, Prefeituras, criadores, dentre outros) com o projeto Pró-Genética mostrando a sua importância e o desafio de fazê-lo acontecer. "A relevância deste encontro observamos nas ações realizadas por estas lideranças na sequência dos trabalhos, pois o objetivo de envolvê-los cria um compromisso com o projeto e define funções", diz Mendes.
Sobre o Pró-Genética
Criado em 2006, em uma parceria entre ABCZ e Governo de Minas, o Pró-Genética realiza feiras regionais em todo o estado para a venda de touros de alta qualidade genética. Os animais comercializados devem atender a uma série de exigências sanitárias e de desempenho produtivo. O programa permite a compra financiada com baixas taxas de juros e prazo maior para pagamento. Hoje, o Pró-Genética está implantado em vários outros estados brasileiros.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
ABCZ realiza 1º Dia de Campo do PMGZ em São Paulo
Mais de 200 pessoas devem participar no próximo sábado (25/09), no município de Anhembi, do 1º Dia de Campo do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos). O evento, promovido pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), terá palestras sobre as avaliações genéticas do programa e aulas práticas sobre a avaliação de tipo pelo método EPMURAS. Os dois temas serão abordados pelo superintendente Técnico-adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari Machado, e pelo responsável técnico pelo escritório da associação em São Paulo, Daniel Pupin.
O 1º Dia de Campo do PMGZ será realizado na Fazenda Barreiro Rico, em Anhembi, propriedade que seleciona a raça nelore há mais de 70 anos. O evento ocorrerá a partir das 8h. As inscrições são gratuitas e continuam abertas. Os interessados podem procurar o ETR de São Paulo ou a Fazenda Barreiro Rico.
Agende-se
1º Dia de Campo do PMGZ
Data: 25/09/201
Local: Fazenda Barreiro Rico, em Anhembi (SP)
Inscrições gratuitas:
• ETR de São Paulo: Rua Coronel Xavier de Toledo, 316, Conjunto 102 - 10º andar, Edifício Santo Ermelino, Bairro República, (11) 3129-5591. Falar com Daniel Pupin.
• Fazenda Barreiro Rico. Falar com Benedito pelo número 19- 3481-1871.
O 1º Dia de Campo do PMGZ será realizado na Fazenda Barreiro Rico, em Anhembi, propriedade que seleciona a raça nelore há mais de 70 anos. O evento ocorrerá a partir das 8h. As inscrições são gratuitas e continuam abertas. Os interessados podem procurar o ETR de São Paulo ou a Fazenda Barreiro Rico.
Agende-se
1º Dia de Campo do PMGZ
Data: 25/09/201
Local: Fazenda Barreiro Rico, em Anhembi (SP)
Inscrições gratuitas:
• ETR de São Paulo: Rua Coronel Xavier de Toledo, 316, Conjunto 102 - 10º andar, Edifício Santo Ermelino, Bairro República, (11) 3129-5591. Falar com Daniel Pupin.
• Fazenda Barreiro Rico. Falar com Benedito pelo número 19- 3481-1871.
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Xico Graziano lança Almanaque do Campo
O ex-secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e profundo conhecedor do agronegócio brasileiro, Xico Graziano, lança na próxima segunda-feira (21/09), a sua mais recente obra, o livro "Almanaque do Campo". Nele podem ser encontradas informações técnicas, curiosidades, fatos históricos, lendas, sobre tudo o que se planta ou cria no Brasil. Entre os temas abordados no livro, estão: a origem do agronegócio; o cultivo e as diferenças entre os vegetais, frutas e hortaliças; o uso de agrotóxicos; a criação de animais e dados da produção mundial, além de dicas de alimentação.
O Lançamento do livro "Almanaque do Campo" acontece no dia 21 de setembro, a partir das 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, localizada na Av. Paulista, nº 2073 - São Paulo/SP. Mais informações pelo telefone (11) 3170-4033 ou pelo site www.xicograziano.com.br/livros/712/alamanaque-do-campo.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Presidente da ABCZ destaca as prioridades de sua gestão
O novo presidente da ABCZ, Eduardo Biagi, destacou quais serão os principais pontos de sua gestão. Ele assumiu o cargo ontem (30/08) e comandará a entidade até 2013. Confira a entrevista com Biagi, publicada na última edição da revista ABCZ.
Revista ABCZ- Quais devem ser as prioridades de trabalho da sua gestão à frente da ABCZ?
Eduardo Biagi- Pretendo manter e aprofundar as auditorias junto aos rebanhos que participam das exposições visando dar mais qualidade à escrituração zootécnica e a partir das auditorias aperfeiçoar o processo de escrituração zootécnica. Ampliar os investimentos e ações em qualificação profissional através de cursos, seminários e eventos para o corpo técnico, Colégio de Jurados, criadores e colaboradores da entidade e dos associados. Cumprir com a visão da entidade de contribuir para o aumento sustentável da produção mundial de carne e leite, através do registro, do melhoramento genético e da promoção das raças zebuínas. Trabalhar em conjunto e muito próximo às associações promocionais e entidades representativas do setor pecuário. Defender os interesses dos associados, ampliando as ações da entidade no rumo da pecuária comercial, fortalecendo a representatividade e ampliando a liderança no setor como interlocutor junto aos órgãos governamentais e demais setores da cadeia produtiva. Continuar o processo de profissionalização administrativa da entidade. Garantir a evolução contínua da qualidade dos serviços prestados aos associados no registro, no PMGZ e nas provas zootécnicas. Fortalecer as ações da FAZU buscando por um lado a melhoria da qualidade do ensino e por outro o aumento do conhecimento técnico e científico da zebuinocultura. Trabalhar a imagem da carne e do leite produzidos pelo gado zebu esclarecendo suas vantagens comparativas. Manter investimentos na melhoria da infra-estrutura do Parque Fernando Costa.
Revista ABCZ- Que tipo de aprendizado foi somado à sua experiência como empresário e criador nestes últimos seis anos como vice-presidente da ABCZ?
Biagi- Ao longo dos meus quase 40 anos como criador e tendo contribuído com associações de raça, inclusive como presidente da ACNB e como diretor da ABCZ por três gestões, além de outras participações em conselhos de empresas e associações, desenvolvi uma rede importante de relacionamentos e de conhecimentos das matérias específicas do setor. Como uma das características que diferenciam das atividades privadas está o processo decisório. Na ABCZ, as decisões passam por um processo mais democrático, normalmente por consultas às diversas associações promocionais, conselhos consultivo e técnico, técnicos e jurados.
Revista ABCZ- Estamos em ano eleitoral. Em sua opinião, quais as políticas públicas deveriam ser priorizadas pelo próximo governo para a pecuária?
Biagi- Acredito que seja importante instituir um sistema de classificação de carcaças obrigatório que conduza a pecuária de corte no Brasil à valorização e qualidade do produto, fazendo justiça ao produtor que investiu em genética, em infraestrutura, em manejo e que não tem a devida recompensa na hora de vender seu produto. Assim como os consumidores que, ao comprar no ponto de venda um pedaço de filé, não sabem se é um novilho precoce ou uma vaca de descarte. Estamos muito atrasados neste processo. Todos os países de pecuária avançada têm um sistema de classificação funcionando e, portanto, existem modelos diversos para serem usados como referência, bastando vontade para enfrentar o problema.
Além disso, precisamos de mais segurança jurídica, de equilíbrio na solução dos problemas relativos ao meio ambiente e a continuidade das ações firmes pela completa eliminação da febre aftosa de todo o território nacional.
Revista ABCZ - A ABCZ lançou o chamado para a necessidade da pecuária sustentável. Qual a importância desse tipo de conscientização? O Brasil está no caminho de efetivar uma pecuária sustentável?
Biagi- A ABCZ tem a responsabilidade de conduzir este processo, esclarecendo os criadores, a opinião pública e os consumidores. A prática de uma pecuária moderna, competitiva e sustentável é o grande objetivo do criador responsável, atualizado e consciente. O caminho mais curto da sustentabilidade tanto na pecuária de corte como de leite passa, sem dúvida, pela zebuinocultura, pelo melhoramento genético, pelo manejo animal adequado, pelo sistema de produção inteligente.
Revista ABCZ- O senhor é um defensor da utilização de receptoras zebuínas. Em que a pecuária ganha com este tipo de proposta?
Biagi- Receptoras zebuínas trarão todas as vantagens derivadas do fato de serem animais de raças adaptadas às nossas condições climáticas e de pastagens, melhor conversão, maior resistência aos ecto e endo parasitas, maior resistência às doenças, etc. É um mercado de mais de 230.000 FIV´s e TE´s e que movimentam m torno de 700. 000 cabeças/ano e que será transferido ao criador de raças zebuínas. Proporcionará uma seleção positiva na busca pela receptora ideal, dentro das raças zebuínas, pelos animais mais precoces, mais dóceis, de melhor habilidade maternal e, portanto, abrirá uma nova oportunidade de negócios ao criador comercial das raças zebuínas. Do ponto de vista do melhoramento genético trará, no mínimo, maior qualidade aos dados relativos à habilidade maternal.
Nova diretoria da ABCZ toma posse
Com a presença de diversas autoridades políticas e criadores de todo o Brasil, o novo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Eduardo Biagi, tomou posse na noite de ontem (30/08). O evento aconteceu no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, em Uberaba (MG). Cerca de 600 pessoas participaram da solenidade de posse.
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, ressaltou a importância do agronegócio para a economia nacional, setor que exporta alimentos para mais de 200 países, e a necessidade de ter um Código Florestal que permita o desenvolvimento do setor de forma sustentável. Rossi representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A solenidade também contou com a presença de deputados federais, estaduais, vereadores, o prefeito em exercício da cidade de Uberaba, Paulo Mesquita, e representantes de entidades do setor.
Eduardo Biagi, eleito no dia 9 de agosto para comandar a ABCZ durante o triênio 2010-2013, destacou em seu discurso as realizações do ex-presidente, José Olavo Borges Mendes, e quais serão as prioridades da entidade nesses próximos anos. “A confiança de que seremos capazes de cumprir a missão que ora assumimos reside na solidez do trabalho que herdamos de José Olavo e de sua Diretoria, e das Diretorias que os antecederam; Reside na força emanada dos nossos associados; Reside nos companheiros que assumem conosco os postos da Diretoria e dos Conselhos”, disse Eduardo Biagi.
Além de Biagi, compõem a diretoria: 1º vice-presidente Jonas Barcellos Corrêa Filho, 2º vice-presidente Jovelino Carvalho Mineiro Filho e 3º vice-presidente Gabriel Prata Rezende; e os diretores Antônio Pitangui de Salvo, Carlos Alberto de Oliveira Guimarães, Celso de Barros Correia Filho, Frederico Diamantino Bonfim e Silva, José de Castro, Rodrigues Netto, Leila Borges de Araújo, Luiz Antônio Felippe, Luiz Cláudio de Souza Paranhos Ferreira, Mário de Almeida Franco Júnior, Orestes Prata Tibery Júnior, Rafael Cunha Mendes, Ricardo Caldeira Viacava e Vilemondes Garcia Andrade Filho.
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
ABCZ transmite ao vivo a posse da nova diretoria
Na próxima segunda-feira (30/8), a diretoria da ABCZ eleita para o triênio 2010/2013 tomará posse no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, em Uberaba/MG. A solenidade será transmitida ao vivo pelo site www.abcz.imbrazil.tv.br. A solenidade deverá ter início às 20 horas.
Um link também será disponibilizado no site WWW.abcz.org.br, para aqueles que quiserem acompanhar a solenidade de posse em qualquer lugar do mundo.
Um link também será disponibilizado no site WWW.abcz.org.br, para aqueles que quiserem acompanhar a solenidade de posse em qualquer lugar do mundo.
terça-feira, 24 de agosto de 2010
ExpoGenética comercializa mais de R$ 10 milhões
Com a proposta de mostrar os avanços dos programas de melhoramento genético e comercializar somente animais com avaliações positivas, a ExpoGenética terminou no domingo com faturamento de R$10.129.041,00. Esse montante, comercializado nos dez leilões da feira, é quase R$ 3 milhões superior ao total registrado nos sete leilões da edição do ano passado.
O "Leilão Matrizes Matinha & Terra Brava" abriu o calendário da ExpoGenética 2010 no dia 14 agosto e comercializou R$1.244.040,00. Já o “Leilão Touros de Uberaba”, realizado no dia 15, rendeu R$ 2.064.000,00. No dia 16 de agosto, o “Leilão Genética Uberaba” R$868.080,00.
No dia 17, ocorreram dois pregões: “Leilão Mocho Brasil”, com faturamento de R$660.720,00, e “Leilão Pioneiros do Gir”, que rendeu R$813.000,00.
O “Leilão Virtual CRV Lagoa” movimentou R$ 533.000,00 e foi realizado no dia 18 de agosto. O “Leilão Top Cen”, no dia 19 de agosto, faturou R$ 517.200,00. Já o “Leilão Touros Melhoradores Colonial” teve as vendas finais fechadas em R$1.368.096,00. Durante o evento, realizado na tarde do dia 21 de agosto, foi comercializada por R$ 44.400,00 50% da posse do touro Houston COL, participante do Programa de Avaliação Nacional de Touros Jovens da ABCZ, mostrando que o mercado está aquecido para touros jovens com avaliações genéticas. O comprador foi o pecuarista Flávio Sérgio Wallauer. O calendário de pregões da ExpoGenética 2010 foi encerrado no dia 22 com o “Leilão Naviraí/Camaparino”, que rendeu R$1.614.000,00.
Além dos leilões, a ExpoGenética contou em sua programação com o 2º Fórum Internacional de Melhoramento Genético Aplicado em Zebuínos, onde representantes de diversos programas de melhoramento apresentaram os avanços na área, e sobre marcadores moleculares. A ExpoGenética aconteceu de 14 a 22 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Todas as palestras e acontecimentos da feira podem ser assistidos pela internet no ABCZ TV (www.imbrazil.tv.br).
O "Leilão Matrizes Matinha & Terra Brava" abriu o calendário da ExpoGenética 2010 no dia 14 agosto e comercializou R$1.244.040,00. Já o “Leilão Touros de Uberaba”, realizado no dia 15, rendeu R$ 2.064.000,00. No dia 16 de agosto, o “Leilão Genética Uberaba” R$868.080,00.
No dia 17, ocorreram dois pregões: “Leilão Mocho Brasil”, com faturamento de R$660.720,00, e “Leilão Pioneiros do Gir”, que rendeu R$813.000,00.
O “Leilão Virtual CRV Lagoa” movimentou R$ 533.000,00 e foi realizado no dia 18 de agosto. O “Leilão Top Cen”, no dia 19 de agosto, faturou R$ 517.200,00. Já o “Leilão Touros Melhoradores Colonial” teve as vendas finais fechadas em R$1.368.096,00. Durante o evento, realizado na tarde do dia 21 de agosto, foi comercializada por R$ 44.400,00 50% da posse do touro Houston COL, participante do Programa de Avaliação Nacional de Touros Jovens da ABCZ, mostrando que o mercado está aquecido para touros jovens com avaliações genéticas. O comprador foi o pecuarista Flávio Sérgio Wallauer. O calendário de pregões da ExpoGenética 2010 foi encerrado no dia 22 com o “Leilão Naviraí/Camaparino”, que rendeu R$1.614.000,00.
Além dos leilões, a ExpoGenética contou em sua programação com o 2º Fórum Internacional de Melhoramento Genético Aplicado em Zebuínos, onde representantes de diversos programas de melhoramento apresentaram os avanços na área, e sobre marcadores moleculares. A ExpoGenética aconteceu de 14 a 22 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Todas as palestras e acontecimentos da feira podem ser assistidos pela internet no ABCZ TV (www.imbrazil.tv.br).
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
ExpoGenética é tema de reportagem do Programa Globo Rural
A ExpoGenética 2010, foi tema de reportagem do programa Globo Rural, do dia 18 de agosto. Confira a reportagem!
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
ABCGIL terá sede no Parque Fernando Costa
A Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) terá estande fixo no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). A assinatura do acordo para construção na sede da entidade foi assinado na tarde de ontem (18/08), durante a ExpoGenética, pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), José Olavo Borges Mendes, e pelo presidente da ABCGIL, Silvio Queiroz Pinheiro. Segundo ele, é a realização de um sonho. “Agora é somar esforços e recursos financeiros para a obra. Queremos estar na nossa casa em maio de 2011, para a 77ª ExpoZebu”, espera o presidente da ABCGIL.
Outras associações promocionais das raças zebuínas que contam com estandes fixos no Parque Fernando Costa, onde está localizada a sede da ABCZ, são: Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil, Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã e Associação dos Criadores de Nelore do Brasil.
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Pecuarista Eduardo Biagi é o novo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu
Acompanhe reportagem produzida pelo Canal Rural sobre a eleição da nova diretoria da ABCZ!
terça-feira, 10 de agosto de 2010
"Pecuária e ABCZ: sinônimo de produção e qualidade"
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Começa eleição na ABCZ
Os mais de 18 mil associados da ABCZ têm até as 18h desta segunda-feira (09/08) para votar na eleição que irá definir a nova diretoria da entidade para o triênio 2010/2013. A assembleia para votação foi aberta às 9h pelo presidente da ABCZ José Olavo Borges Mendes. O pecuarista Eduardo Biagi concorre em chapa única à Presidência da ABCZ.
Os votos enviados pelos Correios somam mais de 1.400. A eleição ocorre na sede da associação, em Uberaba (MG). Após as 18h, acontecerá a contagem dos votos.
Confira o perfil da nova diretoria no site da ABCZ: www.abcz.org.br
terça-feira, 27 de julho de 2010
ABCZ recebe homenagem do MAPA amanhã
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai homenagear a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) durante as comemorações dos 150 anos do MAPA. O presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, receberá a homenagem amanhã (28/07), no Ministério da Agricultura, em Brasília (DF), a partir das 10h. A solenidade terá também Momento Cívico e pronunciamento do ministro Wagner Rossi.
Uma segunda solenidade está marcada para as 15h30, com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. O evento, que ocorrerá no Clube do Exército, comemorará, além dos 150 anos do MAPA, o Sesquicentenário do Ministério dos Transportes.
Uma segunda solenidade está marcada para as 15h30, com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. O evento, que ocorrerá no Clube do Exército, comemorará, além dos 150 anos do MAPA, o Sesquicentenário do Ministério dos Transportes.
terça-feira, 13 de julho de 2010
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Feira de touros atende demanda por genética em MG
Produtores rurais da região do Norte de Minas puderam financiar a compra de touros zebuínos durante a 4ª Feira do Pró-Genética, realizada no dia 26 de junho, no Parque de Exposições de Janaúba. Foram comercializados 45 touros das raças nelore, guzerá e gir leiteiro. A média por animal foi de R$ 4.102,22. De acordo com o Sindicato Rural de Janaúba, os touros devem atender à demanda de 1.350 matrizes da região, gerando anualmente 1.080 bezerros e novilhas geneticamente superiores.
Todos os touros colocados à venda foram inspecionados por técnicos da ABCZ, apresentaram exame andrológico positivo e teste negativo para brucelose e tuberculose. Técnicos da Emater-MG e da ABCZ orientaram os criadores na hora de escolher os animais.
O Pró-Genética tem como objetivo democratizar a genética de ponta, fazendo com que pequenos e médios criadores também tenham condições de adquirir animais de alto valor genético para melhorar a produção de carne e leite de suas propriedades.
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Presidente da ABCZ participa de gravação do programa Entrevista Coletiva na Band Triângulo
O presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, será o entrevistado do programa Entrevista Coletiva, transmitido pela Band Triângulo para mais de 90 municípios mineiros, que vai ao ar neste sábado (03/07), às 18h50. No programa, gravado na tarde de ontem (30/06), o presidente da ABCZ fala sobre reforma agrária, código florestal, mercado da carne e do leite e sobre o final de sua gestão, que será encerrada no próximo mês de agosto.
Durante a gravação, o presidente da ABCZ respondeu às perguntas dos jornalistas Orlei Moreira e Marcelo Lara, e do convidado especial Everardo Rezende de Carvalho, diretor da Alta Genetics.
Durante a gravação, o presidente da ABCZ respondeu às perguntas dos jornalistas Orlei Moreira e Marcelo Lara, e do convidado especial Everardo Rezende de Carvalho, diretor da Alta Genetics.
quinta-feira, 24 de junho de 2010
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Feira no Norte de Minas vai financiar touros para pequenos e médios produtores
Pequenos e médios criadores da região do Norte de Minas poderão adquirir na próxima semana animais de genética superior utilizando linhas de financiamento de bancos e cooperativas de crédito. A 4ª Feira do Pró-Genética, que irá comercializar touros registrados das raças zebuínas nelore, gir e guzerá (foto), está marcada para o dia 26 de junho, no Parque de Exposições de Janaúba, das 8h às 18h.
O objetivo do evento é democratizar a genética de ponta, fazendo com que pequenos e médios criadores também tenham condições de adquirir animais de alto valor genético para melhorar a produção de carne e leite de suas propriedades. O Pró-Genética é um programa do Governo de Minas, desenvolvido em conjunto com a Emater-MG e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A primeira feira do programa foi realizada na cidade de Montes Claros, em 2006, também localizada no Norte de Minas.
Os criadores interessados em adquirir animais durante a feira do Pró-Genética deverão procurar a Emater-MG, que está encarregada de orientar os produtores em relação aos documentos necessários para o financiamento. Eles poderão financiar a compra pelo Banco do Nordeste, Banco do Brasil e pelo SICOOB Credivag. Em todas as instituições financeiras que estarão participando da feira a taxa de juros é reduzida, com prazo maior de carência e pagamento.
A expectativa é de que mais de 150 produtores rurais comparecem ao evento para adquirir animais. Todos os touros que estarão à venda foram inspecionados por técnicos da ABCZ, apresentam exame andrológico positivo e teste negativo para brucelose e tuberculose. Técnicos da Emater e da ABCZ estarão no local para orientar os criadores na escolha dos animais que melhor atendem as necessidades de produção da fazenda.
A Feira do Pró-Genética de Janaúba conta com a organização do Sindicato Rural da cidade. Os interessados podem obter outras informações nas seguintes entidades:
Emater (38) 3821-1450 (Osmar)
Sindicato Rural (38) 3821-1033 (Neurisvaldo)
ABCZ (38) 3222-4482 (Marcos)
Feicorte 2010: ABCZ oferece palestra gratuita sobre Programa de Melhoramento Genético
Os visitantes que passarem hoje (18/06) pela Feicorte 2010, realizada no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo/SP, poderão assistir gratuitamente, a partir das 16h, a uma palestra sobre o Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
A palestra faz parte da programação do IV Curso de Noções em Morfologia e Julgamento das Raças Zebuínas (Corte), iniciado na manhã de hoje, na sala Cedro, do Centro de Exposições. O curso conta com a participação de aproximadamente 30 participantes. Hoje, eles assistem aulas teóricas sobre exterior de zebuínos, aprumos, métodos e critérios de julgamento e Sistema EPMURAS. Às 17h, têm início as aulas práticas do curso. A primeira raça a ser apresentada é a raça brahman. Amanhã (19/06), acontecem as aulas práticas das raças nelore, guzerá e sindi.
Todos os participantes do curso receberão certificado da ABCZ. A coordenação técnica do evento é feita pela ABCZ e pela Progênie genética e Consultoria Ltda. O curso conta com coordenação geral do Agrocentro.
terça-feira, 15 de junho de 2010
Participe de encontro de José Serra com diretoria da ABCZ
O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, participa na próxima segunda-feira (21/07) de encontro com a diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O encontro, que contará com a presença de produtores rurais e lideranças da região, será às 15h, no Tatersal ABCZ, localizado no interior do Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).
Durante o evento, o presidente da entidade, José Olavo Borges Mendes, apresentará ao presidenciável tucano as principais reivindicações do setor agropecuário. Uma delas é a escolha de um ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que conheça as necessidades do setor agropecuário. Outras reivindicações estão ligadas aos temas: segurança no campo, meio ambiente, sanidade, mercado internacional e logística.
O presidente da ABCZ também mostrará o trabalho desenvolvido pela associação em todo o país e números do agronegócio. Pesquisa divulgada ontem pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) mostra o Brasil como país que mais expandirá sua produção agropecuária na próxima década com crescimento de 40%, o dobro da média mundial. O agronegócio ainda é responsável por 40% das exportações brasileiras e por um terço do PIB (Produto Interno Bruto). Apesar disso, o setor vem sofrendo com altas cargas tributárias, baixo investimento, invasões de terra e com leis que limitam o crescimento da produção.
Presidenciáveis- Segundo o presidente José Olavo Borges Mendes, a associação está aberta para receber todos os presidenciáveis. Em março, a ABCZ apresentou suas reivindicações à presidenciável Dilma Rousseff (PT).
Durante o evento, o presidente da entidade, José Olavo Borges Mendes, apresentará ao presidenciável tucano as principais reivindicações do setor agropecuário. Uma delas é a escolha de um ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que conheça as necessidades do setor agropecuário. Outras reivindicações estão ligadas aos temas: segurança no campo, meio ambiente, sanidade, mercado internacional e logística.
O presidente da ABCZ também mostrará o trabalho desenvolvido pela associação em todo o país e números do agronegócio. Pesquisa divulgada ontem pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) mostra o Brasil como país que mais expandirá sua produção agropecuária na próxima década com crescimento de 40%, o dobro da média mundial. O agronegócio ainda é responsável por 40% das exportações brasileiras e por um terço do PIB (Produto Interno Bruto). Apesar disso, o setor vem sofrendo com altas cargas tributárias, baixo investimento, invasões de terra e com leis que limitam o crescimento da produção.
Presidenciáveis- Segundo o presidente José Olavo Borges Mendes, a associação está aberta para receber todos os presidenciáveis. Em março, a ABCZ apresentou suas reivindicações à presidenciável Dilma Rousseff (PT).
segunda-feira, 14 de junho de 2010
ABCZ é cenário para entrevista do Programa Fantástico
As dependências da ABCZ, em Uberaba/MG, serviram de cenário para a reportagem "Psiquiatra de São Paulo faz a cabeça do homem que comanda a seleção", exibida pelo Programa Fantástico da Rede Globo, no domingo (13/06).
A jornalista Mariana Ferrão chegou à sede da ABCZ na tarde de sexta-feira (11/06) e escolheu o saguão do Salão Internacional da ABCZ para ser o cenário da entrevista com o médico Augusto Cury, considerado o "guru" do técnico da Seleção Brasileira, Dunga.
As gravações aconteceram entre 17h e 19h45. Logo após a entrevista, Cury ministrou uma palestra para 930 pessoas, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos.
Assista o vídeo, através do link: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1599773-15605,00-PSIQUIATRA+DE+SAO+PAULO+FAZ+A+CABECA+DO+HOMEM+QUE+COMANDA+A+SELECAO.html
A jornalista Mariana Ferrão chegou à sede da ABCZ na tarde de sexta-feira (11/06) e escolheu o saguão do Salão Internacional da ABCZ para ser o cenário da entrevista com o médico Augusto Cury, considerado o "guru" do técnico da Seleção Brasileira, Dunga.
As gravações aconteceram entre 17h e 19h45. Logo após a entrevista, Cury ministrou uma palestra para 930 pessoas, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos.
Assista o vídeo, através do link: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1599773-15605,00-PSIQUIATRA+DE+SAO+PAULO+FAZ+A+CABECA+DO+HOMEM+QUE+COMANDA+A+SELECAO.html
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Código Florestal - decisão fica para a próxima semana
Os principais jornais e sites do país trazem nesta quinta-feira (10/06)como destaque o relatório do deputado Aldo Rebelo sobre as mudanças no Código Florestal e a opinião de ambientalistas e ruralistas sobre o assunto. Como hoje também ocorre o lançamento da campanha de Marina Silva para a Presidência da República, a candidata ganhou destaque no caso e fez várias críticas ao relatório. Em ano eleitoral, é preciso ouvir todas as opiniões de forma crítica, pois o que está em jogo é o progresso do país de forma sustentável.
A ABCZ tem promovido discussões com embasamento científico sobre o assunto para levar ao produtor rural informações confiáveis, pautadas em pesquisas feitas por grandes centros de estudo, como Embrapa e USP. A edição da revista ABCZ, que começou a circular hoje, traz uma reportagem sobre o assunto, com a opinião de vários especialistas. Segundo eles, o Brasil foi o país que mais reduziu as emissões de metano nos últimos anos.
No site da CNA,foi publicada uma reportagem sobre a reunião de ontem da Comissão Especial que analisa mudanças no Código Florestal. Abaixo você confere um trecho, mas a íntegra da reportagem está no link www.canaldoprodutor.com.br
A Comissão Especial que analisa mudanças no Código Florestalmarcou para a terça-feira da próxima semana, 15 de junho, a partir das 9h, mais uma reunião para discutir o parecer sobre o tema. A decisão foi anunciada pelo presidente da comissão, deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR), após a conclusão da leitura da proposta de alteração da legislação ambiental, concluída nesta quarta-feira pelo relator da matéria, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP). O texto final é um substitutivo ao Projeto de Lei 1.876/99, que trata da regulamentação de questões como as Áreas de Preservação Permanente (APPs), reserva legal nas propriedades rurais, e do licenciamento para a exploração e reposição, supressão de vegetação nativa.
Segundo Micheletto, a ideia é votar o substitutivo na Comissão Especial no dia 23 deste mês, diante da probabilidade de se apresentar pedidos de vistas no próximo encontro, adiando novamente o debate. O tema tem causado polêmica desde o início dos trabalhos e a indefinição sobre a apreciação do relatório tem dividido os parlamentares. Deputados ligados ao setor rural argumentam que seguidos adiamentos da votação podem postergar uma decisão da Câmara para depois das eleições de outubro. Já os ambientalistas alegam a falta de tempo hábil para ler o relatório e que precisam avaliá-lo com mais calma. “O relatório foi entregue e agora cabe à comissão analisá-lo, discuti-lo e votá-lo”, disse Aldo Rebelo.
A ABCZ tem promovido discussões com embasamento científico sobre o assunto para levar ao produtor rural informações confiáveis, pautadas em pesquisas feitas por grandes centros de estudo, como Embrapa e USP. A edição da revista ABCZ, que começou a circular hoje, traz uma reportagem sobre o assunto, com a opinião de vários especialistas. Segundo eles, o Brasil foi o país que mais reduziu as emissões de metano nos últimos anos.
No site da CNA,foi publicada uma reportagem sobre a reunião de ontem da Comissão Especial que analisa mudanças no Código Florestal. Abaixo você confere um trecho, mas a íntegra da reportagem está no link www.canaldoprodutor.com.br
Proposta do novo Código Florestal volta a ser discutida na próxima semana
A Comissão Especial que analisa mudanças no Código Florestalmarcou para a terça-feira da próxima semana, 15 de junho, a partir das 9h, mais uma reunião para discutir o parecer sobre o tema. A decisão foi anunciada pelo presidente da comissão, deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR), após a conclusão da leitura da proposta de alteração da legislação ambiental, concluída nesta quarta-feira pelo relator da matéria, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP). O texto final é um substitutivo ao Projeto de Lei 1.876/99, que trata da regulamentação de questões como as Áreas de Preservação Permanente (APPs), reserva legal nas propriedades rurais, e do licenciamento para a exploração e reposição, supressão de vegetação nativa.
Segundo Micheletto, a ideia é votar o substitutivo na Comissão Especial no dia 23 deste mês, diante da probabilidade de se apresentar pedidos de vistas no próximo encontro, adiando novamente o debate. O tema tem causado polêmica desde o início dos trabalhos e a indefinição sobre a apreciação do relatório tem dividido os parlamentares. Deputados ligados ao setor rural argumentam que seguidos adiamentos da votação podem postergar uma decisão da Câmara para depois das eleições de outubro. Já os ambientalistas alegam a falta de tempo hábil para ler o relatório e que precisam avaliá-lo com mais calma. “O relatório foi entregue e agora cabe à comissão analisá-lo, discuti-lo e votá-lo”, disse Aldo Rebelo.
Aproveite a Feicorte para aprimorar seus conhecimentos sobre zebu
Se você está de malas prontas para a Feicorte 2010, aproveite os dias que faltam para começar a feira e faça sua inscrição no Curso de Noções em Morfologia e Julgamento de Zebuínos. Basta acessar o site da Feicorte (www.feicorte.com.br), na seção Cursos. As aulas acontecerão nos dias 18 e 19 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes, e serão ministradas pelo zootecnista Carlos Henrique Cavallari Machado (foto acima), superintendente Técnico-adjunto de Melhoramento Genético da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), e pelo jurado da entidade Roberto Vilhena Vieira.
O evento tem a coordenação técnica da ABCZ e da Progênie Genética e Consultoria Ltda. A coordenação geral é do Agrocentro. A programação completa está disponível no site da ABCZ (www.abcz.org.br) e também no site da Feicorte.
Assinar:
Postagens (Atom)